My Authors
Read all threads
Se o corona (COVID-19) continuar na mesma trajetória por mais três semanas, ele será o evento definidor desse ano. Se continuar por mais três meses, irá definir a década.

A probabilidade de estarmos diante de uma pandemia que ocorre uma vez em cada século está cada vez maior.
Assim que as primeiras notícias começaram a sair da China, expliquei porque não cabe comparar isso com uma gripe normal. O risco da gripe é previsível e estável. Nossa cultura e nossas instituições já o levam em consideração.

O corona é outro tipo de risco: dinâmico e incerto.
Isso significa que a gente simplesmente não sabe o tamanho da coisa. Eventos dinâmicos oferecem um leque enorme de cenários. Enquanto gripe, atropelamento, etc., matam o mesmo número de pessoas todo ano, estávamos diante de algo que podia matar mil, cem mil ou um milhão.
Além disso, eu falei no problema da não-linearidade: na medida em que o impacto da doença vai aumentando, efeitos novos iriam surgindo: sobrecarga dos hospitais, crise econômica e crise social.

Logo, a preocupação faz todo o sentido. Riscos normais não atingiriam esses níveis.
Então a grande questão que eu estou pensando desde janeiro é a seguinte: qual vai ser o tamanho final da coisa? Dentro desses vários cenários, o negócio vai ser leve, médio-leve, médio-alto ou alto?

O principal argumento para ser otimista era o seguinte: “o vírus não é tão...
... pesado, o problema é que a resposta do governo chinês foi ruim”. Eu não vejo mais motivo para acreditar nisso. A situação dramática da Itália e a rápida piora na França e nos EUA mostram que governos de países ricos e democráticos estão com dificuldade de conter a coisa.
O “cenário leve” então já pode ser descartado. Há motivos para acreditar que pode ser “médio-leve”? Acho que não. Só vejo mais dois argumentos otimistas e eles não me parecem muito bons.

O primeiro é que os números estão melhorando em alguns países da Ásia. O problema desse...
... argumento é que esses países tem uma “capacidade estatal” única. Eles possuem estados fortes, uma população disciplinada e muitos recursos para investir nesse problema. Não me parece que o ocidente seja capaz de replicar a eficiência de Taiwan ou Hong Kong.

Além disso, ...
... pode haver também uma subnotificação dos casos na China, de modo que a coisa não esteja tão boa assim.

O segundo argumento otimista é que a mudança do clima vai ajudar a conter o vírus. Isso talvez seja verdade para países tropicais, mas: (i) não há provas disso e (ii)...
... isso significa apenas que virá uma segunda onda de infecções entre agosto e novembro nos países mais frios. Ou seja, não é exatamente um grande consolo.

Por isso, acho provável estarmos diante de um cenário de dano “médio-alto” ou “alto”.
Minha impressão é que os países ocidentais já jogaram a toalha. Eles aceitaram que uns 30-60% da população vão pegar o vírus. O objetivo agora é “achatar a curva”, como eles dizem, isto é, empurrar o máximo o número de infecções para o futuro.

O objetivo de fazer isso é evitar..
... que os hospitais sejam sobrecarregados. É melhor, por exemplo, ter 10 mil infectados por mês ao longo dos próximos 12 meses do que ter 120 mil infectados no mesmo mês. No primeiro caso, o sistema de saúde consegue administrar o problema com menos danos indiretos.
Meu cenário “médio-alto” é onde isso acontece: milhões de infectados, sem sobrecarga dos sistemas sociais.

O cenário “alto” seria caso hospitais e distribuição de produtos começassem a ser afetados. O cenário “altíssimo” seria se o sistema político começasse a fraquejar.
Meu palpite: países tropicais e alguns asiáticos talvez consigam ficar no “médio-leve”. Países ocidentais mais frios vão entrar no “médio-alto”. Ainda não vejo sinal de que muitos países vão entrar no nível “alto” ou “altíssimo” (isto é: desordem social), como o Irã.
Obviamente, isso é um cenário dinâmico que pode mudar positivamente ou negativamente. Eu só vejo um motivo para isso mudar positivamente: uma descoberta médica importante (uma vacina ou novo tratamento). Pode também mudar para pior (contágio econômico, pânico social, etc.).
Diante disso, acho que vale a pena tomar preocupações básicas no nível individual: estocar produtos essenciais (não papel higiênico, mas remédios que você precisa tomar diariamente), evitar multidões e cuidar do sistema imunológico.
No nível social, creio que faz todo o sentido incentivar aula e trabalho de casa, cancelar eventos coletivos e adotar novos hábitos pessoais (menos contato físico, lavar as mãos, etc.).

No nível estatal, vale planejar clínicas separadas para diagnósticos (para evitar...
... sobrecarga do setor de emergência nos hospitais) e aumentar o estoque de respiradores e máscaras. Países mais ricos devem também investir na descoberta de vacinas e tratamentos.

Outro papel estatal: limitar a movimentação de pessoas e monitorar viajantes.
Cada sociedade vai implementar essas respostas com uma intensidade diferente. É compreensível: isso tem um custo e algumas sociedades não estão dispostas e/ou não podem pagar esse preço.

Porém, é que nem seguro: quem não paga agora, talvez pague mais depois, dependendo da sorte.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Lucas Mafaldo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!