My Authors
Read all threads
Fio ---> Pq os juros são tão altos no Brasil?
-
-
-
São banqueiros malvados? Quem dera fosse tão simples. Juros precisam cair, mas pra ter remédio, tem que entender a doença. Como todo consumidor ou empresa sabe: taxas de empréstimos no Brasil são escorchantes. Mesmo. (1/24)
Pode ser que tenhamos juros reais zero em 2020. Já tivemos juros negativos no malfadado novo-desenvolvimento da presidenta Dilma. Mas isso não se transmite para taxas de empréstimos. A tabela abaixo mostra que nada mudou muito nos últimos 30 anos. (2/24)
Na tabela os dados de empréstimos se referem a empréstimos para médias empresas. Para consumidores, os juros são ainda mais absurdos. O spread se reduziu, mas ainda é muito alto. Empréstimos são mais altos que na Argentina, com inflação de 40% ao ano! (3/24)
Spreads são a diferença entre taxa de depósitos e empréstimos. O gráfico abaixo diz tudo. O spread no Brasil baixou dos 40% esse ano, mas ainda é ridiculamente alto. A taxa de empréstimos não acompanha a SELIC, em mínima histórica. (4/24)
A razão para isso se chama repressão financeira. Todo nosso mercado de crédito é desenhado para DESincentivar os bancos à emprestarem. Ou seja, quando um empréstimo sai, ele é caríssimo. Seria fácil resolver o problema se: (5/24)
Os juros fossem altos por causa da exploração pelo capital – malvados banqueiros sugando a sociedade brasileira. Mas a nossa repressão financeira é muito mais complicada que isso. Há quatro principais razões para os juros serem estratosféricos no Brasil: (6/24)
Falta de competição amparada pelo Banco Central; comportamento oligopolista dos bancos; legislação; e direcionamento de crédito. Essa repressão financeira faz com que o crédito, como proporção do PIB, seja bem menor que outros emergentes. (7/24)
A falta de competição tem uma razão histórica: o conservadorismo do Banco Central depois da crise financeira da década de 90, que só não foi pior pelo PROER e PROES, excelentes programas de reestruturação do setor financeiro. (8/24)
Desde então, a principal preocupação do Bacen têm sido a segurança do sistema financeiro. Exemplos são os altos níveis de reservas, monitoramento de transações em tempo real e benção para consolidação do sistema, com bancos grandes comprando pequenos (e até corretoras) (9/24)
Eu dei uma entrevista (longa!) para o Canal Um Brasil sobre isso e muito mais. Mas voltando à explicação. (10/24)
O Bacen não incentiva, como deveria, a entrada de novos concorrentes. Ao contrário, tem histórico de ser muito criterioso em quem pode ser classificado como banco. O Bacen não está necessariamente errado nesse comportamento – (11/24)
afinal, a crise financeira mundial de 2008 não afetou a solvência dos bancos nacionais, mas esse conservadorismo tem um custo. O Banco Central diz que sua missão é manter um sistema financeiro sólido e eficiente. A primeira parte está certa, a segunda não. (12/24)
Olhem os dados de concentração bancária. Não é coincidência que há cada vez maior concentração. É por escolha do Banco Central! (13/24)
O elevado grau de crédito direcionado também limita a oferta de crédito. Mesmo que os bancos quisessem competir por aumentar crédito, barateando-o (um grande se, já que nossos bancos se comportam como clássicos oligopolistas), não conseguiriam. (14/24)
Bancos captam dinheiro no mercado para emprestar (em tese). Mas para recursos à vista, 21% são reservas compulsórias, 30% p/crédito rural e 2% p/microcrédito. P/poupança, 20% de reservas e 65% para operações imobiliárias, e até recursos a prazo têm recolhimento de 31%. (15/24)
O crédito livre para pessoa jurídica era 37% do total em 2010. Em valores nominais, pouco cresceu desde então e hoje é somente 26% do total de crédito para pessoas jurídicas. É simples. Nossos bancos não emprestam. (16/24)
E quando emprestam, se há inadimplência, é custoso e difícil executar garantias. O Brasil, numa comparação do Banco Mundial, é classificado como o pior país emergente na capacidade do sistema financeiro de recuperar crédito de inadimplentes (170º lugar entre 180 países). (17/24)
Ah, no Brasil, dá pra ver claramente o papel do governo em estimular e depois contrair crédito via bancos públicos no Brasil. Não deu certo, refaz-se a política. (18/24)
Olhem como o Brasil está atrasado em termos de direitos de recuperação de crédito. Quanto menor o número, pior. Isso não quer dizer que só melhorar o ambiente jurídico fosse resolver tudo. Na verdade, é bem complicado! Não é difícil dar calote no Brasil, mas! (19/24)
Juros são escorchantes. Resolver só a insegurança jurídica significaria que até os juros caírem, as pessoas sofreriam com juros escorchantes e punições severas se dessem calote! Os bancos estão num ambiente pouco competitivo. (20/24)
Pra se ter uma ideia, a primeira fintech de crédito a receber autorização do Banco Central só a conseguiu em dezembro de 2018. Ainda hoje, demora meses para uma autorização sair. O Bacen até está melhorando, mas precisa fazer mais. (21/24)
Em muitos países emergentes, como Tailândia, Chile, Malásia e Senegal, empresas conseguem empréstimos a menos de 5% ao ano. Mas não em Terra Papagalis. Tínhamos os juros mais altos do mundo na década de 90 e isso não mudou. (22/24)
Entra governo e sai governo e a situação não muda. E nem vai mudar tão cedo. Como não há só uma razão pros nossos altos juros, não dá para atacar o problema facilmente. Mas pode ser que as fintechs realmente decolem. Há alguma esperança. FIn.
E, como sempre, peço para seguirem se gostarem pq alcançar o grande público torna muito mais agradável escrever esses longos fios.
@goescarlos @lauraabcarvalho @bollemdb @rosana @pfnery @silviolual acho que pode interessar a vcs. Uma explicação com dados e não com achismo, sobre os ridículos juros brasileiros.
@goescarlos @lauraabcarvalho @bollemdb @rosana @pfnery @silviolual Fiz o fio pq estou escrevendo um artigo científico sobre isso. Olhem as evidências científicas. TODOS os artigos mostram que concentração explica spread.
O mesmo que é encontrado no artigo do Gustavo Joaquim
economics.mit.edu/files/18275
@AlexSchwartsman nunca interagimos, mas acho que esse fio pode lhe interessar.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rodrigo Zeidan

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!