My Authors
Read all threads
Um fio sobre ceticismo e como podemos sobreviver no mundo polarizado. A conclusão é simples: devemos duvidar mais de quem concordamos! É o contrário do comportamento padrão da rede. Devemos abandonar o viés da confirmação. Pq? (1/n)
Antes, um exemplo. Há controle pro tamanho das empresas? Pela produtividade dos funcionários? Como se define valor? Essas e tantas outras perguntas foram feitas por alunos ao se depararem com um resultado que não lhes agradou: (2/n)
Em muitos casos milionários CEOs geram mais valor do que recebem. Veio outra saraivada quando analisamos a ineficácia da universalização de creches em Quebec, no Canadá. Mas quando discutimos aquecimento global ou (3/n)
o aumento da desigualdade de renda nos EUA, não houve nenhuma pergunta – todos aceitaram sem pestanejar as evidências. Notícias falsas (fake news) só existem por causa do viés da confirmação, a tendência de sermos muito mais propensos a... (4/n)
aceitar sem críticas notícias que corroboram nossa visão de mundo. Somos extremamente rígidos com qualquer informação que contradiga nossa experiência – ela está errada, a fonte não é confiável, o autor é incompetente, é um agente da CIA etc. (5/n)
Mas aceitamos de bom grado qualquer evidência, mesmo de fonte duvidosa, se tivermos convicção sobre o assunto. No Brasil, poucos assuntos são mais propensos ao viés da confirmação que o Bolsa Família e o déficit da previdência. (6/n)
No primeiro caso, todos as avaliações do programa chegaram a mesma conclusão: é excelente, barato e não gera desincentivo ao trabalho ou estímulo a natalidade. É uma das melhores políticas públicas da história brasileira. (7/n)
No caso da previdência, o déficit é gigantesco e crescente - uma bomba relógio. Contudo, não faltam críticos gritando que o Bolsa Família é ruim e no país se chega ao cúmulo de associações de classe parciais, (8/n)
já que seus membros sairiam prejudicados, usarem erros infantis para justificar que o déficit não existiria. Pensar é caro. É isso que mostra o consenso científico de neurociência e psicologia aplicada. (9/n)
Daniel Kahneman, Nobel em Economia, mostra em Pensando Rápido e Devagar como nosso cérebro nos engana rotineiramente. Como raciocínios complexos gastam muita energia, nossa tendência natural é aceitar informações confortáveis, mesmo que erradas ou incompletas. (10/n)
Aqui vai minha recomendação: sejamos mais céticos, principalmente com informações que corroboram nossa visão de mundo. Aqui vai uma aplicação simples. (11/n)
Aqui vai minha recomendação: sejamos mais céticos, principalmente com informações que corroboram nossa visão de mundo. Aqui vai uma aplicação simples.Propus uma solução para a crise de refugiados na Europa usando o Brasil como intermediário (11/n)
Nosso histórico de integração é muito melhor do que o da Turquia, para quem as autoridades europeias pagaram mais de 6 bilhões de euros para barrar refugiados vindos de Yemem e Síria. (12/n) bloomberg.com/opinion/articl…
Claro que o tema é espinhoso. Mas propor uma solução não é ressaltar os benefícios, mas sim detalhar os custos, estimando a probabilidade do plano dar errado. (13/n)
A política pública correta é aquela na qual a sociedade encara os custos e riscos de frente, sendo muito mais rigorosos na sua análise do que nos potenciais benefícios. (14/n)
Infelizmente, o que mais vemos no Brasil é o salvador da pátria da vez prometendo mundos e fundos, sem tocar nos possíveis custos ou riscos das suas propostas. (15/n)
É mais importante desconfiar da informação que parece muito boa para ser verdade do que tentar afundar o argumento do outro lado do espectro político. Fake news se espalham porque aquele exemplo que faz seu cérebro tilintar de prazer é repassado sem o devido escrutínio. (16/n)
O ceticismo é a única forma de nos mantermos intelectualmente honestos. Duvide, duvide sempre, mas principalmente daqueles com quem você concorda. (18/n)
E se gostarem, sigam. Pq eu vou sempre escrever coisas que vão contra o senso comum. Meu objetivo é construir um mundo melhor, um tijolinho de conhecimento sólido, doa a quem doer. Fin.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rodrigo Zeidan

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!