Na @GloboNews estavam debatendo sobre Georgia e racismo nas eleições, com os queridos @MarceloLins68 e @gugachacra e @CesarTralli. Não consegui comentar sobre isso no ar, mas trago alguns pontos para ver o tamanho da importância do crescimento democrata ali. A THREAD:
Colégio eleitoral: foi um compromisso para agradar estados com escravos. Como os escravos não votavam, esses estados tinham medo que sempre perderiam no voto direto. Criaram um colégio que contava que cada escravo era 3/5 de um livre, tá na Constituição. nytimes.com/2019/04/06/opi…
15a emenda (1870) proibiu nos EUA privar o voto com base na cor/raça, mas a história de supressão de votos continuou na Georgia e muitos outros estados e continua até hoje de formas distintas e, por vezes, mais sutis.
1915: a organização extremista branca Ku Klux Klan atuou bastante na violência política na Georgia e pregou o "Americanismo 100% puro" com a purificação da política e negros e não-cristãos. Tinha até um guia para cidadãos sobre isso: o "Citizenship Guide".
1933: Georgia adotou várias medidas para impedir que negros votassem. Pagamento de imposto, teste para verificar se a pessoa é analfabeta ou não, mostrar que tinha propriedade, e evidência de "bom caráter". Além disso, eram comuns primárias só com candidatos brancos.
Década de 40-50: com a mobilização de direitos civis, aumentou de 20.000 em 1940 para 125.000 o número de eleitores negros na Georgia, pela proibição da primária só com brancos, e por força da liderança negra.
1965: por mobilização dos movimentos de direitos civis, foi adotado o Voting Rights Act, uma lei que estabelecia a proibição de discriminação racial no voto, e que tinha um sistema federal para supervisionar alguns estados. Em 2013, a Suprema Corte revogou parte desta lei.
2010s em diante: em especial depois desta decisão, mas antes também, vários estados começaram a adotar medidas para suprimir votos de negros nos EUA. Revogação de listas inteiras de eleitores, leis sobre qual identidade utilizar, leis que exigem prova de cidadania e etc.
2016: na última eleição, a candidata negra a governadora da Georgia @staceyabrams - e ativista por direito ao voto - quase ganhou por 600mil votos. Parece muito, mas muitos negros ou tiveram dificuldade pra votar por longas filas e pouca estrutura ou não foram votar com medo.
2020: os números de pessoas que compareceram na Georgia atingiu níveis históricos, em grande parte pela mobilização de lideranças negras. Talvez Trump ainda ganhe ali, mas a semente da luta contra supressão de voto de negros está bem viva ali. Pessoas ficaram horas na fila.
The Guardian fez uma coletânea de fotos sobre supressão de voto na Georgia que mostra alguns dos momentos históricos que mencionei neste fio: theguardian.com/us-news/galler…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Thiago Amparo

Thiago Amparo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @thiamparo

4 Nov
Não tem base legal a ameaça do Trump de judicializar. Constituição estabelece que cabe aos estados determinar as regras, e é o que a Corte tem dito. Agora, dois fatos: três juízes atuais participaram do time de Bush em 2000 e pela 1a vez caso foi citado agora, o que é perigoso.
Outro ponto importante sobre eleições e Suprema Corte: 1) juíza nomeada por Trump (Barrett) não participou dos casos decididos, mas pode vir a participar do próximo; 2) Presidente da Corte tem sido o fiel da balança, mas com Barrett a balança vai toda pro lado conservador.
Outro ponto 2 sobre eleição e Suprema Corte: diferentemente do STF, a Suprema Corte não é uma órgão de apelação. Os casos decididos são de emergência, e furam a fila. A corte não precisa de fato decidir, apenas diz que decisão inferir se mantém ou não. O que é pouco transparente.
