, 10 tweets, 3 min read
My Authors
Read all threads
O filme O Irlandês, apesar de vir embalado com toda a virtuosidade do Scorsese, possui, com o demérito de já não ser isto uma novidade, aquela estranha características de outros filmes dele: parece um documentário que informa nossa mente, mas não move nosso coração.
É possível assistir a todo o filme com a tranqüilidade de quem está em coma: sem comoções, sem alegrias, sem tensões, sem risadas, sem suspense, sem grandes decepções.O problema, como em muitos filmes sobre bandidos, é a dificuldade para dar razões,ao espectador,de sentir empatia
Isso é tão verdadeiro que -- ao contrário, por exemplo, da família de Don Vito Corleone -- nem a própria família do irlandês sente lá grande simpatia por seu patriarca. E, ao contrário de Michael Corleone, não vemos um sujeito comum afundar-se aos poucos no mal. Ele já era assim.
E Scorsese perdeu a oportunidade de ser o primeiro diretor a criar a possibilidade de, num filme, ter dois atores indicados ao Oscar pelo mesmo personagem, isto é, com uma interpretação simultânea, ambos atuando na mesmíssima cena. Vou explicar.
Scorsese utilizou computação gráfica para remoçar atores já idosos. De Niro, por exemplo, interpreta o personagem tanto aos 30 quanto aos 70 anos. Não convenceu. Principalmente por já o conhecermos desde jovem. O ator, mesmo remoçado, age e se move como um idoso.
Em vez dessa técnica, Scorsese deveria ter utilizado o sistema criado pelo canal Ctrl Shift Face: youtube.com/channel/UCKpH0… Ele devia ter usado um ator jovem e, mais tarde, na pós-produção, "grudado" o rosto de De Niro ao rosto do outro ator. E De Niro o dublaria. Percebe?
Teria sido fantástico.: dois atores trabalhando para criar uma única atuação, um único personagem. Veja, por exemplo, como o pessoal do Ctrl Shift Face coloca, no ator Bill Hader, o rosto dos atores que ele está imitando em diferentes momentos:
Com essa técnica, em termos visuais, todo o trabalho de interpretação seria do ator jovem; mas, quanto à voz, o trabalho seria de De Niro (ou do Joe Pesci, que também foi remoçado). Para entender melhor: veja Al Pacino no lugar de De Niro em Taxi Driver:
Enfim, deixando essa questão técnica de lado, mesmo a suposta redenção do protagonista, ao final, não convence. Nós a apreciamos à distância, sem saber o quão profunda realmente é. E por quê? Porque não nos identificamos com ele. Uma redenção deveria arrancar lágrimas.
Não consegui deixar a questão técnica de lado. 😅 Gosto tanto do trabalho do Ctrl Shift Face que não consigo deixar de pensar na oportunidade perdida por Scorsese em O irlandês. Veja, por exemplo, Jim Carrey no corpo de Jack Nicholson:
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Yuri Vieira ⚡

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!