My Authors
Read all threads
Dezenas de lideranças indígenas perderam suas vidas para a #Covid19. Eram sábios, guerreiros e guardiões das memórias de seus povos, que lutaram incansavelmente pelos direitos e sobrevivência dos seus. Não esqueceremos! ✊💚🌳

Segue o fio!

#VidasIndígenasImportam
Artista e ex-pajé Desana, Feliciano Lana traduziu as paisagens do Rio Negro e as narrativas do seu povo em desenhos e pinturas inconfundíveis. Versátil e generoso, foi um dos principais artistas plásticos indígenas do Brasil. Conheça: isa.to/2T2Xonp
📸 Juliana Radler/ISA
Grande líder e guerreiro Munduruku, o cacique Vicente Saw tinha um compromisso com a defesa do seu povo e dos rios e florestas. “Um pai, sempre alegre, mesmo nas dificuldades, como nós Munduruku fazemos,” diz nota de pesar da Associação Indígena Pariri.
📸 Letícia Leite/ISA
Amâncio Ikô dedicou sua vida à valorização da cultura e sabedoria Munduruku. Professor, brigou pelo direito do seu povo a uma educação diferenciada e a registrarem seus nomes originais indígenas. Ajudou a fundar a Associação Indígena Pariri.
📸 Rosa Maria Loures
Martinho Boró foi um dos primeiros professores Munduruku. Alfabetizou muitas crianças e ensinou a elas as histórias dos antepassados e os cânticos tradicionais do seu povo.
📸 Acervo do povo Munduruku
Arikasú Suruí era um vascaíno amável com os seus, mas bravo com inimigos. Generoso, Warini Suruí sempre compartilhou seu imenso conhecimento sobre o mundo, ensinando ao menos três gerações Aikewara as canções do seu povo.
📸 Orlando Calheiros (@anarcofino)
Antigo chefe Aikewara, Apí Suruí foi um guia para seu povo nos momentos mais difíceis. Botafoguense, estava sempre calmo e tinha um senso de humor inconfundível.
📸 Orlando Calheiros (@anarcofino)
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with socioambiental

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!