Read 4 tweets
5 Sep
Para Magnoli 1) cotas raciais nas universidades “alavancam ressentimentos que nutrem o racismo”; e 2) cotas de $ em eleições são “doutrina racialista (que) golpeia...soberania popular”. Como não é citado um único estudo sério, sugiro aqui alguns 👇🏾www1.folha.uol.com.br/colunas/demetr…
Sobre cotas raciais nas universidades, sugiro acompanhar estudos sérios da @GEMAA_IESP. Sugiro também ver este paper internacional recente sobre maior eficácia do critério racial combinado com social do que somente social. sciencedirect.com/science/articl…
Sobre cotas de recursos nas eleições, sugiro ler “A cor dos eleitos: determinantes da sub-representação política dos não brancos no Brasil”, de Campos e Machado, que mostra matematicamente a disparidade de recursos como entrave pra negros na política. scielo.br/scielo.php?scr…
Read 7 tweets
3 Aug
Podem negros(as) criar fábulas, como brancos sempre fizeram? Filme da Beyoncé, para mim, não apresenta África idílica. Me parece uma filme afrofuturista - que imagina o futuro afrocentrado. Admiro muito Lília. Não cancelemos, dialoguemos. Um fio👇🏾🧵www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020…
“O afrofuturismo é uma estética cultural que combina ficção científica, história e fantasia para explorar a experiência afro-americana e visa conectar aqueles da diáspora negra com sua esquecida ascendência africana.” tate.org.uk/art/art-terms/…
Antes de falar que Beyoncé traz uma “África estereotipada”, é necessário dar passo atrás e pensar: mitos gregos eram mitos ou uma Grécia estereotipada? Nos é permitido fabular? Lembro aqui da Grada: pinacoteca.org.br/programacao/gr…. Mitos contam nossas histórias a partir de referenciais.
Read 12 tweets
27 Jul
Bolsonaro foi denunciado ao TPI? Não. O que houve então? 👇🏾🧵
1. Um dos problemas é que processos judiciais internacionais podem não soar tão sexy. Se a manchete fosse “ONGs pedem que TPI considere abrir investigação preliminar da situação sobre crimes internacionais cometidos por Bolsonaro” não seria tão sexy.
2. Há 3 formas de alguém ser denunciado ao TPI: 1) um estado membro do Estatuto de Roma (que cria o TPI) denuncia; 2) Conselho de Segurança da ONU denuncia; ou 3) Procuradoria (tipo MP) do TPI denuncia (Art 13, Estatuto de Roma). ONGs não denunciam. O que fazem então?
Read 11 tweets
19 Jul
Surpreso com o desembargador do TJ SP xingando GCM de “analfabeto” ao multá-lo por não usar máscara? O excelentíssimo pode não acreditar em pandemia, mas a sua instituição, o @TJSPoficial, acredita em manter privilégios apesar da pandemia. Segue breve fio 🧵
3/julho: “Em meio a um plano de contingenciamento que prevê suspensão de concursos e nomeações, o Tribunal de Justiça de São Paulo aposentou uma magistrada apenas um dia após ela ter sido promovida a desembargadora.” www1.folha.uol.com.br/poder/2020/07/…
9/jun: “o Tribunal de Justiça de São Paulo tem usado uma verba reservada a situações urgentes e imprevisíveis para comprar petiscos e outras regalias aos seus 360 desembargadores (...) que incluem produtos como queijo maasdam holandês (R$ 67,90 o quilo)” www1.folha.uol.com.br/poder/2020/06/…
Read 5 tweets
3 Jun
A thread: NEGROS(AS) COM DOUTORADO QIE PODEM ESTAR NA SUA BANCADA DE JORNAL DE TV. 🧵 . 1) @MarciaLima1971 Marcia Lima é profa titular da FFLCH USP e coordena o Núcleo de Pesquisa AFRO no @cebrap. CV invejável, fala de raça, e também de política cebrap.org.br/pesquisador/ma….
2) Cida Bento do @CeertOrg estuda relações de trabalho e economia, é doutora em psicologia pela USP e liderou processos de equidade racial em grandes empresas e bancos. É colunista da Folha. www1.folha.uol.com.br/colunas/cida-b…
3) Sueli Carneiro @SueliCarneiro dispensa apresentações. É uma das maiores referências sobre feminismo negro e racismo no Brasil. É doutora pela USP em filosofia.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!