, 9 tweets, 2 min read
De tão repetida a noticia aparenta ser velha. O assunto é de extrema relevância no país. IPCA de setembro segue demonstrando que a agenda de reformas aprovada nos três últimos anos vem surtindo grande efeito, com a inflação corrente em seu melhor momento histórico. (1/9)
Tivemos diversos fatores que poderiam levar o IPCA para patamares bem acima, caso as reformas não tivessem sido aprovadas. Forte depreciação cambial, elevação dos preços do petróleo, o choque da greve dos caminhoneiros no ano passado, entre outros. São três anos que o IPCA (2/9)
fica praticamente abaixo da meta. É compreensível que após um longo período em que a inflação estava estacionada no topo da banda da meta de inflação que surpresas baixistas sejam desejáveis. Elas mostram à população que você pode ter números abaixo da meta de maneira mais (3/9)
permanente, auxiliando a incutir na sociedade nível mais baixo de inflação. Podemos discutir se o CMN errou em não colocar uma trajetória cadente de meta mais lenta (talvez cortar 50 bps por ano fosse mais apropriado). De qualquer forma, como me foi dito por um dos maiores (4/9)
conhecedores de política monetária no país, o poder que a meta de inflação mais baixa tem sobre a população é subestimada por muitos e ele explica em parte a vitória sobre o dragão inflacionário visto hoje em dia. A sensação de inflação baixa já há muito foi diagnosticada (5/9)
pelo Banco Central. Em sua última reunião do COPOM, o BC optou por indicar que levaria a taxa básica de juros abaixo do precificado pelo mercado, o que foi visto por alguns como policy mistake. Os dados não mentem e mostram o acerto do BC. Seguimos esperando (6/9)
que o BC leve a SELIC para 4,50%, com uma visão de que a atividade econômica mostra sinais de recuperação, diminuindo a necessidade do BC levar a SELIC para abaixo deste patamar. Por outro lado, não veríamos como um problema se isso ocorresse, dado que os condicionantes (7/9)
inflacionários levam a isso. Abaixo coloco dois gráficos de núcleo que mostram como o processo inflacionário brasileiro é diferente do que era anteriormente. Essas são boas novas para o país e deveriam ser celebradas por toda a população. (8/9)
É um mundo novo no Brasil, saibamos vivê-lo. Um brinde à agenda de reformas e que venha a autonomia do BC. (9/9)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Tomás Goulart
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!