My Authors
Read all threads
Bomba nova e inédita sobre o novo Ministro da Educação, Carlos Decotelli.

Achei muitos indícios de plágio na dissertação de mestrado defendida na FGV em 2008.

Segue o fio e compare as passagens, vejam o que acham:

Registro na CVM x Dissertação 👇
Mesmo registro na CVM x Dissertação
Mesmo registro na CVM x Dissertação
Para quem não tem familiaridade com o mundo acadêmico, embora a dissertação dele seja sobre a governança corporativa do Banrisul, não se copia e cola trechos escritos por outra pessoa sem deixar claro que é uma citação e de onde vem a citação. Ainda mais em trechos longos assim.
Como são muitos trechos idênticos, busquei se ele poderia ter trabalhado na elaboração do relatório que consta na CVM. Mas aparentemente não. Segundo CV do Decotelli, ele foi professor no Banrisul de 2004 a 2005. O registro na CVM é de 13/02/2008 e não há menção a ele.
Tinha tanta coisa parecida entre esse relatório da CVM e a dissertação que eu desisti de achar as partes iguais na mão e joguei em um software de detecção de plágio. Mais de 10% da dissertação de mestrado é cópia idêntica ao relatório da CVM. 4.200 palavras.
Quem quiser verificar por si mesmo, o site que fiz esse comparativo permite disponibilizar a comparação por 7 dias. Ela está temporariamente nesse link: bit.ly/2YzKikO

Relatório da CVM: ri.banrisul.com.br/banrisul/web/a…
Mestrado: bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/…

Mas calma que tem mais!
A dissertação inteira é bem estranha. As 15 primeiras páginas parecem ser o projeto de pesquisa e não um texto de dissertação. Depois quando começa a parte teórica as citações são fora do padrão e sem muita conexão entre elas. Buscando trechos delas no google...
Aqui trecho da parte teórica da dissertação (p. 16 , à direita) e trecho de artigo de Clóvis L. Machado-da-Silva e coautores de 1998. Ele copia o trecho, cita até o mesmo autor que eles e não há menção ao artigo do Clóvis. Difícil não chamar de plágio. anpad.org.br/admin/pdf/enan…
Os trechos que seguem (imagem à direita) após essa parte são também cópia literal do artigo de Clóvis e coautores, que não aparece com aspas nem citado. O artigo de Clóvis aparece só na bibliografia ao final da dissertação, o que não é a prática acadêmica.
Se na 2ª página da dissertação que é de fato dissertação e não um projeto de pesquisa já aparece uma transcrição literal de outro artigo sem citá-lo, seria surpreendente se no resto do texto não houver mais. Se eu tiver tempo volto a caçar transcrições literais e atualizo aqui.
O @logicabolso encontrou mais uma página de partes copiadas de forma literal sem aspas e sem citação. Veio do artigo "A Abordagem Institucional na Administração" de Alexandre Rosa e Cláudia Coser, de 2004.
Original: twiki.ufba.br/twiki/bin/view…
Comparativo: bit.ly/2YG8fqK
Importante explicar que embora artigo acima aparece nas referências <no fim> da dissertação, não se transcreve trechos longos sem usar aspas e citar o original imediatamente. É normal usar muitos trechos literais do trabalho dos outros, mas NUNCA sem atribuir a devida autoria.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Thomas Conti

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!