O vídeo do Roger Machado dando uma aula sobre racismo após uma partida entre @ECBahia x @FluminenseFC no mês passado deve ter passado pelo seu feed. No meio da semana em que se discute o racismo no esporte, o @vvracional conversou com o técnico do @ECBahia. Segue o fio👇🏿
@ECBahia @FluminenseFC @vvracional Os casos recentes envolvendo Taison, @FinallyMario e Fábio Coutinho (segurança hostilizado na última partida entre @Cruzeiro e @Atletico) mostram que o futebol ainda é um esporte que dá espaço para a barbárie.
@ECBahia @FluminenseFC @vvracional @FinallyMario @Cruzeiro @Atletico Muitos atletas não denunciam por temer represálias de clubes e patrocinadores. "Enquanto a gente entender que o racismo é um problema individual, um desvio moral, e que a punição é a ferramenta que vai resolver, não vamos avançar", afirma Roger Machado
@ECBahia @FluminenseFC @vvracional @FinallyMario @Cruzeiro @Atletico O futebol tem muitos ídolos negros. Mas, na Série A do Campeonato Brasileiro, só e o @ECBahia e o @FluminenseFC têm treinadores negros. "Como treinador, por exercer um lugar de liderança e gestão, em alguns momentos percebo que não me concedem o direito de estar ali", diz Roger.
@ECBahia @FluminenseFC @vvracional @FinallyMario @Cruzeiro @Atletico Para o técnico, futebol e política se misturam, sim. "Querem que o futebol fique à parte da sociedade. Mas se agora estamos usando o esporte para discutir racismo, homofobia e machismo, é a prova de que no futebol existe sim atividade política."
@ECBahia @FluminenseFC @vvracional @FinallyMario @Cruzeiro @Atletico Órgãos independentes como o @ObRacialFutebol reúnem os "casos isolados" de racismo no futebol. Só neste ano, foram mais de 50:
@ECBahia @FluminenseFC @vvracional @FinallyMario @Cruzeiro @Atletico @ObRacialFutebol Um levantamento recente do @globoesportecom mostra que metade dos atletas e treinadores negros nas Séries A, B e C do campeonato brasileiro já sofreram com o racismo no futebol. 92% disseram ter sofrido o ato racista dentro dos estádios. 87% deles não denunciaram por medo.
@ECBahia @FluminenseFC @vvracional @FinallyMario @Cruzeiro @Atletico @ObRacialFutebol @globoesportecom O futebol é historicamente racista. Quando eram aceitos, os negros tinham que se pintar de branco, como Arthur Friedenreich, autor do gol do primeiro título da Seleção brasileira e Carlos Alberto, jogador do fluminense que se pintava com pó-de-arroz para parecer branco.
@ECBahia @FluminenseFC @vvracional @FinallyMario @Cruzeiro @Atletico @ObRacialFutebol @globoesportecom São necessários atos firmes para combater o racismo, como o do @VascodaGama em 1924. A Associação Metropolitana de Esportes Amadores exigia que o clube retirasse do seu quadro 12 jogadores, mais especificamente os negros. O clube se recusou.
@ECBahia @FluminenseFC @vvracional @FinallyMario @Cruzeiro @Atletico @ObRacialFutebol @globoesportecom @VascodaGama O combate ao racismo no futebol cabe a todos: entidades, dirigentes, jornalistas e torcedores. Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, precisamos ser antirracistas. Leia a entrevista com Roger Machado para o #TIBNegro: interc.pt/2CQ3IX3 por @vvracional

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with The Intercept Brasil

The Intercept Brasil Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @TheInterceptBr

