Ninguém quer um novo confinamento. Mas a realidade pode ser mais forte que o nosso desejo. Outros países europeus já voltaram a confinar de alguma maneira. É altura de discutir os termos do novo confinamento. A experiência em Israel é interessante:

De forma surpreendente, o 2º confinamento funcionou mais rápido que o primeiro, apesar de não ter regras tão apertadas.
Compreender os mecanismos de transmissão da doença ajuda-nos a tomar as melhores decisões: não faz sentido fechar tudo!
creches e escolas primárias podem continuar, o resto deve ser ponderado um regime misto. A maioria das lojas pode manter portas abertas desde que com regras, mas locais onde se come e bebe, especialmente se sem ventilação, terão que passar para take-away
Há coisas que não mudaram desde março - a comunicação deve ser clara e a ação deve ser rápida! Adiar decisões importantes pode ter consequências graves.
Podemos não ter escolha, a capacidade do nosso ecossistema de saúde pode deixar de dar resposta, tanto Covid como não Covid.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mário A. Macedo

Mário A. Macedo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @Mmacedo_tweets

28 Oct
🚨relatório semanal Covid🚨 Estamos no dia 119 da pandemia, cansados e com uma sociedade muito mais polarizada que em abril. Onde a infodemia se alastra e demonstra a necessidade de uma melhor estratégia de comunicação e divulgação de informação
A semana foi bastante má: quase 25k novos casos, um aumento de 27%. Mais preocupante, a pandemia parece ter chegado a população mais vulnerável, pelo demonstrado pela evolução recente dos doentes internados.
A proporção de internados/ativos aumentou de 2,6% para 3,5%
Nos UCI, a proporção aumentou, devagar mas de forma estável, 0,38% --> 0,51%
Estamos muito perto do máximo atingido em abril, infelizmente, tudo indica que serão estabelecidos novos máximos.
nos últimos 14 dias, duplicamos os doentes internados em uci!
Read 4 tweets
19 Oct
👉🏽Porque não faz sentido fazer o teste logo após um contacto de alto risco? 👈🏽
Tenho ouvido várias vezes essa pergunta (fio)
- contacto alto risco aconteceu no dia 0, ao testado ao dia 1 teremos 90% possibilidade de ter um teste negativo que causa uma falsa sensação de segurança.
Período de contágio, na maioria dos casos são entre 2-5 dias. Bem feito e com segurança, contacto de alto risco deve fazer isolamento e ser testado pelo 8º dia. Se negativo e sem sintomas ser libertado ao 10º dia.
Ou seja:
👉🏽 contacto de *alto risco* implica sempre isolamento

Tenho apanhado algumas situações, que fruto da pressa das pessoas (percebo, querem trabalhar e ter vida normal, talvez ninguém explicou isto convenientemente) tentam acelerar o processo.
Read 6 tweets
16 Oct
no momento atual da evolução pandémica, o reforço das equipas de saúde pública, antecipa o contacto com o cidadão e trará benefícios a vários níveis:
- primeira e óbvia, permite quebrar ou diminuir impacto das cadeias de transmissão
mas há mais, com impacto na economia
- Afinal o cidadão até era contacto de baixo risco, é contactado ao 2º dia e não ao 12º, são 10 dias a menos de absentismo.
- é mesmo alto risco, as necessidades de testagem e isolamento são aferidas rapidamente e as burocracias tratadas
para a maioria de nós, ficar em casa a aguardar um contacto que pode demorar é bastante complicado. há a tentação para ir à rua, tentar ir trabalhar (tenho visto de tudo)
- Equipas bem reforçadas também contribuem para melhorar a confiança do cidadão no sistema
Read 4 tweets
13 Oct
É altura de reeditar os relatórios semanais da Covid, para acompanhar a segunda vaga. Vamos a isso!
semana 6-13 com aumento de 8809 casos, ou 10,96% de aumento. nos primeiros 7 dias de Abril o aumento foi de 94,16%, o maior aumento semanal registado em PT
(fio 1/7)
Aumento lento mas estável de utentes internados. tanto em enfermaria como UCI. +184 internados o que equivale a 25,13% (916 total). em UCI + 28 doentes, hoje com 132.
Pico de internamentos foi de 271 em UCI a 7/04 e 1302 internados em 16/04. (2/7)
A capacidade de internamento em enfermaria é mais elástica. O SNS tem cerca de 21 mil camas, com capacidade de expandir temporariamente para os pavilhões militares. Em UCI o número é mais estanque, de momento temos à volta de 820 camas, temos 16% ocupadas com doentes Covid (3/7)
Read 7 tweets
15 Sep
Ao entrar na segunda vaga, vamos rever as 🚨atualizações da covid em pediatria 🚨
- para começar, as crianças podem apanhar covid. Parecem ter uma probabilidade menor de serem contagiadas, mas podem ter doença. A menor probabilidade também se pode explicar por ser um
Grupo etário menos testado. Dentro da pediatria, o grupo até 1 ano é responsável por +/- 28%. Novamente, pode ser fruto de mais testes nesta faixa etária pelo que estão sobrerepresentados
- como se dá contágio? A grande maioria c exposição em casa. Uma minoria por pessoal docente
Parece indicar que a transmissão por crianças é menor/não existente. Crianças grandes ou adolescentes a transmissão é igual aos adultos. Em 107 casos sul coreanos onde a criança pequena foi o caso index em casa, apenas 1 houve contágio aos pais
Read 10 tweets
4 Aug
E que tal um fio sobre a atualidade do sistema de saúde EUA perante a crise pandémica?
Havia rankings que o colocavam como o melhor sistema para enfrentar uma crise. A realidade bateu de frente com esta ideia. Má gestão política e falhas estruturais contribuíram para o resultado
Um sistema baseado em seguros e prestadores privados, depende enormemente da atividade programada. Mas em crise esta atividade é reduzida ou suspensa em todo o lado (não foi só em Portugal como alguns afirmam).
Sem esta atividade, os prestadores privados ou vão à falência (o que tem ocorrido) ou fazem cortes drásticos, forçando os trabalhadores da saúde a condições indignas e pouco seguras, o que por sua vez aumenta o risco para o doente

inthesetimes.com/article/22689/…
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!