My Authors
Read all threads
1-O MEC tem trabalhado para minimizar os impactos do coronavírus. Gerimos a segunda maior rede hospitalar do Brasil, que são os 40 hospitais universitários da rede Ebserh. Além disso, listo abaixo algumas das principais medidas que estão sendo tomadas no Ministério neste momento:
2- Direcionar os recursos para onde eles são mais necessários. Menos recursos para mestrados em sociologia, p.ex, para termos mais leitos hospitalares disponíveis no pico da crise. Dinheiro público para atender necessidades públicas.
3- Alimentação dos alunos e famílias. Estamos em diálogo com conselhos estaduais para implementar ações de apoio aos alunos das escolas. São 40 milhões de alunos que não podem ficar sem merenda.
4- Proteção dos alunos. Estamos buscando junto aos estados e municípios formas de flexibilizar o cumprimento dos 200 dias letivos mínimos anuais e buscando alternativas para ensino a distância.
5- Por falar nisso, aumentamos a capacidade da plataforma EAD disponível para universidades e institutos federais adotarem essa modalidade em maior escala.
6- Medida Provisória 924, que abriu crédito de R$ 261 milhões que serão destinados aos Hospitais Universitários principalmente para compra de materiais, medicamentos e para pesquisa.
7- Autorização para os alunos de 5º e 6º ano de medicina, e último ano das demais áreas de saúde (enfermagem, fisioterapia e farmácia), atuarem no enfrentamento da pandemia.
8- Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC, disponibilizou uma ferramenta de registro de diagnóstico on-line de coronavírus em seus pacientes.
9- Antes do fechamento das escolas, destinamos mais de R$ 400 milhões do FNDE para compra de materiais de higiene e álcool em gel para escolas públicas.
10- Publicação de portaria que flexibiliza a educação a distância para o sistema federal de ensino e universidades privadas.
11- Como a maioria das instituições estão fechadas, o MEC prorrogou, por período indeterminado, os prazos das listas de espera do ProUni e do Fies que já estavam em andamento.
12- Nova linha de pesquisa relacionada a epidemias, como coronavírus. A Capes ofertará 2,6 mil bolsas nas áreas de infectologia, epidemiologia, imunologia e pneumologia ainda em 2020.
13- Programa Tempo de Aprender. MEC disponibiliza curso na internet sobre alfabetização para pais e professores. É uma forma de incentivo à leitura no ambiente familiar que tem efeitos positivos no desenvolvimento das crianças.
14 - Apenas para não terminar com 13... 😉
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Abraham Weintraub

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!