My Authors
Read all threads
NO AR. Por que, ao contrário do que diz Moro, a prisão provisória é um problema no Brasil. aosfatos.org/noticias/por-q… Image
Em um tweet publicado no último sábado, o ministro da Justiça e Segurança Pública @SF_Moro comparou dados do Brasil e de outros países para afirmar que não há excesso de prisões provisórias no Brasil. A afirmação é equivocada, como mostramos a seguir.
@SF_Moro A premissa do argumento é de que se um grupo de países ricos tem uma proporção de presos provisórios maior do que a do Brasil, provavelmente está tudo certo por aqui. Para especialistas que consultamos, porém, a comparação é inadequada e esconde os excessos cometidos no país.
@SF_Moro Moro compara a porcentagem de presos provisórios do Brasil (33%) com cinco países: Mônaco (56%), Suíça (42%), Canadá (39%), Bélgica (36%) e Dinamarca (35%) Porém, a realidade desses países é muito diferente da nossa, a começar pelo sistema prisional.
@SF_Moro Mônaco, por exemplo, tinha apenas 32 presos em 2019, enquanto os outros citados têm poucos milhares, segundo o World Prison Brief, que compila dados sobre o assunto. Já o Brasil tem 773.151 detentos, terceiro maior número do mundo.
@SF_Moro Se a mesma comparação que o ministro propôs fosse feita apenas entre os quinze maiores sistemas prisionais, o Brasil teria a quinta maior porcentagem de presos provisórios, perdendo apenas para Filipinas, Índia, Argentina e México, respectivamente. Image
@SF_Moro A porcentagem crua do ministro também esconde nuances. Os países citados por Moro têm muitos presos estrangeiros, que juízes podem ver como potenciais fugitivos (de 28% na Dinamarca a 100% em Mônaco; não há dados sobre o Canadá). No Brasil, os estrangeiros são 0,3% dos presos. Image
@SF_Moro Uma outra métrica para melhor avaliar a incidência de prisão provisória é a taxa de detentos por 100 mil habitantes. Entre as nações citadas pelo ministro, a comparação muda: Brasil, com 115, é o que mais prende, seguido de Canadá (40), Suíça (34), Bélgica (31) e Dinamarca (22). Image
@SF_Moro Há ainda outros indicadores que apontam para o excesso no Brasil. O tempo médio de prisão provisória nos estados varia de 172 (Rondônia) a 974 dias (Pernambuco), segundo o @CNJ_oficial. A média na União Europeia é 167 e nos EUA de 68 dias. Image
@SF_Moro @CNJ_oficial Outro indício de que a prisão provisória é mal utilizada no Brasil é que 37% desses presos não são condenados à penas privativas de liberdade ao fim de seu processo, segundo mostrou levantamento do @ipeaonline publicado em 2015.
@SF_Moro @CNJ_oficial @ipeaonline Para Giane Silvestre, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Violência da USP, os números que demonstram o excesso de prisões provisórias refletem uma "baixa capacidade do judiciário em processar os casos que chegam" e deficiências no trabalho das polícias.
@SF_Moro @CNJ_oficial @ipeaonline Thandara Santos, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta para a falta de articulação entre Judiciário e Executivo. "O juiz decide sem considerar o custo que isso [o excesso de prisões provisórias] vai ter pro Executivo e para as próprias pessoas que são presas."
@SF_Moro @CNJ_oficial @ipeaonline Procurado por intermédio da assessoria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro não respondeu.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Aos Fatos

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Trending hashtags

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!