Você deve ter lido esse tuíte do @felipeneto nas últimas horas.

Nada nesse desafio faz sentido.
Mas pra entender exatamente o porque, é preciso primeiro apresentar algo que nitidamente o Felipe não conhece - a realidade de um país chamado Brasil.
@felipeneto Bem vindo ao Brasil, @felipeneto.
Faz ideia de como é montar um negócio numa periferia por aqui? Como é que um sujeito pobre enriquece num país como o nosso? Como é que alguém vira empresário na Mangueira ou em Paraisópolis?
Você talvez não saiba. Mas eu te apresento o cenário.
@felipeneto Se publicássemos toda a produção legislativa brasileira de normas criadas entre 1988 e 2016 em uma folha ao lado da outra, em letra Arial 12, seria possível construir uma estrada com 8.500 quilômetros de burocracia, 1.133 quilômetros a mais do que a extensão do nosso litoral.
@felipeneto É norma que não acaba mais. Literalmente conteúdo suficiente para converter todo esse material em 283.333 rolos de papel higiênico, o suficiente para atender às necessidades de uma pessoa por quase 5 mil anos.
@felipeneto Só com normas tributárias (363.779 editadas no período, 1,88 por hora em dias úteis), a média é de 11,23 artigos publicados por norma, com cada artigo somando 2,33 parágrafos e 7,45 incisos. Na ponta do lápis são 4.085.239 artigos, com 9.518.606 parágrafos e 30.435.029 incisos.
@felipeneto Um advogado decidiu publicar um livro com a nossa legislação tributária editada entre 1988 e 2011. O resultado é uma obra com 7,5 toneladas (o peso de 2 hipopótamos) e mais de 41 mil páginas, com cada uma delas medindo 2,10 metros de comprimento por 1,40 metro de largura.
@felipeneto Parte disso, é verdade, já não está mais em vigor. Mas os números permanecem desproporcionais. Cada empresa brasileira segue nesse momento uma média de 3.796 normas tributárias, com mais de 11 milhões de palavras; o correspondente a 5,9 quilômetros de normas para cada uma delas.
@felipeneto Só pra lidar com toda essa burocracia - ou seja, com os recursos e a mão de obra para manter a estrutura necessária para acompanhar as modificações da legislação - as empresas brasileiras gastam R$ 60 bilhões por ano, mais que o dobro do valor desembolsado com o Bolsa Família.
@felipeneto O resultado você já deve imaginar: nós somos o país em que os empreendedores mais dedicam tempo com burocracia tributária em todo o planeta: em média 2.038 horas por ano, o dobro do segundo colocado no ranking, a Bolívia.
@felipeneto Nós gastamos anualmente 6 vezes mais horas com burocracia que a média dos países da América Latina e Caribe, e 12 vezes mais que a média dos países desenvolvidos – tempo suficiente para assistir 3,5 vezes a todas as partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol da série A.
@felipeneto Em 137 países analisados pelo Fórum Econômico Mundial, nós somos o segundo pior país do mundo no quesito regulação governamental (atrás apenas da Venezuela) e disputamos as primeiras posições na categoria ineficiência do gasto público, com a Venezuela, El Salvador e o Zimbábue.
@felipeneto O Brasil - o seu país - é o campeão mundial em burocracia fiscal, o líder global em encargos trabalhistas e o quinto pior país do mundo no quesito “facilidade para começar um negócio” no The Global Innovation Index (atrás apenas de Bolívia, Etiópia, Camboja e Zimbábue).
@felipeneto Dito tudo isso, essa é sua provocação, @felipeneto: soltar liberais na periferia de um dos países mais antiliberais do mundo e esperar eles ficarem ricos.
Tão coerente quanto desafiar uma feminista a sobreviver a uma cela com 10 estupradores para provar que sua causa faz sentido.
@felipeneto É exatamente porque o Brasil é um país sem boas instituições econômicas, construído para proteger os negócios dos ricos e dificultar o estabelecimento dos negócios dos pobres, que é tão difícil encontrar ascensão e mobilidade social na periferia.
Esse é o ponto, @felipeneto.
@felipeneto É exatamente porque os ricos têm acesso a bons advogados e escritórios de contabilidade, além de dinheiro sobrando na conta pra lidar com a burocracia, que essa dificuldade toda pesa muito mais para o sujeito da Rocinha que o morador do Leblon.
@felipeneto É exatamente porque somos governados por essa mentalidade econômica primitiva que guia seus tuítes - intuitiva e irracional, iletrada na literatura especializada - que temos tamanha dificuldade em nos tornarmos um país desenvolvido.
@felipeneto É difícil enriquecer na favela porque a periferia é um lugar avesso ao desenvolvimento, @felipeneto.
O mundo lá fora não é um reality show. Não há edição possível da realidade.
E acredite, dificultar o acesso ao mercado dos mais pobres não tornará a periferia um lugar mais rico.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rodrigo da Silva

Rodrigo da Silva Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rodrigodasilva

Feb 21
Vladimir Putin está, mais uma vez, no centro das atenções internacionais, depois de ameaçar usar o poder militar para invadir a Ucrânia.