Jan 25
1/7 Olavo de Carvalho morreu hoje, poucos dias após ser internado por covid-19, doença que dizia ser “mentira”. Mas o líder intelectual da extrema direita brasileira deixou montada uma estrutura de produção e disseminação de revisionismo histórico e extremismo. Vem no 🧶
2/7 Um aluno dele resistiu às seguidas trocas no comando do MEC e, desde o começo do governo Bolsonaro, decide como será a educação infantil. Trata-se de Carlos Nadalim, cuja experiência profissional se resume a dirigir a escola da mãe. theintercept.com/2020/02/10/dis…
3/7 Alunos de Olavo também estão por trás da Cedet, empresa sediada na cidade natal do guru que tem sete selos editoriais próprios e gerencia 72 livrarias virtuais para influenciadores da extrema direita. theintercept.com/2021/08/28/ced…
Read 7 tweets
Sep 28, 2021
1/ Bruna Morato, advogada dos médicos da @PreventSenior, afirmou aos senadores na #CPIdaCovid que a operadora de saúde agia com a ideia de que economia não podia parar, sendo assim, cabia aos médicos dar esperança para que as pessoas saíssem às ruas. Entenda no fio. 🧵 👇🏾
2/ O relato da advogada reforça como o mercado financeiro passou pano para experimentos mortais da @PreventSenior com hidroxicloroquina. Nossa editora @tatikmd expôs nessa reportagem como a operadora lucrou durante a pandemia. interc.pt/39ePi2O #CPIdaCovid
3/ Com anuência do @Medicina_CFM, a @PreventSenior transformou os brasileiros em cobaias humanas. Um atentado contra a saúde pública que expõe: médicos, hospitais e planos de saúde envolvidos num esquema macabro de charlatanismo. #CPIdaCovid theintercept.com/2021/09/26/cfm…
Read 4 tweets
Sep 21, 2021
Bolsonaro mentiu em seu discurso na #UNGA. E nós podemos provar: #thread 🧵 Foto: Eduardo Munoz/Pool/Getty Images
1. Ele disse que seu governo trata bem os refugiados com a Operação Acolhida. Não é verdade. theintercept.com/2021/07/23/dep…
2. Bolsonaro fez questão de elogiar a legislação ambiental do Brasil. Mas seu governo tem se esforçado para destruí-la.
theintercept.com/2020/11/06/pau…
Read 10 tweets
Sep 20, 2021
Novata na Amazônia, a Gana Gold já faturou mais de R$1 bilhão de reais com mineração industrial de ouro. Outra façanha da empresa é que ela faz isso com uma licença irregular, sem ser incomodada por nenhuma esfera de poder. Segue o 🧶.
O relatório de viabilidade da mina entregue à ANM pela empresa informava que ela iria explorar cerca de 96 kg de ouro por ano, mas, em oito meses de 2021, a Gana já retirou mais de 3 toneladas do minério, faturando R$ 883 milhões, 32 vezes o previsto.
O tipo de autorização dado pela ANM estipula um limite de material bruto a ser extraído do solo. Para cumprir isso, a mina da Gana precisaria ter um teor de ouro de 62 g/t. Só um detalhe, a mina mais rentável do mundo, da Austrália, tem teor de 42 g/t. 🤔 kitco.com/commentaries/2…
Read 11 tweets
Jul 22, 2021
Lembra do TrateCov, o app que o governo Bolsonaro criou para receitar cloroquina até para bebê? Que Pazuello tinha dito que foi hackeado? Já contamos que não foi: é mentira do general. Agora o @TCUoficial também diz isso, segundo apurou o @guilhermezmazi1. Vem no fio! 🧶 (1/8)
O relator da CPI, @renancalheiros, pediu ao TCU uma análise sobre o app. O relatório chegou. E diz que não há qualquer indício de violação do código-fonte do TrateCov. (2/8)
O TCU diz mais: que o app de Bolsonaro indica “sempre a mesma lista de sete medicamentos – Disfosfato de Cloroquina, Hidroxicloroquina, Ivermectina, Azitromicina, Doxiciclina, Sulfato de Zinco e Desametazona”. O famoso kit covid. (3/8)
Read 8 tweets
Jun 24, 2021
1/ Vazou! Esse é um print de ontem do grupo da nossa equipe em um aplicativo de mensagens™.
2/ Usamos essa figurinha sempre que uma reportagem nossa muda o jogo: expõe um esquema de corrupção, responsabiliza empresas, mexe com alguma legislação, derruba um corrupto ou um abusador.
3/ Isso é jornalismo de impacto! E ontem foi o dia do @sallesmma conhecê-lo de pertinho. O escândalo que derrubou Salles foi revelado numa reportagem do @contaneves do ano passado que demos aqui no Intercept.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(