Uma análise de como sociedades reagiram às pandemias ao longo dos últimos séculos revela semelhanças fascinantes com os dias de hj. Negar a doença, atacar médicos, promover teorias de conspiração, culpar um país asiático: quase nenhuma das estratégias vistas em2020 é novidade🧵👇
Em artigo recente, Birgit Aschmann, professora de história da Universidade Humboldt em Berlim, descreve a chegada da cólera na Prússia em 1831. Apesar das diferenças (cólera é uma bactéria), o ensaio sobre a reação da sociedade à doença revela numerosos paralelos com 2020.
Os prussianos chamaram a doença de "coléra asiática", ñ apenas por sua origem mas tb pela crença de q ela só afetaria civilizações vistas na época como inferiores. Quando a doença chegou naEuropa, o gov optou pela retórica nacionalista, mobilizou o exército e fechou as fronteiras
Teorias da conspiração se espalharam rapidamente. Muitos negaram a existência da doença. Outros diziam que se tratava, na verdade, de um complô secreto para envenenar e matar a população. Médicos e gestores públicos sofreram ameaças e foram atacados.
Pessoas acumulando grandes quantidades de produtos, escassez nos mercados, debates intermináveis sobre a reabertura das escolas, universidades, bares, teatros e enterros das vítimas sem presença dos familiares marcaram o debate público na Berlim de 1831.
Com o passar do tempo, cresceu o cansaço da população com as medidas de distanciamento social - que tiveram forte impacto na economia e desequilibraram as finanças públicas de várias cidades, como Danzig.
A cólera voltou a se disseminar pela Prússia mais três vezes até o fim do século XIX: em 1848, 1866 e 1873.
Mesmo quando um médico britânico já havia comprovado, em 1854, que a doença era transmitida por meio da água contaminada, negacionistas conseguiram atrasar reformas do sistema público de tratamento da água até o final do século 19.
faz.net/aktuell/politi…
Durante praticamente todas as pandemias nos últimos séculos, médicos sofreram ameaças de adeptos de alguma teoria da conspiração, os quais dificultaram, com seu fanatismo, o trabalho de salvar vidas.
brasil.elpais.com/opiniao/2020-1…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Oliver Stuenkel 🇧🇷

Oliver Stuenkel 🇧🇷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @OliverStuenkel

7 Oct
Acabei de concluir a leitura de "A Invenção da Natureza", livraço da historiadora Andrea Wulf sobre Alexander von Humboldt (1769-1859), geógrafo prussiano q viajou pela América Latina e estudou como o desmatamento impacta o clima, criando a base para o ambientalismo de hj. 👇🏽🧵
Humboldt foi o 1° a descrever as funções fundamentais da floresta para o ecossistema e o clima: a capacidade das árvores de armazenar água e enriquecer a atmosfera com umidade e a proteção do solo. Tb escreveu sobre o impacto das árvores no clima por meio da liberação de oxigênio
Os efeitos da intervenção da espécie humana já eram ‘incalculáveis’, insistiu Humboldt, e poderiam se tornar catastróficos se continuassem a perturbar a natureza de forma tão "brutal" -- argumentos que só desembarcariam no mainstream da política 200 anos depois.
Read 11 tweets
6 Oct
A essa altura, todo mundo já notou que a pandemia pesou de maneira bastante desigual entre a população. Dois artigos publicados no @FinancialTimes e no @WSJ de hoje analisam o que mais contribui para a diferença. 🧵👇
Segundo as matérias, viver em um país dotado de um sistema de saúde funcional, não ter filhos e poder recorrer ao home office são os fatores mais decisivos.
O colunista Janan Ganesh conta como famílias com filhos pequenos foram as mais prejudicadas. Acúmulo de funções, conflitos conjugais e falta de preparo para assumir um homeschooling forçado fizeram com que mães e pais tivessem níveis de estresse muito além da média.
Read 6 tweets
5 Oct
Cresce a pressão para q Biden apoie mudanças históricas no sistema político caso seja eleito. A pressa republicana em aprovar a juíza nomeada por Trump fortaleceu osDemocratas q acreditam ser necessário copiar o “vale-tudo”republicano, jogando no limite máximo da Constituição👇🧵
Caso os democratas consigam vencer e garantir tanto a presidência quanto a maioria no Senado e no Congresso, três propostas ofensivas estarão na mesa. A primeira é transformar Porto Rico e Washington DC em estados, aumentando o número de senadores de 100 para 104.
Na prática, essas vagas adicionais passariam anos sendo ocupadas por democratas. A medida faz todo sentido e encerraria uma aberração no sistema político americano. A 2ª proposta consiste em acabar com o chamado filibuster no Senado.
Read 8 tweets
30 Sep
Bolsonaro lashes out at Biden for having offered Brazil financial support in the fight against deforestation & writes that "OUR SOVEREIGNTY IS NOT NEGOTIABLE." Brazil's president is clearly not worried about becoming a global pariah. Quite to the contrary,it helps him electorally
From an electoral point of view, international isolation, including sanctions against Brazilian products, is desirable for Bolsonaro: it helps him strengthen the narrative that the world is a dangerous place and that dark forces seek to destroy Brazil and take away the Amazon.
The existence of an international alliance of powerful actors who seek to weaken Brazil is a helpful ingredient to justify the adoption of exception (i.e. authoritarian) measures. If Biden wins, Bolsonaro can say: communists/globalists and climatists are in power all around us.
Read 8 tweets
29 Sep
Brazil's president Bolsonaro and his vice-president Mourão are in open disagreement about one of the most important decisions the government will have to make until 2022: how to react to US pressure to exclude Huawei from the 5G bidding process. 👇🧵www1.folha.uol.com.br/poder/2020/09/…
After Mourão had recently said he was against discriminating against telecommunication companies based on their country of origin (i.e., that he is against banning Huawei), Bolsonaro publicly shot back, stressing that "Who will decide 5G is me, nobody else. I will decide 5G."
Bolsonaro is deeply committed to strengthening ties to Trump. Given that Brazil has delivered very little to the US president so far (China is as influential as ever in Latam, and Brazil has been unhelpful vis-à-vis Venezuela), Bolsonaro is desperate to have something to show.
Read 8 tweets
27 Sep
Saiu uma nova biografia de Joseph McCarthy, um charlatão famoso nos anos 1950 por liderar o combate a supostos comunistas infiltrados no governo americano. McCarthy nunca achou um só comunista, mas esse era um detalhe irrelevante. As semelhanças com Bolsonaro são fascinantes 🧵👇
McCarthy tinha uma carreira política de pouco destaque até se empolgar durante uma palestra e alegar que tinha uma lista de comunistas infiltrados no governo. A mentira rendeu visibilidade nacional e, a partir de então, a caça aos vermelhos virou a grande bandeira do senador.
A estratégia do macartismo era lançar acusações falsas sobre centenas de pessoas. Se alguém apontava para o absurdo das punições e a falta de rigor das investigações, McCarthy se protegia c/ um truque barato:dizia q o descontente estava incomodado pq trabalhava para os soviéticos
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!