As crianças têm menos sintomas provocados pela #COVID19 do q os adultos: mais de 70% das crianças são assintomáticas!

Mesmo assim, muitos argumentam q os pequenos podem espalhar o vírus aos mais velhos e isso impediria a reabertura das escolas

Será q os dados confirmam isso?
👇
Um artigo na renomada revista ‘Pediatrics’ reuniu uma série de estudos que levantam dúvidas se de fato as crianças têm a capacidade de transmitir #covid19 para outras crianças ou adultos.

Vários países, vários contextos, mas um só resultado...

Me acompanhe.
Um estudo francês avaliou o caso de 1 criança infectada que interagiu com 100 colegas em 3 escolas diferentes e nenhum deles contraiu.

Na Austrália, mesmo resultado: 9 alunos e 9 funcionários c/ covid em 15 escolas tiveram contato com 800 pessoas. Apenas 2 infecções secundárias.
Um outro estudo na Suiça avaliou famílias de 39 crianças com Covid e concluiu que apenas 3 delas haviam sido o primeiro caso na casa.

Na China, cientistas acompanharam os contatos de 68 crianças internadas e concluiu que elas haviam sido infectadas por adultos em 96% dos casos.
Outra coletânea com + de 60 artigos sobre o tema chegou a mesma conclusão: nenhuma evidência das escolas como vetores

Também, baixíssima probabilidade da criança ser o caso 1 na transmissão

A própria OMS disse que as escolas não são o motor principal de transmissão da Covid19.
A hipótese da maioria dos pesquisadores é que pelo fato da grande maioria das crianças não apresentar sintomas, elas têm menor capacidade de transmitir.

Além disso, crianças têm menos enzimas ACE2, o que diminui a probabilidade da infecção em quadro grave ou médio.
Isso significa que as escolas podem ser reabertas sem qualquer preocupação?

Obviamente que não!

As escolas devem se preparar para permitir a higienização correta de alunos e professores, c/ a prática do distanciamento de 1,5m e uso de máscaras, com exceção da educação infantil.
Até pq surtos isolados ocorreram em escolas nos EUA, Israel e França

Mas aqui, os pesquisadores são enfáticos: muitas vezes são os adultos q desrespeitam as regras de saúde q acabam passando p/ as crianças dentro do ambiente escolar

A transmissão criança-criança/adulto é rara.
Outro ponto mencionado pelos autores é que a transmissão comunitária deve estar caindo na região da escola a ser reaberta

Aqui em SP, a queda se dá há 4 semanas já

E há pouca movimentação dos prefeitos, seguramente + preocupados com a eleição de novembro do que com a educação.
No fim, as evidências sempre devem nos auxiliar a tomar a melhor decisão sobre um tema. As que apresentei aqui são completamente ignoradas pelos tomadores de decisão.

Convenhamos: é muito + cômodo falar para ficar do jeito que está, com escolas fechadas.

E dane-se a educação 😡
Fontes dessa thread:

- Artigo da Pediatrics, que contém outros estudos sobre o tema:
pediatrics.aappublications.org/content/146/2/…

- Coletânea de + 60 artigos sobre COVID-19:
dontforgetthebubbles.com/evidence-summa…

- Posicionamento da OMS sobre o papel das escolas na pandemia:
noticias.uol.com.br/ultimas-notici…

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28 Aug
As escolas estão fechadas em quase todo o Brasil há mais de 5 meses.

Há diversas evidências que mostram os IMPACTOS desse longo fechamento das escolas sobre a vida no FUTURO desses alunos q são impactados AGORA.

Acredite: 40 anos depois o impacto ainda é sentido!

Segue
👇
Um estudo comparou indivíduos da Áustria e Alemanha com outros da Suiça e Suécia quando tinham 10 anos, e q foram impactados pelo fechamento de escolas na 2a Guerra Mundial.

40 anos depois, esses indivíduos ainda tinham salários menores, resultado da perda educacional sofrida.
O furacão Katrina devastou Nova Orleans em 2005, e forçou o fechamento das escolas durante 2 meses.

Um estudo mostrou q foram necessários 2 ANOS COMPLETOS p/ compensar o aprendizado perdido, trabalhando questões técnicas e principalmente emocionais com os alunos.
Read 9 tweets
25 Aug
Os países que são referências de QUALIDADE na educação tem uma característica em comum: a VALORIZAÇÃO de seus PROFESSORES.

