My Authors
Read all threads
Aqui um thread sobre uma visão liberal do ambientalismo e as soluções propostas...(segue)
Maioria das pessoas costumam associar o desenvolvimento econômico com devastação mas incorrem em um erro lógico grave ao fazerem esta afirmação.(segue) Image
O grande erro neste pensamento está no fato de que para o desenvolvimento econômico é necessário o aumento da produtividade, o que portanto significa utilizar menos recursos para produzir a mesma quantidade ou mais de bens.(segue)
Outro imenso erro lógico cometido na discussão ambiental (principalmente sobre temas como pesca) é a confusão entre propriedade privada e propriedade pública.(segue)
É necessário ter em mente que um bem privado tende a ser tratado por seu dono como algo escasso e de maneira qual este bem seja utilizado de maneira sustentável para maximizar sua utilidade (o que explicarei mais a frente).(segue)
Já quando um bem é posse pública ("sem dono"), as pessoas tendem a tratá-lo como algo não escasso e por isso irão consumi-lo da maneira mais rápida e provavelmente menos sustentável já que não podem maximizar sua utilidade.(segue)
Agora lhes mostrai fatos interessantes ralacionados a este assuntos e relacionarei diretamente com a visão mencionada anteriormente:
Justus von Liebig(1803), o pai dos fertilizantes: Image
Filho de comerciantes que se tornou professor de química, e logo mais um dos desenvolvedores dos fertilizantes químicos após realizar a descoberta de que as plantas necessitavam de azoto. Se não fossem os fertilizantes químicos muitas pessoas no mundo teriam morrido... (segue)
Na França, em 1850, a produtividade média
do trigo era 1000 kg/ha. Em 1950, atingiu
1600 kg/ha, com um consumo de fertilizantes de
1,1 milhão de toneladas.
Em 1973 a produtividade
média foi de quase 4500 kg/ha, com um consumo
de fertilizantes de 5,8 milhões de toneladas dos quais 1,8 milhões era a base de
nitrogênio. Image
Perceba como a essa inovação permitu com que se usassem menos recursos (hectares de terra) sem que a produção diminuisse, comprovando o que já foi dito anteriormente: o desenvolvimento econômico é benéfico ao meio-ambiente
Para ter ideia dos efeitos da não utilização de agroquímicos os cientistas Schmitz e Hartmann em 1994, estabeleceram modelos quantitativos para estimar
o efeito da redução de agroquímicos em geral, na produção agrícola da Alemanha. (segue)
Eles calcularam que a redução de 50% na dose de nitrogênio acarretaria a redução de 22% nas
produtividades a curto prazo e 30% no médio
prazo; os lucros da propriedade seriam reduzidos
em 40%, a renda em 12% e a produção
total de cereais em 10% e 5% de aumento no preço dos mesmos Image
A invenção dos agrodefensivos (erroneamente chamado de agrotóxicos) em 1874: Image
Muitas pessoas quando pensam em agricultura sustentável lembram dos alimentos orgânicos, mas isso realmente faz sentido? Não, alimentos orgânicos são mais difíceis de serem produzidos pois estão suscetíveis a pragas, bactérias e etc. Não é atoa que custam cerca 270% a mais(segue)
Caso a produção mundial se tornasse 100% orgânica precisariamos de uma área do tamanho da américa do sul para alimentar toda a população mundial, o que traria um desmatamento imenso. (segue)
De 1980 até hoje, a produção de arroz no Brasil aumentou 43%, mas a área destinada a esse cultivo caiu 70%, isso só foi possível graças ao aumento da produtividade (desenvolvimento econômico). Podemos ver a mesma relação com diversos outros produtos... (segue) Image
Entre eles o algodão, cuja produtividade por hectare aumentou 582% desde 1980, o feijão (aumento de 274%), a soja (176%) e o trigo (257%). Se tivéssemos de chegar à produção atual de milho com o plantio orgânico ocupariamos mais 38,1 milhões de hectares além dos 17 milhões atuais Image
Em artigo do site nature, pesquisadores ingleses analisaram o que aconteceria se toda a Inglaterra e o País de Gales abandonassem a agricultura convencional e passassem a utilizar apenas métodos orgânicos de produção agropecuária.
Se metade dessa terra usada para atender a esse aumento fosse convertida a partir de pradarias, isso aumentaria em 21% as emissões globais de gases de efeito estufa. O estudo não calculou o que aconteceria se o cultivo exigisse a derrubada de florestas.
Outro estudo, produzido na Suécia e publicado em 2018 também na Nature, introduz uma nova métrica: o custo de oportunidade de carbono. Refere-se à quantidade de carbono armazenada em florestas que seria liberada à atmosfera em caso de derrubada para plantio.
Esse estudo concluiu que os orgânicos emitem 50% mais gases de efeito estufa - algumas culturas, como a produção de trigo, quase 70%.
Mesmo com as imensas benécias trazidas muitas ainda irão indagar: "mas agrotóxicos causam câncer".
Ok, lógicamente se você tomar um agrotóxico correrá o risco de ser afetado, o mesmo também ocorre se você tomar um remédio em doses altas ou tomar gasolina.
Porém obviamente esta não é a maneira correta de utilização do agrodefensivo. Não é atoa que a recém pesquisa da anvisa no Brasil demonstrou que o risco de contaminação ao consumir alimentos cultivados com agrotóxicos é 0% (segue) Image
O estudo analisou a presença de 270 substâncias em 4.616 amostras de 14 tipos de legumes.

