My Authors
Read all threads
Por que cientistas brasileiros estão nos EUA?
Começa assim: é muito mais caro fazer pesquisa aqui. O governo cobra imposto dele mesmo! As empresas que vendem, no Brasil, material e equipamentos, pagam imposto alto. (1/n)
Quase todo pesquisador brasileiro já fez contrabando para um laboratório do "governo", ou seja, de uma universidade pública. Às vezes são parados na alfândega e conseguem que um fiscal amigo libere o produto, chocados quando ouvem que custaria muito mais comprar no Brasil. (2/n)
Depois, a enlouquecedora burocracia de prestação de contas. Em contas de milhões de reais, criam um problema enorme para justificar uma nota fiscal de 10 reais. Outro dia faltou 1 centavo em um nota fiscal. Só o telefonema de Brasília para mim custou mais do que isso.
Sem falar que as prestações de conta são aprovadas, algumas vezes, mais de 5 anos depois. Você nem sabe o que era aquela nota fiscal. (4/n)
Depois tem a dificuldade de montar equipe. As bolsas para alunos e pesquisadores contratados tem valores fixados em tabela, sem margem. Você não pode competir com o mercado pagando mais para alguém que é mais necessário. O que vale é diploma, anos de formado, não produção (5/n)
E o dinheiro dos "grants". Eles são aprovados, mas você nunca sabe quando e se vai recebê-los. É típico um atraso de 6 meses, mas alguns já tem anos na fila. E se você ganhar a primeira parte, ninguém garante que vai ganhar as próximas (6/n)
É claro que isso avacalha qualquer planejamento. E torna muito difícil trazer pesquisadores do exterior para colaborações, porque normalmente eles precisam de marcar uma data firme, com antecedência. (7/n)
Mas, vamos lá, você conseguiu tudo, montou seu laboratório. E a infraestrutura? É comum faltar luz ou termos alagamentos em laboratórios, pois a universidade não tem como conservar preventivamente por falta de verba, e passa o tempo todo tentando "apagar incêndio". (8/n)
A piada no meu departamento é que você tem que escolher: sala seca, luz, internet ou telefone. Não dá para ter os quatro funcionando ao mesmo tempo. E nem vou começar a falar dos banheiros, porque esses são limpos por vaquinha de professor em vários lugares. (9/n)
E, agora, ainda estamos perdendo dinheiro no salário, com um corte de previdência adicional. Com isso, os mais antigos ainda ficam, por causa da aposentadoria integral, mas os novos estão indo embora. (10/n)
Mas vamos continuar. Problemas, burocracia, pouca infra-estrutura, falta de dinheiro, o que mais? Ah! Pagar para publicar. Muitas revistas (journals, como falamos) exigem o pagamento, principalmente as open source que estão virando moda. Em dólar. (11/n)
Hoje em dia, 1200 US$ é uma publicação "barata". Mais de R$5000,00 reais. É preciso então implorar aqui e ali na universidade, ou gastar do seu minguado projeto, para arranjar um dinheiro. Existem revistas onde a publicação é gratuita? Sim, mas a onda está virando. (12/n)
Isso sem falar das viagens internacionais, todas mais caras no Brasil, e que exigem burocracia para serem aprovadas em seu departamento e universidade, e o custo para o pesquisador brasileiro de ir a um congresso. (13/n).
No final, um pesquisador brasileiro gasta 30% do tempo em burocracia (confies.org.br/institucional/…), tem medo de errar em qualquer conta, não pode contar com dinheiro do projeto no prazo, tem dificuldade de fazer equipe, e vive todos os problemas brasileiros (14/n)
Sim, porque professor também pega engarrafamento, é assaltado (até em sala de aula!), passa no meio do tiroteio, é ameaçado por flanelinha, dá aula em sala sem ar-condicionado, etc... etc... etc.. Ele está no Brasil que nem todo mundo. (15/n)
Aí vê uma proposta de trabalhar em uma cidade menor, respeito à profissão, segurança, dinheiro do projeto no prazo, infra-estrutura de qualidade, burocracia em nível razoável, o que ele faz? Sofrer no Brasil ou ter saudade e vir de férias? (16/n).
O que segura no Brasil:
1) Responsabilidades familiares
2) Anos de trabalho da aposentadoria integral
3) Já ter morado fora e não ter gostado de ser gringo
4) Falta de oportunidade (nem todos têm a oferta)
5) Visão romântica da função no Brasil - Patriotismo Utópico (17/n)
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Geraldo Xexeo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!