Bolsonaro está realmente mudando, se movendo de verdade para uma agenda social só que de extrema-direita? Tenho ouvido bastante isso nos últimos dias, mas me parece uma enorme besteira. O único movimento relevante é o silêncio e o ataque conjunto a Moro via Aras. Vamos lá (1/10):
Bolsonaro aprovou o auxílio emergencial sob muita pressão da oposição e da direita normal, esta última preocupada com o eventual caos social. Hoje, o auxílio está sendo pago de forma burocrática, enquanto a população segue sendo empurrada para voltar totalmente à ativa (2/10).
De um lado, a prisão de Queiroz obrigou Bolsonaro a ficar quieto e isso, meus caros, não foi à toa. Aí, entra Guedes obrigando Bolsonaro a assumir uma fase "paz e amor" e girar o Brasil em campanha, enquanto ele, Guedes, realmente governa (3/10).
E, nesse sentido, eles já cederam muito espaço para o Centrão em cargos e fundos, enquanto todos agora têm um adversário em comum, que é Moro. Há pressa em Brasília para remover Moro, sobretudo para não esperar a próxima eleição americana (4/10).
E nesse sentido, Aras funciona como um grande conciliador: ele já entrou mostrando para Bolsonaro que Moro talvez não fosse um grande negócio, e quanto mais Bolsonaro o ouviu, mais cedeu só que mais teve governabilidade (5/10).
Isso interessa a grande parte do sistema político brasileiro: a derrota de Moro, por variados motivos, que vão da ética -- e a Lava Jato é um cabedal de abusos, não é difícil provar -- até a disputa eleitoral com ele, passando pela turma do fisiologismo (6/10).
Muita gente acha que Bolsonaro é o maior favorecido, mas não é, ele é Aras, alguém sem pretensões político-eleitorais que mira uma cadeira no STF (7/10).
Moro não entendeu o que Lula disse para ele na audiência, Moro hoje é quem está na posição do linchado, exatamente como Lula esteve em 2016-2018. Só que Moro não é Lula (8/10).
De resto, a aposta Bolsonaro funcionou no sentido de que ele conseguiu operar uma das maiores transferências de renda dos pobres para os ricos da história, em plena pandemia, sem causar nada muito relevante. Se ele vai ser útil em 2021 é outra história (9/10).
Para a elite brasileira, depende muito o que vai rolar nos próximos meses e, sobretudo, se Trump vai se reeleger nos EUA. 2021 é um ano tranquilo para ela decidir, uma vez que a depender do que role, não precisaremos ter eleições diretas (10/10).

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Hugo Albuquerque

Hugo Albuquerque Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @hugoalbuquerque

Feb 14
A grande propaganda russofóbica que passa pela Ucrânia é teria havido um crime étnico de russos contra ucranianos nos anos 1930, o Holomodor. Ocorre que o comando soviético era plurinacional, inclusive ucraniano, e seus erros tiveram repercussão plurinacional (1/12).
O que houve, nos anos 1930 foi a grande fome soviética. Sem dúvida alguma, fruto de uma estatização errada da agricultura - ainda que, para problematizar a situação, ela fosse uma resposta política a uma campanha de sabotagem e desabastecimento dos proprietários rurais (2/12).
Sim, a URSS tinha proprietários rurais privados, os kulaks. Apostar na manutenção deles, e numa reforma agrária em marcos privados, foi o que fez Rosa Luxemburgo criticar expressamente Lenin - mas era uma opção desesperada de curto prazo (3/14).
Read 13 tweets
Feb 13
Uma boa dose de bobagem tem sido dita pela mídia sobre a relação entre Ucrânia e Rússia. Já começou pelo Fantástico, e isso só piorou nas redes sociais durante as últimas semanas. Sim, a cultura russa nasce em Kiev, mas isso não desabona Moscou, ao contrário (1/12).
O que se pode dizer de "cultura russa" diz respeito à organização social, política e cultural legada pelos verengues, quando estes, uma tribo sueca, tomou Kiev dos eslavos orientais e instituiu sua regra (2/12).
Depois, esses protorrussos travaram relações com o Império Bizantino, de onde sofreram influência religiosa, estética (o alfabeto cirílico é também uma adaptação do grego). Não havia o sentido de "russos" ou "ucranianos" e "bielorrussos", mas um sentido de rússias (3/12).
Read 12 tweets
Feb 4
Se um liberal tivesse a casa invadida e sofresse junto com a família dele toda sorte de violências, ele jamais aceitaria o argumento: "na vida, quando você se confronta com um bando mais forte, e perde, acontece isso". Mas esse raciocínio vale para o "impeachment" de Dilma (1/8).
Ora, a Lei manda que seja comprovado crime de responsabilidade para haver impeachment. Se o julgador não é um juiz ordinário, mas sim o Congresso Nacional, isso não muda o fato que ele tem de decidir fundamentado na Constituição (2/8).
"Mas Hugo, havia o STF para verificar a legalidade do processo" - sim, havia e ele falhou na sua tarefa constitucional. Quando isso acontece, basicamente o sistema jurídico normalizou uma ilegalidade produzida, inclusive, por muitas de suas principais autoridades (3/8).
Read 9 tweets
Feb 4
O início dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim é um evento político. Em meio a tentativas do Ocidente em isolar a China e Rússia, o tabuleiro se move com uma aliança sem precedentes entre Pequim e Moscou (1/12).
Embora muito mais antiga, a China tem inúmeros pontos de contato com a Rússia. Desde o fato, em comum, delas terem sido invadidas pelas hordas mongóis, o que moldou a identidade das duas até hoje (2/12).
A invasão mongol, embora destrutiva no curto prazo, foi detida e da resistência a ela, e a absorção de técnicas e métodos mongóis, os dois países caminharam para uma unificação sem precedentes (3/12).
Read 12 tweets
Feb 3
O Washington Post soltou este artigo de Jeff Stein com destaque: é uma confissão do fracasso da administração Biden, mas a culpa é calculadamente colocada na esquerda socialista. É importante ler e entender esta farsa (1/7).
washingtonpost.com/us-policy/2022…
Basicamente, para o Post as coisas iriam mal nos EUA porque Biden governaria com gente de Bernie e Liz Warren, os quais são descritos como "liberais" - que pode significar "progressistas" no dizer vulgar americano, mas isso é proposital para ignorar o elemento socialista (2/7).
O artigo ignora que a política econômica expansionista de Biden contrasta com tensões contra a Rússia e China, as quais impactam negativamente no curto prazo e, principalmente, nas expectativas (3/7).
Read 8 tweets
Feb 2
Isto é a cotação do barril de petróleo nos últimos dez anos. Batemos o recorde de preço dos últimos sete anos com a atual crise ucraniana. Isso terá graves efeitos inflacionários, sobretudo em relação ao Brasil (1/7).
Há sete anos, no entanto, não havia a política de preços atual, inaugurada por Temer. Nesses anos, mesmo com uma pontada em outubro de 2018, grosso modo, o preço do barril ficou comportado. Só tivemos um choque cambial, que foi repassado para as bombas e já foi um estrago (2/7).
No cenário atual, com o barril aumentando de preço, o real depreciado e a política de preços, vamos tomar uma invertida se o sistema criado por Temer-Parente, e mantido por Bolsonaro, for aplicado (3/7).
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(