Sobre vacinas & associações desinformativas

Esse fio é pra ti que tem dúvida se vacina tem relação com alterações neurológicas

Vamos fazer uma boa leitura aqui do que está no Manual de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-Vacinação

Bora falar de ciência? 🧶
Link para o Manual: bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoe…

Todas as evidências trazidas aqui podem ser observadas nele
Vamos fazer uma pequena reflexão: está fazendo um dia ensolarado em Porto Alegre. Estou escrevendo esse fio, quando um sabiá pousou no abajur ao lado do meu computador.

Posso concluir que "Fazer sol em Porto Alegre causa pousos de sabiás em abajures ao lado de computadores"?
O que vimos aqui se chama associação temporal, quando dois ou mais eventos acontecem ao mesmo tempo. Eles não necessariamente tem uma relação causal entre si. Não existe dependência entre eles.

O sabiá podia nem dar tchum pra mim e eu seguiria fazendo o fio
Ou eu poderia ver um sabiá dando o ar da graça enquanto lia meu livro num dia de chuva. Foi coincidência, ou melhor, em decorrência do acaso que os fenômenos compartilharam essa temporalidade.

Por que tô contanto essa história pra vocês? Segue os próximos tweets aí, curioso.
Escuto muito de pessoas relacionando o aparecimento da Síndrome de Guillain-Barré (SGB) a partir da aplicação da vacina.

O que muita gente não sabe é que o próprio vírus influenza (o vírus mesmo, não a vacina) é capaz de desencadear a SGB
Atualmente, não temos nenhuma evidência científica que a vacina para influenza aumente o risco para a SGB. Em 2010, casos de narcolepsia foram relatados associando-se a vacina, mas até agora também não foi demonstrado cientificamente quaisquer relações de causa.
A mesma falta de evidências é observada no caso da vacina da Raiva, da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), inclusive essa última, foi demonstrado que o que aconteceu foi uma >associação temporal< entre os eventos e a vacina

Lembram do que expliquei?
Nem preciso mencionar que toda e qualquer relação de vacinas com autismo está completa e totalmente descartada, certo?

Desde o primeiro artigo que erroneamente associou esses dois eventos, ano a ano provamos que não existem relações de causalidade.

Vacinas não causam autismo
Outro exemplo: vacina adsorvida difteria e tétano infantil, famosa DT. Rolou a informação que uma encefalopatia pós-vacinal poderia acontecer em decorrência dessa vacina.

Sem relações causais. As ocorrências podem ser explicadas pela manifestação de desordens >pré-existentes<
Os principais exemplos do manual estão aí. Qualquer ctrl+F (busca de palavras) no PDF "manifestações neurológicas" já direcionam vocês para essas informações.

Não há menção de qualquer outra ocorrência. E todas as menções são raras demais, e ainda sem causalidade com vacinas.
Portanto pessoal, honestamente? Temos mais coisas para discutir. É bem sabido que o infeliz acontecimento que levou a suspensão temporária da CoronaVac (que já voltou a investigações) não tem quaisquer relações com o imunizante.
Inclusive, não há sequer relatos na literatura de uma possível relação desse ocorrido com vacinas. Procurem, digitem no Pubmed, nas bases de dados de artigos científicos publicados em revistas, revisado por pares. Não há.

Quem alimenta essas narrativas? A quem interessa?
Movimentos anticiência, antivacina, movimentos que se valem da polarização sustentada de certas vacinas, que se benificiam disso de alguma forma. A nós, população?

Narrativas anti-vacina NÃO nos trazem benefício algum, muito pelo contrário.
Fiz vários fios esse ano (e ainda farei mais) falando dos benefícios da vacinação, por que precisamos nos vacinar das preocupações de não estarmos nos vacinando tanto, nos últimos anos.

