, 12 tweets, 3 min read Read on Twitter
Sobre câmbio e SELIC

Vejo alguns citando o Brasil como futuro ponto de ataque especulativo por conta da opção do Banco Central em ser mais dovish. Pela teoria da paridade descoberta da taxa de juros é de se esperar que após uma surpresa dovish de política monetária (1/12)
a moeda do país em questão sofra perda de valor. É óbvio supor que o Copom tinha claros conhecimentos quanto a isso quando optou por explicitar um viés mais dovish para a Selic. O ponto relevante a ser destacado neste caso é sobre a relação entre moeda e PIB. (2/12)
Digo que não tenho opinião formada sobre o assunto. Certa vez me foi dito por um dos maiores conhecedores de economia e política monetária deste país que a relação negativa (câmbio aprecia e PIB cresce) é mal estimada para o país, com problemas para limpar a relação (3/12)
de causalidade. Tendo a concordar com o mesmo.
Pensando nos principais mecanismos de efeito da moeda sobre a economia temos: (i) Impacto sobre a inflação - tenho fortes indícios para supor que é bem menor do que acontecia em períodos anteriores. Nossas contas estimam (4/12)
um repasse cambial de 5% (com repasse contemporâneo dos preços do petróleo pela Petrobrás. Ou seja, abaixo do que ocorria anteriormente onde esse repasse não era instantâneo e a estimativa de repasse era acima da atual – minha prior é que as expectativas ancoradas (5/12)
fazem o trabalho); (ii) Encarecimento do custo de crédito das empresas domésticas que tomaram dinheiro no exterior - como vimos nos últimos meses houve uma troca relevante de dívida externa por dívida local com as empresas se aproveitando do ambiente de juros mais baixos (6/12)
diminuindo, portanto, esse efeito. Mas e se deixarem de trocar dívida? Bom, se deixarem de fazer essa troca sai uma pressão de depreciação da moeda e a mesma se estabilizará em um novo patamar, não sendo um problema. (iii) Encarecimento dos insumos de produção – Esse ponto (7/12)
é negativo. A dúvida com relação ao ponto iii é: Esse efeito é maior do que o efeito expansionista para as exportações? Não tenho a resposta. De qualquer forma, parece que o efeito do câmbio mais depreciado sobre a economia é bem menor do que prevalecia anteriormente. (8/12)
Postos esses pontos, a preocupação do BC com o movimento da moeda deveria ser menor mesmo hoje em dia. Pela nossa leitura foi o que ele fez ao deixar claro que nas simulações de inflação precisaremos de um câmbio bem mais depreciado para que a Selic não venha abaixo de 5%.(9/12)
O receio da depreciação cambial só deveria ocorrer caso o movimento da moeda seja exponencial e não acredito que isso ocorra por conta da decisão do BC. Acredito que um movimento mais negativo de nossa moeda deveria ocorrer caso haja alteração relevante no cenário (10/12)
fiscal à frente (Congresso relaxando após a Previdência, nova rodada de deterioração de crescimento ou crise institucional mais grave).
Outro ponto colocado é o impacto da decisão do Copom sobre a curva longa e perda de eficácia da PM. Pelo meu entendimento um BC (11/12)
ao decidir ser dove tem plena consciência de que a curva irá inclinar e é a forma que ele tem de atuar, sendo mecanismo de atuação política. A preocupação de abertura da curva longa deveria ser a mesma do que impacta negativamente o BRL – fiscal e crescimento. (12/12)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Tomás Goulart
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!