My Authors
Read all threads
Prometemos e cumprimos! O @jonathanvicent me chamou pra montar uma #thread sobre perícia criminal e genética forense e eu me empolguei toda. A carreira do Biomédico Perito Criminal é fascinante e isso não é novidade, mas o #biomedtwitter sabe como se tornar um? 👩‍🔬🧬🕵️‍♀️
Conheço vários biomédicos e estudantes de Biomedicina que admiravam a carreira de Perito Criminal (eu), mas nem sempre encontravam todas as respostas em um só lugar, então vamos tentar ajudar vocês nisso! 🔖
Lá no perfil do @jonathanvicent vocês vão encontrar mais sobre legislação, genética forense e ele ainda vai indicar alguns biomédicos peritos pra gente ter um troço toda vez que procurar o currículo da pessoa. Coisa pouca!
E por aqui, vou falar da carreira, se precisa ou não de estágio, de habilitação, pós-graduação, concurso, onde trabalha, o que faz, como faz e por aí vai! Muitas questões! Mas vamos aos poucos. Se tiverem alguma pergunta, só mandar aqui, na DM, no e-mail, tanto faz. Só manda! 🤗
Primeira grande dúvida: precisa de uma habilitação específica? Não! Mas fica fácil por isso? Não mesmo. O biomédico que quer seguir na área de perícia não precisa de experiência na área, mas tendo experiência em biologia molecular, estágio na área, cursos... Já ajuda bastante!
O protocolo de entrada é um só: concurso! Às vezes os concursos demoram de acontecer, então é bem comum o profissional mudar de Estado para trabalhar. Os concursos podem ser para o Polícia Técnica do Estado ou Federal, então tem essas duas possibilidades, tem que conferir!
Geralmente os editais estaduais seguem a linha dos editais federais, mas é MUITO importante que vocês leiam cada detalhe dos editais pra entender todas as exigências e critérios de avaliação de cada ano. É muito comum mudar de um ano pro outro!
No geral, os concursos têm umas três/quatro etapas (depende!). A primeira é uma boa velha prova objetiva e discursiva que acontecem no mesmo dia. O @jonathanvicent vai falar mais um pouco sobre os assuntos! E a segunda etapa pode ser avaliação psicológica ou médica.
Vários pontos são avaliados nessas fases! Capacidade de atenção, memória, personalidade, tipo de raciocínio, assertividade, disciplina, dinamismo, altruísmo e assim vai. Tem que dar uma olhada no edital pra saber direitinho tudo que vão avaliar!
A terceira é a etapa que me fez tremer: teste de aptidão física (TAF). Novamente: depende do edital! Mas alguns pontos avaliados no teste podem ser: corrida, abdominal, flexão de braço, barra fixa, impulsão horizontal e natação. Rindo, mas é de nervoso.
Observação para pessoal com deficiência #PcD: o teste físico é o mesmo. Se a pessoa conseguir realizar o teste e alcançar a pontuação mínima de acordo com as exigências do curso de formação, tudo certo. Outra opção é entrar com pedido legal.
Tem também prova de título, que é quando avaliam e pontuam especializações, mestrado, doutorado etc. Geralmente é classificatório! Achou pouco? Eles fazem investigação social sobre os candidatos também. Ficha suja e passado sombrio? Nem passa.
E pra finalizar, tem o curso de formação. Dura alguns meses e é lá que você “aprende” a ser perito criminal. Em alguns editais é eliminatório, mas em outros, o curso só acontece depois da posse! Aí beleza, passou e tomou posse. O que vai rolar?
As funções de um perito dependem da sua área, então os biomédicos ficam só no laboratório? Nops! Dá pra ficar no lab trabalhando com genética forense, toxicologia, analisando amostra etc, mas também pode trabalhar em local de morte violenta, trânsito e no que aparecer!
Mas já aproveitando, é importante lembrar que pra ser perito, o profissional precisa ter PERFIL. Como assim? Vos explico: a ideia de ser perito é linda, mas a realidade é beeeem diferente! Crime é uma coisa que aqui no Brasil não falta, então, além de perfil, tem que ter CORAGEM!
Se você não tem psicológico pra enfrentar coisas absurdas, repensa um pouco. Fora que a responsabilidade é gigante!!!! Em cada laudo assinado, você pode estar mandando alguém inocente pra cadeia, inocentando um criminoso ou “deixando de defender” a vítima, sabe?! Tenso.
Se a motivação for trabalhar como em CSI, já podemos cancelar por aqui mesmo porque, no mundo real, o negócio é bem diferente. Dependendo de onde o perito atue, é possível que se tenha mais ou menos recursos, equipamentos, tecnologia, pessoal especializado e afins.
Continua interessado em seguir na área? Está ciente dos desafios? Ok, estão vamos falar da remuneração 💰! A carreira de perito paga bem e, algumas regiões (Amazonas!), podemos dizer que super bem. Mas lembrem que, pra ganhar esse dinheiro, você precisa estar bem preparado!
Agora que já falei um monte, tem mais informações legais no perfil do @jonathanvicent. Vou aproveitar que ele vai indicar biomédico perito lá e vou indicar um aqui também. Sigam o @ThiagoMassuda! Se estou aqui falando de perícia, é porque em 2015 fiz curso com ele e amei hahaha
E o episódio 88 do @Biomedcast é com o @ThiagoMassuda também. Vale a pena conferir tanto esse episódio quanto os demais! Qualquer dúvida, comentário ou informação adicional, podem mandar pra gente que vai ser sucesso! Espero que tenham gostado! Saudações biomédicas! 👩‍🔬♥️🧬
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Julia Bitencourt

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!