, 36 tweets, 6 min read Read on Twitter
"Divulgar o veganismo e a causa animal é algo que precisa do consentimento dos dois lados. Você não pode forçar ninguém a ouvir ou ler sobre o assunto sem o outro lado querer."
"Se for o caso de os pães da casa não serem vegetarianos, confira se lá se
vendem pães industrializados – como pães de forma, bisnaguinhas e pães-bola. Se sim, verifique os ingredientes de cada variedade. É muito provável
que pelo menos uma variedade ou marca seja vegetariana."
"[...] o melhor substituto para o creme de barbear é o sabonete vegano mesmo. A eficácia é muito semelhante. E aí você até evita gastar dinheiro com creme, para comprar somente o sabonete que você usa para tomar banho, lavar as mãos e ensaboar o rosto para passar o barbeador."
"Via de regra, todos os alimentos vegetais das feiras e dos supermercados
são veganos. E o melhor, a grande maioria deles é bem mais barata do que
as carnes, laticínios e ovos."
"[...] se você não tiver coragem de dizer algo forte como uma ameaça de afastamento ou rompimento, é, depois daquela piadinha [antivegana] inaceitavelmente infame, virar as costas para os amigos provocadores e ir embora. Eles muito provavelmente pedirão desculpas depois."
"Para acabar com essa mania de seus conhecidos colocarem à prova sua
saúde, você tem à disposição algumas soluções até fáceis. A primeira delas
é mostrar didaticamente que a alimentação vegetariana é totalmente
saudável quando bem equilibrada e planejada."
"[...] se o comentário discordante for assim raivoso e tratar você com grosseria, adjetivos ou acusações caluniosas, não o responda. Aplique a mesma política de apagar o comentário e bloquear o autor."
"[...] aceite o fato de que, no momento atual, a “ação” do crescimento do veganismo inspira a reação contrária dos antiveganos, de promover textos preconceituosos, piadinhas maliciosas, trollagens etc. Isso não vai deixar de existir por um bom tempo."
"[...] se as perguntas tiverem uma conotação maliciosa, provocativa [...] você precisará ser irônico, elaborar respostas que desnudem a ignorância dos colegas e os desencorajem a continuar provocando você."
"Uma boa maneira de colocá-lo [um parente antivegano] no lugar dele é perguntar por que ele odeia tanto suas comidas, a ponto de sentir e/ou demonstrar nojo. Na conversa, diga que quase tudo o que você come ele também ingere – cereais, grãos, frutas, verduras, legumes etc."
"O veganismo não desaconselha a vacinação e medicação de seus adeptos. É impossível um vegano boicotar remédios e vacinas, uma vez que seu uso ou é caso de vida ou morte, ou é justificado pela evitação de sofrimento."
"Existe uma solução até fácil: exigir que o preconceituoso prove que o vegetarianismo está fragilizando sua saúde. Afinal, o ônus é de quem acusa, de quem argumenta, e você não tem nenhuma obrigação de provar que ele está equivocado."
"[...] é impossível conviver harmonicamente com alguém que te vê com olhos menos favoráveis do que deveria em função de você ter uma característica que ele não aceita nem tolera integralmente."
"Evite, imprescindivelmente, xingar os trolls ou tentar chamá-los à razão. Eles não estão querendo debater e pensar decentemente sobre o tema, mas sim causar caos e “incendiar” o fórum. Eles “se alimentam” da revolta dos membros do fórum [...]"
"Sempre que possível, prefira fazer substitutos vegetais de carnes e laticínios em casa, com ingredientes baratos e fáceis de encontrar no mercado. Por exemplo, prefira fazer queijo vegetal em casa, ao invés de comprar uma barra de meio quilo que custa mais de 30 reais."
"Algo que eu recomendo para veganos e, indiretamente, também para não veganos é sempre ler os rótulos dos produtos que for comprar. Sobram motivos para você criar esse hábito o quanto antes, mesmo se você ainda não é vegano e não começou a transição para o veganismo."
"Hoje em dia ainda é comum carnes “vegetais” ostentarem na embalagem a animadora frase “Não contém carne”. Só que uma olhada atenta na lista de ingredientes poderá trazer surpresas desagradáveis [...]"
