My Authors
Read all threads
Então, esse é um tema que me é caro - embora minhas pesquisas foram focadas nos anos 40, 50 e 60.

Dito isso, posso antecipar algumas coisas desses casos:

economia.uol.com.br/noticias/redac…
1) Não é (ainda) hiper-inflação, mas toca em "fantasmas" do passado. E eles podem ser explorados politicamente - quem lembra da Ana Maria Braga com colar de tomates?

Para além disso, uma subida brusca nos preços de um produto nunca é só de um produto. (+)
Tem também os seus derivados (p. ex., queijo, leite, manteiga, iogurte etc). E tem também o aumento dos substitutos (porco, galinha) e seus derivados.

E nem falamos dos insumos aqui...
2) Conter um aumento de preços é uma preocupação intervencionista. Um liberal mais ortodoxo pode dizer que os tempos se ajustam conforme o tempo, mas até lá, o aumento se normaliza - e pode inclusive tornar-se recorrente. (+)
Isso porque, o aumento do preço não é só monocausal. Nos anos 50, por exemplo, a oferta de carne no mercado interno não dava conta da demanda, mas continuávamos exportando carne.

Mas quando as exportações diminuíam, o preço não caía automaticamente. (+)
Redes de distribuição - atacadistas, mas não só - tinham ganho uma boa grana repassando os preços para os varejistas. Retomar ao preço antigo poderia reduzir sua margem de lucro.
3) Varejistas sempre perdem nessa. É o caso do açougueiro que prefere diminuir o lucro por peça (inclusive aceitando algum prejuízo) do que vender menos.

E aí um detalhe "histórico". (+)
Certas práticas intervencionistas foram muito comuns no Brasil, entre elas, o tabelamento de preços. E, nesses casos, novamente, quem se dava mal era o varejista.

Para lidar com isso, ele recorria a certas estratégias. Alterar pesagem, substância, açambarcar mercadoria... (+)
...vender por preço acima do tabelamento, enfim. Tudo isso que constituía (e constitui) crime. O argumento dos liberais da época é que se deixassem os preços livres, os varejistas não seriam prejudicados e gradualmente haveria normalização no abastecimento. (+)
Mas aí a dura realidade: nunca houve essa normalização. Medidas que tiravam o tabelamento das praças só agravaram os problemas do custo de vida. E os governos que arriscavam essa medida, logo em seguida mudavam de ideia. (+)
(afinal, como lembra Amartya Sen, numa democracia, ninguém quer ter como herança política a privação das pessoas no mercado de alimentos)
4) O governo Vargas foi o que mais investiu no intervencionismo no mercado de preços. Para além das tabelas, em 1951 ele mandou para o Congresso uma lei que tipificava "crimes contra a economia popular". (+)
Eram leis duríssimas e que previam, entre outras coisas, um julgamento com júri popular e tudo (na época, só crimes de homicídio doloso passavam por júri popular). E mais: os júris seriam compostos por sindicalistas - embora, no Senado, essa determinação mudou e ...(+)
...eles passaram a ser julgados por cidadãos de determinadas zonas eleitorais.

Desnecessário dizer que não deu certo. E que no final das contas, só os varejistas eram autuados e os preços seguiam subindo.
É comum que o intervencionismo dependa de suporte popular - alguém aí lembra dos "fiscais do Sarney"? Mas se ele não atacar os problemas estruturais do aumento de preços, ele se torna inócuo.
5) Pô, mas qual a solução?

Nos anos 1960, as esquerdas já tinham essa resposta. Reforma agrária para reduzir a vocação exportadora e o latifúndio. Não tem jeito, não.

Ou de outra forma, a cadeia produtiva vai quebrando os pequenos comerciantes que, para não se ferrarem (+)...
...vão, sim, repassar os preços para os consumidores.

E não é o açougueiro da esquina que tem que enfrentar um tribunal popular, não.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fernando L'Ouverture

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!