My Authors
Read all threads
Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Cecilia Payne-Gaposchkin

#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR
Você já ouviu falar que o Sol é composto por Hidrogênio e Hélio ? Sabe quem foi responsável por essa descoberta? Cecilia Payne-Gaposchkin é uma cientista brilhante que mudou a forma como vemos o Universo quase um século atrás.
Nascida em 1900, na pequena cidade de Wendover, na Inglaterra, Cecilia Helena Payne se apaixonou por astrofísica em 1919 quando presenciou uma palestra do astrônomo Arthur Eddington sobre a Relatividade de Einstein.
Payne estudou Botânica, Física e Química na Universidade de Cambridge, mas não conseguiu seu diploma lá porque não era possível que mulheres graduassem na instituição até muitos anos depois, em 1948.
Sem perspectivas de crescimento na área de pesquisa, em 1923, mudou-se para os Estados Unidos e começou a trabalhar em sua tese de doutorado e a lecionar em Harvard mas recebendo como assistente técnica.
Ouviu que nunca seria promovida ao cargo de professora porque era mulher e precisava trabalhar muito para conseguir sustentar-se financeiramente: “Frequentemente estava em um estado de exaustão e desespero, trabalhava o dia todo e só parava tarde na noite”, contou em entrevista.
No início do século XX, acreditava-se que a composição da atmosfera das estrelas, incluindo o Sol, era a mesma da crosta terrestre, teoria defendida inclusive pelo orientador de Payne, Henry Norris Russell, renomado cientista da época.
Durante suas pesquisas com ionização e espectroscopia, Payne descobriu algo revolucionário para a época: o Sol era composto em sua maioria por Hidrogênio e Hélio. Ela aplicou a técnica em várias estrelas e concluiu que elas também eram basicamente compostas por esses elementos.
Em sua tese de doutorado, escreveu sobre a catalogação de estrelas estimando suas temperaturas e brilho, mas foi convencida a não colocar sua descoberta sobre a composição estelar por seu orientador, ainda muito cético de que ela estava errada.

Créditos do vídeo: APOD NASA
Ela defendeu sua tese sem essa parte do trabalho na Radcliffe College porque Harvard também não permitia que mulheres conseguissem diploma.
Drª Payne casou-se com o astrônomo russo Serguei Gaposchkin em 1934, quando ele se abrigou nos Estados Unidos por causa da Segunda Grande Guerra.
Ficou conhecida como Drª. Payne-Gaposchkin, após publicar diversas obras. A primeira foi Stellar atmospheres descrita como “a mais brilhante tese de doutorado já escrita na astronomia” por Otto Struve, astrônomo russo do ramo da espectroscopia.
Em 1930, lançou The Stars of High Luminosity; em 1954, Variable Stars and Galactic Structure e Stars and Clusters em 1979.
Finalmente, em 1956, foi reconhecida como professora de Astronomia de Harvard, tornando-se a primeira mulher no cargo e também chefe do departamento.
Aposentou-se com 66 anos e faleceu 13 anos depois, deixando, além de grandes descobertas para a humanidade, um breve depoimento sobre o quão compensador é a carreira cientifica, mesmo que muito desvalorizada:
“Não siga uma carreira científica por fama ou dinheiro(...) Sua recompensa é a ampliação do horizonte na medida em que você escala. E, se você conseguir essa recompensa, não vai querer nenhuma outra.”
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Grupo de Astronomia da UFMG

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!