My Authors
Read all threads
Em economia, ortodoxia e heterodoxia são termos irrelevantes, significam apenas quem é o dono do campinho, quem conquistou o castelo da academia e hasteou a bandeira. Nada além disso.
Ortodoxia não diz respeito a verdade científica. Há cem anos austríacos eram considerados ortodoxos, aliás, a maioria o era. Nenhum economista sério defenderia papel-moeda inconversível.
Hoje somos heterodoxos, pois a ortodoxia migrou para defender com unhas e dentes qualquer reforma a esse sistema manipulável, inflacionário e corruptível.

Austríacos não rejeitam matemática, evidência empírica, ou estatística. Rejeitam o uso inadequado dessas ferramentas.
Nenhum teste empírico alterará o fato de que gasto público é na melhor das hipóteses neutro (tira de A para dar B), quando, na verdade, o gasto é sempre destruidor de riqueza, pois o governo é ineficiente por definição. Independente da conjuntura econômica ou da situação fiscal.
A teoria é prévia, antecede a interpretação dos dados, ela permite a correta interpretação. O que rejeitamos é a formulação da teoria a partir de evidências empíricas.
Exemplo, se o aumento da tributação coincidir com o aumenta da renda per capita mundo afora, isso prova que gasto público gera riqueza? Ou o contrário, se o aumento da tributação não coincidir com aumento da renda per capita, isso prova que então gasto público não gera riqueza?
Análise de dados, testes empíricos, estatísticos podem ter e têm muita validade. Especialmente no âmbito privado, empresarial.

O problema está em transportar esse ferramental à esfera pública, utilizando-o como suporte para intervenções de toda sorte no processo social.
Aí é brincar de Deus com a vida alheia. Não se trata de fazer economia. {fim}
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Fernando Ulrich

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!