Mas quem é esse sujeito? Como ele foi parar nesse lugar? O que pensa? Com quem governa? Onde quer chegar?

Eis a thread:
Vladimir Putin nasceu em 1952, em Leningrado, na extinta União Soviética, atual São Petersburgo, a cidade dos czares da dinastia Romanov.

Foi batizado pela mãe em segredo na Igreja Ortodoxa, escondido do pai, membro do Partido Comunista. A fé era um exercício subversivo na URSS. Image
Putin se formou em direito, antes de entrar na KGB, o serviço secreto da União Soviética, como oficial de inteligência.

No início, ainda morando com os pais, seu trabalho consistia em contra-inteligência e monitoramento de estrangeiros e funcionários consulares em Leningrado. Image
Read 27 tweets
Feb 16
Aposto: se você não está lendo este tweet no seu celular, está com ele bem próximo.

Mas como esse aparelho chegou até você?

Quanta geopolítica é necessária para produzir este objeto, tão importante que é capaz de dominar nossa atenção por longas horas do dia?

Eis a thread:
Há quase 16 bilhões de celulares no mundo. Dois por habitante do planeta.

Ninguém vende mais aparelhos que a Samsung. Ela é seguida, nessa ordem, por Apple, Huawei, Xiaomi, Oppo, Vivo, Motorola e Lenovo - ou seja, dos 8 primeiros fabricantes líderes desse setor, 5 são chineses. Image
1,5 bilhão de celulares são vendidos por ano. A receita dessas vendas alcança mais de US$ 400 bilhões.

O impacto na economia é imenso. Essa indústria fornece mais de 14 milhões de empregos diretos.

Mas produzir tantos aparelhos não é fácil.

data.gsmaintelligence.com/api-web/v2/res… Image
Read 25 tweets
Feb 15
Uma thread sobre como a geografia desempenha um papel fundamental na disputa entre Rússia e Ucrânia:
A Rússia é enorme. Literalmente o maior país do mundo, com 1/8 de toda a área terrestre do planeta.

Para você ter noção do quão grande é esse lugar, eu estou falando da mesma área de superfície de Plutão.

Quando o sol nasce no leste da Rússia, está se pondo no oeste.
A Rússia é aquilo que conhecemos como país transcontinental - faz parte de dois continentes: a Europa e a Ásia.

E a Rússia é tão grande que a sua parte asiática é grande o suficiente para transformá-la no maior país da Ásia, e sua parte europeia faz o mesmo na Europa.
Read 24 tweets
Feb 10
Este é um filme clichê para entender o perigo do livre discurso nazifascista: A Onda.

Nada obscuro - mas se você não viu, veja.

Há inúmeros motivos para o nazifascismo ser perigoso: incluem a promoção de uma ansiedade social, irracionalidade, paranóia e negação da realidade.
Um livro que analisa a psicologia do autoritarismo é "Os Anjos Bons da Nossa Natureza", do psicólogo Steven Pinker.

Para ele, uma utopia é perigosa porque "permite que qualquer número de ovos seja quebrado para fazer a omelete utópica". Ou seja, os fins justificam os meios.
Além disso, ideologias só são reproduzidas em grupo.

O problema, para Pinker, é que "grupos assumem uma identidade própria na mente das pessoas, e os indivíduos desejam ser aceitos dentro do grupo, promovê-lo em relação aos outros, e isso pode sobrepujar seu melhor julgamento".
Read 10 tweets
Feb 9
Conhece essa foto aqui? Foi tirada no campo de concentração nazista de Buchenwald, liberto pelos EUA em 1945.

Buchenwald virou campo de concentração soviético.

Quase 30 mil pessoas passaram por ele depois da queda do nazismo. Mais de 7 mil morreram nas mãos da União Soviética.
Essa foto aqui foi tirada em Sachsenhausen.

Também foi utilizado pelos soviéticos como campo de concentração.

Por 5 anos, Moscou preservou sua câmara de gás e enviou mais de 60 mil pessoas para o mesmo espaço em que os nazistas aniquilavam seus adversários.
Com a queda da Alemanha Oriental, escavações encontraram os corpos de mais de 12 mil vítimas assassinadas pelos soviéticos em Sachsenhausen - a maioria de crianças, adolescentes e idosos.

france24.com/en/20200419-fo…
Read 6 tweets
Feb 4
Começaram as Olimpíadas de Inverno de Pequim.

Aqui embaixo preparei um pequeno resumo contando por que esses são os Jogos mais orwellianos da História.

Acredite: os Jogos deste Big Brother são bem diferentes daquilo que você está acostumado a ver na televisão.
Em primeiro lugar: 243 organizações de direitos humanos, incluindo a Human Rights Watch e a Repórteres sem Fronteiras, fizeram um chamado às democracias de boicote diplomático contra as Olimpíadas de Pequim, chamando o evento de "Jogos do Genocídio".

dw.com/en/beijing-oly…
Esses são os países que declararam boicote diplomático às Olimpíadas: Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, EUA, Estônia, Kosovo, Lituânia, Reino Unido e Taiwan.

Todos enviaram atletas, mas nenhum membro dos governos desses países comparecerá ao evento.
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(