, 11 tweets, 6 min read
My Authors
Read all threads
O #DiadaConscienciaNegra , celebrado hoje, marca o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, que teve a cabeça decepada em 20/11/1695, e remete à resistência negra na época do Brasil Colonial, à inserção desta população na sociedade e, sobretudo, à efetivação de direitos.
Siga o #fio e entenda os desafios vivenciados pela maioria da população brasileira - são 54,8% de pretos e pardos no país - até os dias atuais.

Foto: Tânia Rego / AB
1/9 - Levantamento da ONG @wordshw mostra que foram registrados 33 crimes de ódio por dia em 2018. Casos de racismo lideram ocorrências: aproximadamente 70% dos crimes foram motivados por preconceito racial.
Leia: generonumero.media/crime-de-odio/
2/9 - Apenas 28% dos municípios brasileiros dizem adotar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, criada há 10 anos. O racismo no sistema de saúde incide em indicadores como óbitos precoces e mortalidade materna.
generonumero.media/10-anos-politi…
3/9 - Transversal aos problemas sociais do Brasil, a desigualdade racial também é evidente nos dados sobre a violência contra mulheres. Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Alagoas e Goiás são as unidades federativas onde ser mulher negra é mais perigoso.
generonumero.media/diferenca-entr…
4/9 - Em vigência há 16 anos, a lei 10.639/2003, que incluiu no currículo escolar a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, ainda hoje é descumprida por estabelecimentos de ensino em todo o país.
generonumero.media/organizacoes-r…
5/9 - Nos últimos 10 anos, a taxa de mortalidade de mulheres pretas no parto foi duas vezes maior do que a de brancas. Racismo institucional e estigmatização da condição socioeconômica das gestantes contribuem para desigualdade no sistema de saúde.
generonumero.media/racismo-mortal…
6/9 - Homem, branco, heterossexual, jovem e de classe socioeconômica média e alta. Este é o perfil dos profissionais de tecnologia do Brasil. Estudo #QuemCodaBr mostra que não há nenhuma pessoa negra em 32,7% das equipes que trabalham na área.
generonumero.media/mulheres-e-pes…
7/9 - ENTREVISTA: "O nosso país é racista. Se a classe trabalhadora das domésticas não fosse de mulheres pretas, nós já teríamos avançado muito", diz a rapper e historiadora @PretaRaraRap, que compilou relatos de trabalhadoras domésticas em livro.
generonumero.media/entrevista-o-t…
8/9 - Para a intelectual Patricia Hill Collins, a violência contra homens e mulheres negras não pode ser individualizada: "É algo social, estrutural e institucional. Há uma conexão entre violência doméstica, militarismo e execução policial do povo negro”.
generonumero.media/davis-hill-col…
9/9 - "O desafio que temos é produzir conhecimento em um espaço de supremacia branca, para não se confinar a um lugar onde precisamos estar sempre provando que a ciência é um lugar das mulheres negras", afirma a historiadora Giovana Xavier (@pretadotora).
generonumero.media/giovana-xavier…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Gênero e Número

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!