A guerra contra o crime é assimétrica e injusta: enquanto um lado tem que seguir a lei e todos os regulamentos, o outro lado - o lado do crime - pode tudo.

Na sexta-feira, dia 2/10, a equipe da 12a Delegacia de Polícia Civil do Rio provou que essa guerra injusta pode ser vencida
A temperatura subira no Rio e as praias encheram. Com os banhistas vieram os predadores de sempre: marginais oportunistas e violentos, profissionais do crime, atacando em bando, roubando celulares, cordões e bolsas.

Mas naquele dia eles tiveram uma surpresa.
Uma equipe de policiais civis esperava por eles.

A equipe da 12a DP passava desapercebida no meio da multidão. Confundidos com cidadãos comuns, os policiais estavam em posição privilegiada para flagrar os criminosos em ação e efetuar a prisão.
As prisões foram muitas. Os quatro policiais foram heróis, enfrentando os grupos de bandidos em uma situação volátil e perigosa, demonstrando perícia, coragem e profissionalismo.

Naquele dia, naquele local, o jogo virou a favor do bem, da lei e da ordem.
Ações inovadoras como essa criam incerteza e insegurança para o marginal, que nunca saberá se há um policial o observando.
Meus parabéns ao Secretário de Estado de Polícia Civil Alan Turnovsky, à Delegada Bianca Vasconcelos, Titular da 12a DP, ao policial Gustavo Fossati, Chefe da 12a DP e ao meu querido amigo, o policial Alexandre Chaves, que foi um dos 4 heróis.
Muito obrigado por sua disposição e coragem.

Que essa inovação seja ampliada e se torne permanente.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Roberto Motta

Roberto Motta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rmotta2

12 Oct
Uma mentira repetida mil vezes vira verdade. Qualquer ideia, por mais sem sentido e equivocada que seja, quando apresentada como a única versão oficial, acaba penetrando na consciência cívica de uma nação e pode conduzi-la ao desastre.

Vejam a França.
Depois da Primeira Guerra Mundial, as escolas francesas desempenharam um papel-chave na supressão de fatos desagradáveis sobre o conflito em nome do "pacifismo".
Os livros de história foram reescritos para eliminar qualquer "inspiração bélica", em um esforço liderado pelo principal sindicato de professores, o Syndicat National des Instituteurs.

Foi o "desarmamento moral".
Read 7 tweets
12 Oct
Quem achou um absurdo a libertação do chefe do PCC, precisa entender como tudo começou. Vou te contar uma história.

Em 1990 o Brasil vivia mais uma crise de criminalidade.

A Lei dos Crimes Hediondos (8.072) daquele ano foi uma tentativa de responder à crise.
A lei enumerava os crimes considerados hediondos e determinava que, nesses casos, a pena do criminoso deveria ser cumprida integralmente em regime fechado. Ou seja, o criminoso deveria ficar preso de verdade.
Em 1992 a atriz Daniela Perez foi brutalmente assassinada a tesouradas. Apenas SETE ANOS depois o casal assassino já estava livre.

O crime - homicídio qualificado - não era considerado hediondo.
Read 8 tweets
11 Oct
Deixa eu te contar uma história que você acha que conhece, de um jeito totalmente novo.

A Revolução Francesa começou em 1789 e durou dez anos. Foi a revolução da “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.

Então.
Os franceses derrubaram uma monarquia, fundaram uma república e – em nome da liberdade - mataram milhares de pessoas. Foi preciso até inventar um instrumento para facilitar as execuções: a guilhotina.

E depois de toda a matança, acabaram na ditadura, de um imperador: Napoleão.
Napoleão envolveria toda a Europa em guerras sangrentas e ficaria no poder até 1815, quando a monarquia foi restaurada na França.

Tanta matança, e no final volta o Rei.

Passa o tempo.
Read 14 tweets
10 Oct
Continuam reverberando as ofensas que recebi no grupo de Facebook formado por ex-alunos e alunos do colégio religioso onde estudei no Rio.

Meu crime: me declarar CONSERVADOR e a favor da liberdade, do combate ao crime, da igualdade perante a lei e da educação sem ideologia.
Por esse crime, fui julgado e condenado por um tribunal stalinista instantâneo. Algumas das expressões com que fui ofendido são motivo suficiente para um processo judicial.
Qualquer um que tenha acesso ao material - que não publicarei para não dar publicidade a quem não merece - ficará chocado com a ignorância, a violência, a insensatez e o ódio que escorrem dos comentários.
Read 7 tweets
9 Oct
Estão usando o pânico para nos transformar em marionetes.

É lógico que devemos nos preocupar com a doença e tomar cuidados sensatos e proporcionais.

Mas nossos filhos perderam quase um ano letivo inteiro.
Nossos filhos estão desmotivados, alguns até deprimidos, ouvindo o argumento de que “a volta às aulas pode esperar”. Não, não pode.

O ensino é essencial. Ele é fundamental para uma sociedade livre e autônoma.
Que país é esse que reabre shoppings e restaurantes e mantém as crianças sem aula? Por acaso essas mesmas crianças não se aglomeram nos shoppings, nas praias, nos parquinhos e no transporte coletivo?
Read 9 tweets
8 Oct
Às vezes me perguntam: você acha que eleger uma pessoa faz alguma diferença? O que pode fazer um único homem?

Às vezes, respondo a essa pergunta com histórias.

A melhor forma de explicar o poder de um líder é contar a história do rei-guerreiro que salvou a civilização ocidental
Se você acha que as ações de um único homem não têm muita importância, você precisa conhecer a história da Batalha das Termópilas. Durante 2 dias em 480 A.C. 300 soldados espartanos bloquearam a passagem dos 150 mil persas que estavam conquistando o mundo.
Embora todos os 300 tenham caído em combate, eles conseguiram retardar a marcha dos persas e inspirar a Grécia para a vitória final. Se não fossem aqueles 300 não haveria Sócrates, não haveria Platão nem Aristóteles; não haveria democracia e nem a civilização ocidental.
Read 20 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!