"[...] o veganismo não trabalha com evitar o consumo de “pegadas” ou “símbolos de sofrimento”, mas sim com o boicote a tudo que for substituível de produtos com ingredientes de origem animal e empresas que testam seus produtos em animais."
"Antes que você ou seus pais desistam, sob pressão, de ter um bolo vegano e façam no ano que vem um bolo comum, com leite de vaca e ovos, acalme-se, porque existe solução. Aliás, você tem várias alternativas."
"Se algum amigo seu vier com argumentos antiveganos, responda-o com diplomacia e paciência. Evite grosseria – lembre-se de que ele ainda não entende o veganismo e está diante de um tema que costuma ensejar relutância e preconceito."
"Se o professor falar alguma peripécia apoiadora da exploração animal, responda apenas se tiver bastante autoconfiança na hora, conhecimento de causa suficiente e paciência para responder de maneira racional e educada. Você não irá querer queimar seu filme perante ele e a turma."
"Já na hora do encontro com os amigos, eu sugiro a você que procure influenciá-los pelo exemplo e de maneira sutil, mostrando que um vegano ou vegetariano pode muito bem ser um grande amigo de onívoros e comer pratos tão ou mais deliciosos que os de origem animal."
"Seja tolerante: muitas pessoas, como dizia o astrônomo Carl Sagan, têm uma
necessidade profunda de acreditar, de se apegar às suas crenças atuais, por mais que elas sejam reveladas como factualmente falsas."
"A verdade é que todos os seres humanos que dependem da agricultura e da pecuária modernas – ou seja, incluindo dos mais aficionados por churrasco e bacon aos veganos mais naturebas – suplementam vitaminas de alguma maneira, mesmo que indiretamente."
"[...] mostre que o veganismo tem conseguido notáveis progressos. Para isso, você precisará mostrar sites como o Vista-se, a Vegazeta e a ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais, que têm mostrado os notáveis avanços da ética vegana em diversos países."
"Com uma explanação bem raciocinada, paciente e didática, a pessoa vai entender você e compreender que o veganismo não é uma ideologia extremista que demanda sacrifícios pessoais. É bem possível que traga outras perguntas sobre veganismo [...]"
"Ou seja, o vegetarianismo – e, a partir do século 20, o veganismo – em momento nenhum foge aos desígnios de Deus. Pelo contrário, é a exploração e morte de animais que o aborrece, não o apreço à vida deles."
"Será importante também você dizer que, se tivesse realmente acontecido, a comprovação de senciência e inteligência equivalentes às animais em plantas teria sido um marco histórico para a Biologia [...]"
"Qualquer reação a estímulos em vegetais é algo automático, que pode até caracterizar a sensibilidade sensorial da planta a determinados tipos de estímulo, mas não é nada que represente sofrimento e luta consciente para manter a própria vida e a integridade física."
"“Se vocês veganos amam os animais, por que comem a comida deles?”
R.: “Se você respeita seres humanos, por que paga pros rebanhos comerem comida humana, como soja e milho, enquanto vem dizer que comemos capim de pasto?”"
"[...] o veganismo é fortemente apoiado em diversas ciências, em especial as biológicas [...]. Não é à toa que o principal pilar da ética vegana, a senciência dos animais não humanos explorados pelos humanos, é uma das grandes descobertas da Zoologia."
"Com uma conversa cordial e bem didática, sua família entenderá que veganismo e vegetarianismo, em virtude de suas razões éticas, não se flexibilizam – exceto em se tratando de consumos vitalmente necessários, como medicamentos e vacinas."
"Hoje há muito mais vendedores ambulantes, cantinas, lanchonetes e restaurantes vendendo ótimos lanches e almoços vegetarianos do que dez anos atrás."
"Se seu fogão está com o forno quebrado, ou você não tem um forno em casa, prepare o bolo na casa de um amigo ou vizinho que tem forno. No final das contas, sempre haverá uma saída para os problemas com os quais você poderá lidar."
Esses trechos são parte da grande e excelente novidade que eu anunciarei pra vocês amanhã - de meio-dia. 💚
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Veganagente
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!