👇👇👇
Ainda, há outro ponto que é observado nesses países: é difícil de ENTRAR na faculdade de licenciatura / pedagogia, além de, no final, esses profissionais serem extremamente qualificados.

Mas e no Brasil, a gente vê isso?

Na verdade, por aqui a gente vê o contrário.
Na ENTRADA, os futuros professores já tem desempenho INFERIOR no ENEM do que os outros cursos, em todos os estados do Brasil.
Read 5 tweets
21 Aug
5 MESES!

Esse é o tempo que as ESCOLAS permanecem FECHADAS no 🇧🇷, com exceção do Amazonas, que voltou recentemente.

Mas o que mostram as EVIDÊNCIAS a respeito dos países que já voltaram? Ainda, qual é o impacto desse longo fechamento de escolas para alunos e sociedade?

👇👇👇
Os estudos sobre o tema tem saído agora, mas há alguns consensos se formando.

1 deles: o vírus é muito menos agressivo nas crianças do que nos adultos. A mortalidade proporcional da gripe comum é 4,5x maior do que a da Covid19 em crianças.

+ de 60% delas ñ apresentam sintomas.
Estudos realizados na Austrália e Reino Unido mostraram baixa infectividade das crianças nos ambientes escolares.

Em 1 dos casos, 18 alunos e funcionários frequentaram a escola, com 863 pessoas próximas.

Foram registrados apenas 2 casos secundários (transmitidos).
Read 10 tweets
6 Aug
ALTO INVESTIMENTO x PÉSSIMO APRENDIZADO: o caso de Porto Alegre

Tenho apresentado BONS CASES EDUCACIONAIS em estados do 🇧🇷.

Mas há experiências RUINS?

Um exemplo é PORTO ALEGRE (RS), q fez escolhas ERRADAS que ENCARECERAM a educação e não trouxeram RESULTADO!

Segue o fio 🧵
Porto Alegre tinha todas as condições para ter BONS indicadores de aprendizado: é a capital que MELHOR REMUNERA os professores, maior investimento por aluno, tem uma BOA INFRA nas escolas e boa condição SOCIOECONÔMICA DOS ALUNOS.

Contudo, os indicadores por lá são alarmantes.
Em todo o Ensino Fundamental, os resultados do IDEB da capital do RS são inferiores à média nacional.

Entre as 27 capitais no BR, Porto Alegre fica na parte debaixo da tabela, na 15a posição.

7 em cada 10 crianças não possuíam conhecimentos suficientes em Leitura e Matemática.
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4 Aug
A EDUCAÇÃO SÓ VAI MUDAR COM GRANDES REFORMAS?

Embora elas sejam bem-vindas, podemos melhorar bastante com pequenas mudanças.

Muitas vezes é o COMO se gasta, não o QUANTO.

Veja alguns casos no Brasil que comprovam isso 👇
Vejam o caso do Ceará: deixou claro que é fundamental ter INCENTIVOS certos.

No estado, parte dos recursos do ICMS é repassado de acordo com os RESULTADOS da educação dos municípios.

A consequência?

82 das 100 melhores escolas do Brasil são do estado, segundo o IDEB de 2017.
Inclusive, essa proposta adotada no Ceará do ICMS educacional é semelhante ao projeto de lei que estou propondo na @AssembleiaSP e que pode ser votado nos próximos dias!
Read 10 tweets
20 Jul
MINHA VISÃO SOBRE O NOVO FUNDEB

Muita gente tem me questionado sobre o que acho sobre o novo FUNDEB, que deve ser votado nessa semana na Câmara dos Deputados. #votaFundeb

Queria compartilhar alguns pontos com vocês, sobre pontos específicos do projeto, e seus desdobramentos
🔽
AUMENTO PARTICIPAÇÃO GOV. FEDERAL

Na proposta original, o Gov. Federal aumenta sua participação para 20%, após um período de transição de 5 anos, equilibrando + o financiamento.

Pq não condicionar esse aumento a melhora dos indicadores de ensino nos municípios Brasil a fora?
RENDA MÍNIMA?

Na proposta enviada pelo governo, 5% dos 10% de aumento gradual seriam utilizados p/ o Programa Renda Brasil, que substituiria o Bolsa Família.

Seria criado um voucher de R$250 por família p/ utilização na Educação Básica.

Mas existem alguns problemas:

(1/2)
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