My Authors
Read all threads
Machado de Assis X Eça de Queiroz: A TRETA

Se vocês pensam que só as divas pops tretam, estão enganados. Os escritores também não ficavam atrás no quesito barraco, ainda que inseridos no final do século XIX. Machado e Eça são a prova disso.

SEGUE O FIO:
Dizem as más línguas que Machado tinha inveja de Eça pelo sucesso que já estava fazendo na época, o que eu acho que é caô. Falam isso porque Eça era um playboyzinho do final do século XIX e Machado batalhava muito para se destacar literariamente, preto né. Vai vendo.
Em abril de 1878 Machado escreveu dois artigos para a revista O Cruzeiro, na qual com sua peculiar elegância na forma e na sintaxe, afirmou: “O Crime do Padre Amaro” seria um plágio de “O Crime do Padre Mouret“, de Émile Zola (+)
e “O Primo Basílio” uma cópia mal feita de “Eugénie Grandet“, de Honoré de Balzac, além disso ele apontou considerações de inconsistência, estilo, estética e puerlilidade dramática a respeito da obra de Eça. Alguns concordam outros discordam disso. Eu já tenho meu lado.
O erotismo de certas passagens de Eça assustavam Machado, que reclamava do detalhismo com que o escritor português narrava seus cenários.

Eça, fazendo-se de sonso, não quis polemizar na época e fez-se aparentemente de desinteressado numa polêmica criada numa remota ex-colônia.
Silenciou-se durante 2 anos até lançar a 2ª edição de “O Crime do Padre Amaro“, em que escreveu uma nota respondendo:

Os que acusaram “O Crime do Padre Amaro” de ser apenas uma imitação não tinham lido o romance maravilhoso do sr. Zola, q foi talvez a origem de toda sua glória.
Alguns amantes da literatura conjecturam que Machado de Assis escreveu Dom Casmurro para tentar superar essa obra do português, pois sua obra seria de fato obra digna de um romance de verdade.

Inclusive, dizem Carolina, a amada de Machado, ter sido modelo para criar Capitu.
Faustino Xavier de Novais, poeta português, irmão de Carolina, foi o responsável por apresentá-la a Machado. Desembarcou no Rio de Janeiro em 1866, aos 31 anos. Casou-se com Machado três anos depois, em 1869, tendo ele 30 anos e ela, 34.
Ela, antes de chegar no Brasil, conheceu Eça em Lisboa, em 1862, tendo ele 26 anos, quando ela já contava 27. São desconhecidos os detalhes de seu relacionamento. Apenas dizem que não deu certo o possível relacionamento porque as famílias pertenciam à casses diferentes.
Machado claro que ficou sabendo depois sobre a possível relação. Então, imaginem como ele ficou, já que tinha um ranço do Eça.

Será, amigos, então, que Capitu é na verdade Carolina, Bentinho é Machado, Escobar é Eça? Nunca saberemos, pois Machado era um gênio o fdp.

Comentem
TEAM MACHADO X TEAM EÇA

E aí, os dois se quebrando na porrada literária, de que lado vocês ficariam?

Valendo!
Estava pensando aqui:

Será que na verdade Eça é Bentinho, porque o autor português tinha uma família rígida, tanto que casou tarde, Capitu a própria Carolina mesmo e Escobar o próprio Machado de Assis?

Agora eu estou refletindo sobre isso... Me ajudem por favor.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Jonas di Andrade

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!