heliopaz Profile picture
13 Oct, 6 tweets, 4 min read
O fim de Renato no @Gremio, no @Flamengo ou na @CBF_Futebol foi decretado aqui: Pedro Bouças com Jesualdo Ferreira - Bolas Paradas via @YouTube

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with heliopaz

heliopaz Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @heliopaz

15 Oct
@cacazinnha @rll_22 @CMP081 @felipecb_ @SeuOurives @Hospicio3color @LetoCarrion @GremioEGames Aprendi várias coisas hoje sobre o trabalho dentro do @Gremio, que derrubam várias de nossas crenças (e da imprensa também)… SIGAM O FIO! :)
Sobre "lapidar": hoje, os grandes craques (de seleção S17 e S20) são os raros jogadores muito acima da média. Esses dominam os fundamentos, tem + confiança e se desenvolvem melhor fisicamente. Todo o resto está muito abaixo. S/campos de várzea = - destreza e - motricidade.
Não há nem como comparar a quantidade de jogadores que Renato lançou no @Gremio com nenhum outro treinador: nem nosso, nem da grande maioria dos grandes clubes brasileiros na última década. Porém, há medo de lançar os muito novos, pois Yuri Mamute e Lincoln não deram certo.
Read 16 tweets
14 Oct
Tantos anos dando murros em ponta de faca me ensinaram: posso, sim, voltar a ser um curador ou facilitador. Lançar perguntas. Propor dinâmicas. Bem melhor do que já fui. Mas sou anos-luz mais oficineiro e palestrante do que cientista. Sei como fazer ciência, mas não sou do meio.
O tipo de interesse e do grau de dedicação que me fascina está muito mais em observar, conversar, aprender e divulgar e auxiliar do que em ser capaz de fazer algo novo. Não sou inteligente o suficiente pra fazer algo relevante.
Há um tipo de perrengue operacional que eu consigo resolver de boas (e adoro fazer): falta de infraestrutura; acolhimento; usar a artesania quando a tecnologia estiver indisponível. Para a burocracia dos formulários e para a competição por verba, sou uma negação.
Read 14 tweets
27 Mar
Se não me engano, o ano era 2014. Eu ainda era considerado professor universitário. Fui designado para palestrar junto a uma celebridade midiática local para o CDL de um município pequeno, porém, próspero, cuja economia girava em torno de pequenas e médias indústrias calçadistas.
A região é a do Vale do Rio dos Sinos, próxima à Grande Porto Alegre, no RS. Culturalmente, a maioria de seus habitantes é muito simples, trabalhadora, objetiva e ultraconservadora, com profundo medo e desconfiança de quem venha de fora (sobretudo se tiver a pele mais escura).
A maioria das pessoas se conhece. Quase todos são católicos. O espírito de solidariedade comunitária se faz bastante presente no cotidiano, onde se preza muito a privacidade. Trata-se de uma região de descendentes de alemães como maioria.
Read 28 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!