heliopaz Profile picture
15 Oct, 16 tweets, 6 min read
@cacazinnha @rll_22 @CMP081 @felipecb_ @SeuOurives @Hospicio3color @LetoCarrion @GremioEGames Aprendi várias coisas hoje sobre o trabalho dentro do @Gremio, que derrubam várias de nossas crenças (e da imprensa também)… SIGAM O FIO! :)
Sobre "lapidar": hoje, os grandes craques (de seleção S17 e S20) são os raros jogadores muito acima da média. Esses dominam os fundamentos, tem + confiança e se desenvolvem melhor fisicamente. Todo o resto está muito abaixo. S/campos de várzea = - destreza e - motricidade.
Não há nem como comparar a quantidade de jogadores que Renato lançou no @Gremio com nenhum outro treinador: nem nosso, nem da grande maioria dos grandes clubes brasileiros na última década. Porém, há medo de lançar os muito novos, pois Yuri Mamute e Lincoln não deram certo.
O que o @Gremio faz de diferente? Põe os sub-18 p/jogar a Copa SP (que é sub-19; sem craques e com a diferença enorme da musculatura em apenas um ano, faz muita diferença). É mais pra "criar casca" do que pra disputar título. Mesmo assim, fomos vice em 2020.
Usando a mesma estratégia (de enviarmos um plantel com um ano a menos do que o limite etário para o torneio em questão), fomos campeões da Copa RS Sub-20 2019 (em dezembro – antigo Brasileirão Sub-20).
Como agora há o Brasileirão de Aspirantes, o aproveitamento dos que estouraram os 20 anos do Sub-20 mas ainda não estão bem prontos jogam no time de transição, que passa a ter uma importância maior.
Sobre os títulos no time de cima: o Gauchão é um estorvo no calendário e clubes do nosso porte pertencem a outra "prateleira". Não deveriam se misturar. Mas, já que temos que disputá-lo, a pré-temporada é curta e já se pode experimentar vários guris.
Todos os times foram prejudicados devido à quarentena: a parada atrapalhou o desenvolvimento físico; os treinos online não foram a mesma coisa; ter passado muito tempo sem ritmo de jogo e já entrar direto em dois jogos e três competições por semana prejudicou a todos.
Quanto mais viagens se faz e quanto mais longe for o lugar, menos se treina. É ruim para o @Gremio e ruim para todos? Não para os clubes do eixo RJ-SP-MG e é muito pior para os clubes de CE e BA do que para nós. Realmente faz diferença.
Renato não dá bola para os analistas de desempenho, mas deveria. Hoje em dia, eles tem sido fundamentais tanto na prospecção de jogadores de fora que não passaram pelas nossas escolinhas quanto para a análise dos adversários. O @Gremio é um dos pioneiros e dos melhores do Brasil.
Independentemente da idade ou de ser "bruxo", isso é importante, pois é possível listar jogadores c/as características que o @Gremio precisa, mas que tem mau relacionamento com um ou dois no plantel. Então, não dá pra trazer. O "Q.I." é subjetivo, mas também importa p/ganhar.
A quantidade de contratações que dão "certo" ou "errado" no @Gremio não são diferentes das dos demais clubes da Série A (salvo o @Flamengo de 2019-2020 – não é só pelo $, não foi só pelo JJ, mas é isso e, também sorte). Nós não olhamos para os buracos da grama do vizinho.
A fisiologia, a medicina, a nutrição e o preparo físico são avaliados todos os dias: Renato recebe a recomendação sobre quanto tempo cada jogador aguenta com o menor risco possível de lesionar-se sozinho (articulações e musculatura). Há intuição misturada com medo e necessidade.
No futebol, todo o enorme custo e o imenso trabalho de tanta gente é responsável por apenas 50% dos resultados. os outros 50% dependem enormemente do acaso. O que não se pode aceitar (e o @Gremio não faz) é estar mais próximo de 100% do que de 50% no índice de acaso.
Inevitavelmente, o "bruxismo" é inerente a todo e qualquer treinador. Acho que a imprensa especializada da internet e da TV por assinatura nos acostumou a pensarmos em termos complexos e em discutirmos posicionamento tático como nunca se fazia. Então, o discurso do Renato irrita.
A esmagadora maioria dos dirigentes é amadora. Se a direção de futebol é à moda antiga e não possui envolvimento com a base, com os agentes, com os treinadores, seu discurso também será vazio e também irá nos irritar.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with heliopaz

heliopaz Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @heliopaz

14 Oct
Tantos anos dando murros em ponta de faca me ensinaram: posso, sim, voltar a ser um curador ou facilitador. Lançar perguntas. Propor dinâmicas. Bem melhor do que já fui. Mas sou anos-luz mais oficineiro e palestrante do que cientista. Sei como fazer ciência, mas não sou do meio.
O tipo de interesse e do grau de dedicação que me fascina está muito mais em observar, conversar, aprender e divulgar e auxiliar do que em ser capaz de fazer algo novo. Não sou inteligente o suficiente pra fazer algo relevante.
Há um tipo de perrengue operacional que eu consigo resolver de boas (e adoro fazer): falta de infraestrutura; acolhimento; usar a artesania quando a tecnologia estiver indisponível. Para a burocracia dos formulários e para a competição por verba, sou uma negação.
Read 14 tweets
13 Oct
O fim de Renato no @Gremio, no @Flamengo ou na @CBF_Futebol foi decretado aqui: Pedro Bouças com Jesualdo Ferreira - Bolas Paradas via @YouTube
Read 6 tweets
27 Mar
Se não me engano, o ano era 2014. Eu ainda era considerado professor universitário. Fui designado para palestrar junto a uma celebridade midiática local para o CDL de um município pequeno, porém, próspero, cuja economia girava em torno de pequenas e médias indústrias calçadistas.
A região é a do Vale do Rio dos Sinos, próxima à Grande Porto Alegre, no RS. Culturalmente, a maioria de seus habitantes é muito simples, trabalhadora, objetiva e ultraconservadora, com profundo medo e desconfiança de quem venha de fora (sobretudo se tiver a pele mais escura).
A maioria das pessoas se conhece. Quase todos são católicos. O espírito de solidariedade comunitária se faz bastante presente no cotidiano, onde se preza muito a privacidade. Trata-se de uma região de descendentes de alemães como maioria.
Read 28 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!