-Em 49% das análises, não foram encontrados resíduos de agrotóxicos.
-Em 28%, os resíduos estavam dentro do limite máximo recomendado.
(segue)
-Em 23%, os resíduos estavam acima do recomendando, principalmente porque a substância não estava registrada.

-Em 0,89% das amostras havia algum potencial de risco agudo à saúde humana – alergias, enjoos ou dores de cabeça que surgem logo após o consumo.
-Em 0% das amostras - sim, zero por cento – foi detectado algum risco crônico (doenças causadas pelo consumo prolongado de alimentos produzidos com agrotóxicos).
O pai da Revolução Verde, Nourman Bourlag: Image
Devido a utilização dos fertilizantes no começo do século XX as plantas passaram a produzir grãos tão grandes e numerosos que se curvavam de tão pesadas.
Com o objetivo de resolver este problema Nourman junto a pesquisadores mexicanos desenvolveu uma nova variedade de trigo com rendimento até três vezes superior ao que existia à época.
Em 1966, o Punjab, estado do norte da Índia, importou 18 mil toneladas de sementes de trigo desenvolvido por Bourlag, além de toneladas de fertilizantes sintéticos. Meses depois, a colheita de trigo foi tão grande que não havia espaço para estocá-la.
A partir disto regiões famintas no mundo passaram a produzir quantidade suficientes de comida.
Considerado o pai da Revolução Verde, Nourman Bourlag ganhou o Nobel da Paz em 1970. Seu trabalho salvou pelo menos 1 bilhão de pessoas da fome, e ainda tornou a agricultura mundial mais sustentável.
O desenvolvimento da piscicultura: Image
Como dito no início da Thread, é necessário diferenciar a utilização de bem públicos e bens privados. A mesma atividade ecônomica pode ter diferentes resultados sendo sustentável ou não dependendo de como os recursos (bens) envolvidos nela são tratados pela lei.
Na pesca industrial convencional e mais conhecida, temos dois bens tratados como públicos pela lei. No caso os peixes e o mar (ou rio também). Image
O incentivo gerado por esses "bens públicos" é uma corrida geral por sua extração, pois os agentes envolvidos não podem cultivar este bem já que é de posse de "todos", logo todos irão extrair os recursos da maneira mais rápida e menos sustentável possível.
Por exemplo: se há um lago público com diversos peixes, todos os pescadores irão tentar conseguir o máximo de peixes possíveis para lucrar antes que os mesmos acabem, já que todos os outros pescadores tem acesso ao mesmo bem.
Porém se tivermos um lago privado é provável que os donos tentem manter uma quantidade de peixes para a reprodução, pois isso no longo prazo é mais lucrativo.
O exemplo real deste "lago privado" é a produção em pisciculturas onde se produzem peixes em cativeiro, assim mantendo o ritimo de pesca mais lento que o de reprodução, tornando esta atividade mais sustentável do que convencianal pesca industrial. Image
Não é atoa que a produção em pisciculturas cresceu mais de 50 vezes desde os anos 60, passando de 2 milhões de toneladas a 106 milhões, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Essa é uma ótima notícia. Já produzimos mais peixes em cativeiro do que na pesca tradicional. A piscicultura absorveu quase todo o crescimento da demanda global nas últimas décadas e continuará a desempenhar um papel relevante na proteção dos cardumes selvagens.
O crescimento das grandes cidades: Image
Pelo senso comum todos pensam que cidades são ruins para o meio-ambiente, e que deveríamos morar em casas rurais ao invés de prédios altos e grudados uns aos outros. Essa visão infelizmente comum vai contra os fatos reais sobre o assunto. (segue) Image
As cidades ocupam cerca de 3% da superfície da Terra e ainda abrigam mais de 4 bi. de pessoas. Se tivéssemos que espalhar todas essas pessoas em sítios, ocuparíamos muito mais florestas e nascentes. Image
Além disso, mais pessoas andam a pé ou usam o transporte público nas cidades. Assim, as emissões de carbono por pessoa são menores e menos dióxido de carbono é liberado na atmosfera. Image
As emissões per capita de gases de efeito estufa para um londrino era equivalente a 6,2 toneladas de CO2 em 2004, menor que a média nacional, de 11,19. Nos EUA, os nova-iorquinos registram pegadas de 7,1 toneladas cada, menos que um terço da média americana, de 23,92 toneladas.
Ambos os londrinos e nova-iorquinos emitem menos CO2 per capita pois moram em cidades com transporte desenvolvido e com todos diversos tipos de locais próximos uns aos outros. Image
Bibliografia:

6- (anvisa) bit.ly/2LGOnwF
Orgânicos 1- sciencedaily.com/releases/2018/…
2- nature.com/articles/s4146…
Nourman Bourlag 1- emais.estadao.com.br/noticias/geral…
2- instagram.com/arvoredofuturo
Piscicultura 1- ourworldindata.org/rise-of-aquacu…
Cidades 1- Livro:"O triunfo da cidade"Edward Glaeser
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with O Individualista

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!