O que tem causado mais surtos de Ebola? Desflorestamentos. Com a derrubada e queimada de florestas pra plantio, animais ficam mais próximos de humanos e aumentam chances de contágio.

Epidemics and Society, by Frank M. Snowden
a.co/fDvZR5Y
No Oeste Africano, o agronegócio trouxe a ocupação de terras, o desmatamento e a monocultura que colocou mais pessoas em condições precárias convivendo com morcegos que perderam o hábitat.

Epidemics and Society, by Frank M. Snowden
a.co/4NYL79u
Desmatamento traz o contato com novos vírus, já garimpo ilegal e outras formas de exploração (como hidrelétricas) trazem o contato com mais pessoas e as vias de saída por onde pessoas doentes vão para centros urbanos e aglomerações.
Epidemics and Society:
a.co/i2nMp8P
Outro fator que ajuda doenças infecciosas a surgirem: tráfico de animais. Como o tráfico de pangolins pode acabar explicando a COVID:

nyer.cm/FIVq5V4

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Atila Iamarino

Atila Iamarino Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @oatila

18 Oct
Em uma aula sobre redes sociais, brinquei que se o Facebook quisesse, uma informação poderia deixar de existir pra 2,5 bi de usuários. O WSJ noticiou agora que fizeram exatamente isso, reduzindo mais e intencionalmente o alcance de publicações de esquerda. wsj.com/articles/how-m…
Desde 2017, o alcance de jornais como um todo caiu na platforma, mas ele foi propositalmente maior pro tipo de imprensa contrária ao que o Zuck tem se aliado. É 1 pessoa controlando a realidade de 2,5 bilhões de outras.
Pra quem citou que o Facebook é enviesado ou lembrou do “Dilema das Redes”, a questão aqui é outra. Não é uma questão do que o FB promove ou quem explora melhor as táticas da rede. Ou mesmo um perfil suspenso. É o FB passar anos escondendo algumas mídias por escolha.
Read 12 tweets
14 Oct
Pra quem tá (legitimamente) ofendido com a postagem abaixo, vocês não tem ideia do prejuízo que o país vai tomar com esse silêncio letal. Além das vidas todas que vamos perder por um motivo evitável, essa pasmeira sanitária do Brasil não dá a menor segurança pro mercado.
Vai ter aula presencial? Até onde a vida "normal" retoma? É o que mais me perguntam, mas isso depende das ações agora. Sem agir, o Brasil não gera a menor confiança de que 2021 será melhor. Tanto pra investidores nacionais quebrando, quanto internacionais (que já partiram).
O Brasil é o paciente que já perdeu uma perna por infecção porque não teve o menor cuidado consigo, enquanto outros países só perderam os dedos de um pé. Agora corre o risco de perder a outra perna em 2021 e quem vende tênis não tem a menor segurança de que não será o caso.
Read 7 tweets
13 Oct
"A desinformação espalhada pela mídia, por líderes públicos e indivíduos com grande projeção de mídia social, contribuiu para uma parcela desproporcional do fardo da COVID-19: nós abrigamos 4% da população global, mas somos responsáveis por 22% as mortes globais por COVID-19."
[nos EUA, o Brasil tem 2,7% da população mundial e 14% das mortes]
"Abaixo estão recomendações importantes para comunidade científica, profissionais de saúde pública, membros do público e a indústria, sobre o que fazer para neutralizar com eficácia o efeito da desinformação"
"Coordenar uma campanha de influenciadores apoiando a ciência e a saúde pública. Um estudo das mensagens da COVID-19 em redes sociais mostrou que a desinformação de políticos, celebridades e outras figuras representaram cerca de 20% das alegações, mas 69% do envolvimento total"
Read 8 tweets
13 Oct
Que a OMS defende que lockdown não é solução única. Eles não dizem que não funciona, dizem “pare de usar o lockdown como seu método de controle primário, desenvolva sistemas melhores para fazê-lo”. Vulgo rastreio de contato e testes. Dão lockdown como medida extrema.
Ninguém falou: só lockdown salva. Os melhores exemplos que temos (Vietnã, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Alemanha, Senegal, etc.) são países que, se muito, contaram com lockdown pontual, pra resolver uma região ou um período. Por longo prazo, só rastreio, teste e isolamento.
Mas aí, como já fizeram com assintomáticos, vacinas e afins, pegam algumas falas da OMS, tiram de contexto e distorcem o possível pra anular iniciativas legítimas de combate à COVID. O que fala muito mais sobre o caráter e intenção de quem faz isso do que sobre o combate em si.
Read 4 tweets
8 Oct
"Em grande parte do país, as pessoas simplesmente não usam máscaras, principalmente porque nossos líderes disseram que máscaras são ferramentas políticas em vez de medidas de controle de infecção que funcionam."
"O governo apropriadamente investiu pesado em desenvolvimento de vacinas, mas a retórica politizou o processo de desenvolvimento e gerou uma desconfiança crescente do público."
"Temos uma enorme expertise em saúde pública, políticas sanitárias e biologia básicas [...] E muitos dessa expertise nacional fica em instituições governamentais. Mesmo assim nossos líderes optaram por ignorar ou mesmo rebaixar experts."
Read 7 tweets
5 Oct
p.s. Isso não é um "cientista enloquecendo" ou "que abriu mão". Isso é alguém fechado em casa por 7 meses em um país com quase 150 mil mortes por COVID-19 que não fez o suficiente pra proteger seus cidadãos, que não tem nem um Ministério da Saúde que fala ou orienta a população. Image
Se tá incômodo, se é estranho, se dá aflição sair ou fazer algo é porque é. O mundo não tá normal. Morrerem 700 pessoas por dia de uma doença evitável não é normal. Estamos em uma pandemia. Que só vai durar mais se for ignorada.
"O problema com normalizar mortes é esse: permite mais mortes. Torna fácil pros horrores das mortes pelo vírus saírem do noticiário, pra divergir recursos da saúde pública e pra os políticos futuros tratarem a próxima pandemia com ainda mais displicência."
watson.brown.edu/research/2020/…
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!