Segundo governo Russo, Sputnik-V teria 92% de eficácia, calculado com base nos dados de 20 eventos. Não encontrei na reportagem, mas imagino que para a análise preliminar, são necessários contabilizar entre 150-160 eventos, tal qual as outras candidatas.
20 eventos me parece pouco para a gente já ter uma visão otimista, bem menos da metade de 150-160 eventos. É diferente do caso da Pfizer, que encontrou 90% com 94 pacientes, um pouco mais da metade desses valores.
Marcando a @TaschnerNatalia e a @dogarrett pra confirmar se no caso da Sputnik-V, também são necessários em torno ed 150-160 eventos pra essa confirmação hehe
Todas as evidências trazidas aqui podem ser observadas nele
Vamos fazer uma pequena reflexão: está fazendo um dia ensolarado em Porto Alegre. Estou escrevendo esse fio, quando um sabiá pousou no abajur ao lado do meu computador.
Posso concluir que "Fazer sol em Porto Alegre causa pousos de sabiás em abajures ao lado de computadores"?
Não podemos colocar em descrédito nossas instituições de ciência e de presquisa, tão valiosas nesse momento de enfrentamento e resposta à COVID-19. Tudo de ontem poderia ter sido resolvido internamente, sem toda a 'lavação de roupa suja' e toma lá da cá entre os envolvidos
Como mencionado também, suspensões temporárias são >rotina< para quem faz ensaio clínico de fase 3, seja para um remédio, seja para uma vacina. Milhares de pessoas com fundos genéticos diferentes, é esperado que algum evento adverso apareça, justamente para mostrar a segurança
Publicou um artigo? Precisa fazer um vídeo para aquela conferência virtual? Quer fazer um reels ou um tiktok para lançar a braba científica nas redes sociais?
Te dou 6 ficas que tu não pediu, mas tô aqui pra te ajudar igual hahaha 🌻🧡
Novamente, parem de partidarizar e polarizar e confiem nas instituições de fiscalização. Não é do interesse delas atrasar o avanço científico pra uma situação tão séria.
E outra, POR FAVOR: não cabe a nós fazer relações do ocorrido com qualquer parte do desenvolvimento das vacinas. Além de completamente desrespeitoso e total falta de empatia, não cabe a nós simplesmente.
Falar sobre suicídio requer muito cuidado e respeito, sobretudo
Naturalmente, como comentei aqui e também comentado pela @marivarella foi atípico a @anvisa_oficial suspender sem avisar ao Butantan. No entanto, agora que se sabe mais informações, é provável que o estudo retorne em breve
Apesar da suspensão não ter sido comunicada antes ao Butantan, o que é incomum como bem apontou a @marivarella eu compartilho da opinião da OMS. Essa suspensão faz parte da rotina e não tendo evidências de relação, logo a investigação retornará.
Toda essa polarização e partidarização em torno das vacinas, em especial a CoronaVac, é danosa e maléfica para a compreensão da população quanto ao método de fiscalização e validação por trás desses promessos. Põe em cheque nossas instituições.
Precisamos ficar atentos à isso
Portanto, cuidado com manchetes que induzem e alimentam ainda mais essa polarização. Não estou sendo leviana de não considerar os pontos estranhos ou fora do usual dessa história. Estou sendo responsável em apoiar e suportar nossos métodos e instituições.
Aprovação emergencial para tratamento da COVID-19 pelo FDA: Terapia de anticorpos monoclonais da Eli Lilly!
Vamos olhar um poquito sobre o que a notícia fala
O @FDA_Drug_Info (Food and Drug Administration) aprovou hoje uma autorização de uso emergencial para a terapia de anticorpos monoclonais da Eli Lilly para tratar infecções leves a moderadas por SARS-CoV-2 em adultos e crianças.
O anticorpo monoclonal de nome bamlanivimab é o primeiro anticorpo monoclonal a ser autorizado para uso no tratamento da COVID-19. Segundo o FDA, o bamlanivimab é especificamente direcionado contra a proteína spike do SARS-CoV-2, bloqueando a sua ligação e entrada em células