My Authors
Read all threads
O nosso esquecível ex-ministro da educação Adam Weintrub vira e mexe usa a expressão "tigrada" para se referir a "vagabundos", "bandidos", "corruptos", "degenerados", e toda sorte de predicados. Eu não sabia muito bem o por quê mas essa expressão me incomoda muito, (+)
seja saindo de qualquer pessoa. Eu sempre fiz associação de "tigrada" com os chamados "tigres", escravizados que eram carregavam os escrementos das casas aristocráticas para o mar no Rio de Janeiro joanino e imperial.
Eles eram chamados de tigres porque o material escorria e ficava nas costas do escravizado que ao sol secava e manchava a sua pele formando listras como as de um tigre. Era a degradação maior pela qual um escravizado poderia passar.
Fui dar uma pesquisa e não é que sem surpresa nenhuma a expressão "tigrada" está intimamente ligada ao imaginário escravista? Quem ficou surpreso pelo bolsonarista utiliza abertamente uma expressão racista? Um total de zero pessoas.
O que mais me indigna é a grande mídia se silenciar com o uso de tal expressão e não ter confrontado o nosso esquecível ex-ministro por usar uma expressão racista.
É nosso dever decolonizar nosso vocabulário, acabar com as expressões idiomáticas que traduzem para a linguagem ideias racistas e de outras opressões. A gente precisa superar esse vocabulário e léxico que normaliza e normatiza uma sociedade racista, machista, (+)
xenófoba, homofóbica, transfóbica e opressora. Devemos mudar a sociedade, o imaginário, as ideias e as pessoas. E uma boa forma de começar é não usar expressões que se utilizam dessas chaves.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Clio: História e Literatura

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!