, 10 tweets, 5 min read Read on Twitter
Os tardígrados, cujo nome vem do latim "tardus" (lento) + "gradus" (passo), são organismos microscópicos encontrados em basicamente qualquer lugar do planeta. Mas o que tem de tão interessante num bichinho desse tamanho??? Vem comigo nessa #AstroThreadBR descobrir!
Esses carinhas são conhecidos por serem o melhor exemplo de extremófilos, o que significa que eles conseguem sobreviver a condições extremas da natureza, onde a maioria dos animais morreria! Como temperaturas muito altas ou baixas, sem oxigênio, sem água, ou expostos à radiação.
Em condições normais, os tardígrados costumam viver em ambientes semi aquáticos, como beira de rios ou folhas de plantas. Por isso, são apelidados de "water bears" (ursos da água). Com comida e água suficiente, eles levam uma vida comum, vivendo de 3 a 30 meses (2,5 anos).
Mas além disso, já foram encontrados tardígrados em lagos de até 150 m de profundidade, e ambientes marinhos até 4700 m. Também encontraram esses carinhas em montanhas no Himalaia acima de 6000 m de altitude. E ainda, em regiões congeladas no Ártico e na Antártida!
Como eles fazem isso? Quando expostos a ambientes extremos, os tardígrados entram em um estado de "hibernação" chamado criptobiose, onde seu metabolismo para completamente! Assim, eles reduzem a necessidade de oxigênio, e são capazes de sobreviver dias a -200ºC e minutos a 150ºC.
Sem contar que, nessas condições, suas células sobrevivem praticamente sem água, processo chamado anidrobiose. Enquanto nós humanos conseguimos viver apenas 100 horas sem água, esses organismos superpoderosos podem sobreviver nesse estado por décadas! Os astrobiólogos piram!!!
Ambientes expostos à alta radiação ou o vácuo do espaço também são tranquilos para os tardígrados! Enquanto nós humanos provavelmente morreremos com doses de apenas 5 a 10 Gy, esses caras sobrevivem a até 5000 Gy (de raios-gama) e 6200 Gy (de íons pesados)! #LikeABoss
E é claro que tudo isso é de grande interesse para a astrobiologia! Estudando os mecanismos de sobrevivência dos tardígrados, buscamos respostas sobre como seres vivos seriam capazes de viver fora da Terra, em ambientes com condições completamente diferentes do nosso planeta.
Em 2007, a missão FOTON-M3 levou tardígrados desidratados até a órbita terrestre baixa (~2000 km de altitude), onde foram expostos ao vácuo e radiação do espaço por 10 dias. Ao voltarem para a Terra e serem reidratados, cerca de 68% sobreviveram com sucesso!
No entanto, estamos muito longe de entender tudo sobre eles. Por isso, continuamos firme e forte estudando os "superpoderes" desses bichinhos!

Mais sobre os tardígrados e referências utilizadas:

1. animaldiversity.org/accounts/Tardi…
2. livescience.com/62720-tardigra…
3. teded.tumblr.com/post/160264541…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Aline
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!