My Authors
Read all threads
Essas máscaras caseiras que a gente tem que usar servem para alguma coisa?

Sim, é praticamente certo que sim! Segue um fio sobre o estado atual da ciência sobre máscaras. Traduzi do @jeremyphoward.

Começamos com essa foto incrível de pesquisador falando em câmara com lasers 👇
A foto acima mostra gotículas de fala, que acreditamos ser um vetor chave de transmissão do #COVID19. Duas situações, com e sem cobrir o rosto com mero papel-toalha. É nítido que a maior parte das gotículas são bloqueadas.

Aqui vídeo de artigo científico nejm.org/doi/full/10.10…
A razão para olharmos para a fala é porque hoje sabemos que o #COVID19 resulta de excreção viral no trato respiratório superior, onde a fala pode levar a formação de gotículas.

Poucos pacientes assintomáticos têm excreção no trato respiratório inferior
nature.com/articles/s4158…
Gotículas da respiração seriam problema maior se excreção viral fosse no trato respiratório inferior, o que parece ser mais raro em quem não tem sintomas.

Mesmo se respiração causar infecção, máscaras de pano podem bloquear gotículas da respiração também!
arxiv.org/abs/2005.10720
Então se máscaras parecem tão boas na teoria, elas funcionam na prática? Parece que sim!

Em países com uso universal de máscaras, a mortalidade do coronavírus aumentou 5,4% por semana versus 48% por semana nos outros países.
medrxiv.org/content/10.110…
Outro artigo investigou leis de uso obrigatório de máscaras nos EUA. Encontraram que os dados "sugerem que as leis de uso obrigatório de máscaras podem ter prevenido de 230.000 a 450.000 novas infecções de #COVID19 até 22 de maio."
healthaffairs.org/doi/10.1377/hl…
Um artigo no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine usou uma técnica engenhosa para analisar o Google Trends, E-commerce e novos casos de #COVID19. Encontraram forte associação entre máscaras e menos casos de #COVID19.
atsjournals.org/doi/abs/10.116…
Esses resultados estão em linha com um modelo apresentado no Proceedings of the Royal Society, que encontrou que "quando períodos de lockdown são adotados com 100%¨de uso de máscaras, há muito menos transmissão da doença e a epidemia é controlada."
royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rs…
Muitos outros modelos chegaram a resultados semelhantes, incluindo tanto modelos SEIR e Modelos Baseados em Agentes desenvolvidos por De Kai et al.
vanityfair.com/news/2020/05/m…
Também temos evidências observacionais fortes, estudou encontrou que "uso de máscaras pelo primeiro caso infectado e seus contatos familiares antes do aparecimento de sintomas do primeiro caso teve eficácia de 79% em evitar a transmissão de #COVID19" gh.bmj.com/content/5/5/e0…
Máscaras funcionam ainda melhor somadas ao distanciamento social. Um novo dispositivo de "cinturão de distanciamento social" foi usado para mostrar que as pessoas mantém maior distância de quem usa máscara do que de quem não usa, aumentando a segurança.
arxiv.org/abs/2005.12446
Mais ainda, máscaras reduzem o raio da nuvem de gotículas ao falar. Achado é baseado tanto no estudo de imagens de Schlieren citado no começo do fio quanto em simulações de dinâmica de fluídos.
arxiv.org/abs/2005.03444
Jeremy Howard @jeremyphoward mapeou mais 106 referências na revisão de evidências que fez sobre "Uso de Máscaras Contra o #COVID19", incluindo fatores sociológicos e outros.
preprints.org/manuscript/202…
Então aí está, uma pequena amostra da ciência por trás do uso de máscaras.

Da próxima vez que você ouvir alguém dizer que "essas máscaras não servem para nada", compartilhe esse fio e mostre para eles que funcionam, sim!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Thomas Conti

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!