My Authors
Read all threads
TEM UM COMETA PASSANDO PERTO DA TERRA
Calma, não tão perto quanto você pensa, segue o fio q eu te explico melhor
#ExtensaoRemotaUFMG
#AstroThreadBr
Os cometas são corpos celestes rochosos, com orbitas excêntricas. Explicamos melhor a respeito nessa thread aqui:
Em Março foi descoberto o cometa c/2020 F3, também chamado de Neowise, foi localizado 312 milhões de km do Sol e brilhando na magnitude de +17, um brilho 25 mil vezes mais fraco que o da estrela mais fraca que podemos ver a olho nu, podendo ser visto só com grandes telescópios.
Um fenômeno que está ocorrendo com o cometa é que seu brilho está cada vez mais forte. grafico mostrando a altitude x azimuth, mostrando o cometa n
A magnitude é a medida do brilho de um objeto no céu. Quanto menor a magnitude, mais brilhante o objeto. As estrelas mais brilhantes no céu são de 0 ou 1ª magnitude. A estrela mais fraca que conseguimos ver no escuro, em noites de céu limpo são de 6ª magnitude.
Estrelas de primeira magnitude são 100x mais brilhantes que as de 6ª magnitude. desenho com brilho de estrelas e explicando a magnitude e o
Entre os dias 22 e 23 de julho, Neowise chegará o mais próximo do planeta e o seu brilho estará mais forte, podendo ser visto a olho nu.
Ele poderá ser visto no começo da manhã e no final da tarde, quando o Sol estiver a 18° abaixo da linha do horizonte, aproximadamente 80 minutos antes do Sol nascer e 80 minutos depois pôr do Sol, para quem vive nas latitudes norte-nordeste.
Neowise sobreviveu ao perigeu do Sol, diferente dos cometas Atlas e Swan que se aproximaram da Terra em 2020. Durante toda sua aproximação do Sol, o cometa manteve sua coma.
Não era esperado que o Neowise ficasse mais brilhante que 9ª ou 10ª magnitude, tornando possível apenas a observação com bons binóculos e pequenos telescópios.
Durante a primavera, observadores no hemisférios sul seguiram o brilho muito rápido desse objeto, enquanto ele se distanciava do Sol e da Terra.
Um consenso de observações o colocou em magnitude +9,9 em 10 de maio. Pouco menos de um mês depois, em 7 de junho, o cometa estava do outro lado do sol, 117 milhões de quilômetros distante da estrela e 147 milhões 236 milhões de km da Terra.
O brilho aumentou 12 vezes em magnitude +7,2. Como projetado no céu, o cometa mal estava a 24 graus do sol (um punho fechado no final de um braço estendido cobre 10 graus do céu) e os dois estavam se fechando rapidamente.
Pouco tempo depois, o cometa foi perdido para os observadores no brilho crescente do sol.
Existem cometa comuns, que podem ser vistos apenas com binóculos e telescópios, encontrados com mais facilidade, e os grande cometas, que brilham o suficiente para serem vistos a olho nu, inclusive a calda de poeiras e gases.
Mas os grandes cometas não são vistos com tanta frequência, estima-se que uma pessoa pode ver até quatro durante a vida, se tiver sorte.
O cometa foi fotografado na França e fizeram um timelapse com as imagens capturadas.
imagem de uma cidade, cheio de casinhas e uma igreja e proxi
Essas imagens são do libano, de Maroun Habib. um vale e uma montanha, o ceu alaranjado e o cometa
O astronauta Bob Behnken e o cosmonauta Ivan Vahner também fotografaram o cometa próximo à Terra. imagem da iss, a terra e o cometa bem pequeno proximo a atmocometa no ceu profundo e a atmosfera terrestre iluminada emb
Ele poderá ser visto em cada região do Brasil de acordo com as datas abaixo:

A partir de:

21/07 Loc.: MT, GO, DF, BA.
22/07 Loc.: MS, MG, ES.
23/07 Loc.: Londrina/PR, SP, RJ.
24/07 Loc.: Curitiba/PR, SC, RS.
Segundo o astrofísico Roberto Dell'Aglio Dias da Costa do IAG-USP, a previsão é que o cometa Neowise fique visível a partir das datas indicadas depois do pôr do sol.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Grupo de Astronomia da UFMG

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!