Deixarei como referência abaixo, mas peço pra ti: procure pela ciência, pelas evidências.
Queda da cobertura vacinal no Brasil (dados do país, regiões e capitais):
Vacinas já aprovadas e calendário de vacinação:
Segurança de vacinas (foquei nas de mRNA, alvo de muita desinformação):
Curte meus fiozinhos? Te liga no meu ThreadReader com todos os compiles que dei! threadreaderapp.com/user/mellziland

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra, PhD

Mellanie Fontes-Dutra, PhD Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

11 Nov
Como comentei - e ja era esperado - a @anvisa_oficial anunciou a retomada dos testes da CoronaVac pelo instituto Butantan + SinoVac

O que aprendemos com os eventos de ontem? Novamente, a ter cuidado com as informações. Em como noticiá-las, repassá-las +

g1.globo.com/bemestar/vacin…
Não podemos colocar em descrédito nossas instituições de ciência e de presquisa, tão valiosas nesse momento de enfrentamento e resposta à COVID-19. Tudo de ontem poderia ter sido resolvido internamente, sem toda a 'lavação de roupa suja' e toma lá da cá entre os envolvidos
Como mencionado também, suspensões temporárias são >rotina< para quem faz ensaio clínico de fase 3, seja para um remédio, seja para uma vacina. Milhares de pessoas com fundos genéticos diferentes, é esperado que algum evento adverso apareça, justamente para mostrar a segurança
Read 4 tweets
11 Nov
Publicou um artigo? Precisa fazer um vídeo para aquela conferência virtual? Quer fazer um reels ou um tiktok para lançar a braba científica nas redes sociais?

Te dou 6 ficas que tu não pediu, mas tô aqui pra te ajudar igual hahaha 🌻🧡
Read 4 tweets
11 Nov
Segundo governo Russo, Sputnik-V teria 92% de eficácia, calculado com base nos dados de 20 eventos. Não encontrei na reportagem, mas imagino que para a análise preliminar, são necessários contabilizar entre 150-160 eventos, tal qual as outras candidatas.
20 eventos me parece pouco para a gente já ter uma visão otimista, bem menos da metade de 150-160 eventos. É diferente do caso da Pfizer, que encontrou 90% com 94 pacientes, um pouco mais da metade desses valores.
Marcando a @TaschnerNatalia e a @dogarrett pra confirmar se no caso da Sputnik-V, também são necessários em torno ed 150-160 eventos pra essa confirmação hehe
Read 5 tweets
10 Nov
Estava esperando ver em mais de uma fonte.

Novamente, parem de partidarizar e polarizar e confiem nas instituições de fiscalização. Não é do interesse delas atrasar o avanço científico pra uma situação tão séria.
E outra, POR FAVOR: não cabe a nós fazer relações do ocorrido com qualquer parte do desenvolvimento das vacinas. Além de completamente desrespeitoso e total falta de empatia, não cabe a nós simplesmente.

Falar sobre suicídio requer muito cuidado e respeito, sobretudo
Naturalmente, como comentei aqui e também comentado pela @marivarella foi atípico a @anvisa_oficial suspender sem avisar ao Butantan. No entanto, agora que se sabe mais informações, é provável que o estudo retorne em breve

Read 4 tweets
10 Nov
Apesar da suspensão não ter sido comunicada antes ao Butantan, o que é incomum como bem apontou a @marivarella eu compartilho da opinião da OMS. Essa suspensão faz parte da rotina e não tendo evidências de relação, logo a investigação retornará.

noticias.uol.com.br/colunas/jamil-…
Toda essa polarização e partidarização em torno das vacinas, em especial a CoronaVac, é danosa e maléfica para a compreensão da população quanto ao método de fiscalização e validação por trás desses promessos. Põe em cheque nossas instituições.

Precisamos ficar atentos à isso
Portanto, cuidado com manchetes que induzem e alimentam ainda mais essa polarização. Não estou sendo leviana de não considerar os pontos estranhos ou fora do usual dessa história. Estou sendo responsável em apoiar e suportar nossos métodos e instituições.

Cautela!
Read 5 tweets
10 Nov
Aprovação emergencial para tratamento da COVID-19 pelo FDA: Terapia de anticorpos monoclonais da Eli Lilly!

Vamos olhar um poquito sobre o que a notícia fala
O @FDA_Drug_Info (Food and Drug Administration) aprovou hoje uma autorização de uso emergencial para a terapia de anticorpos monoclonais da Eli Lilly para tratar infecções leves a moderadas por SARS-CoV-2 em adultos e crianças.
O anticorpo monoclonal de nome bamlanivimab é o primeiro anticorpo monoclonal a ser autorizado para uso no tratamento da COVID-19. Segundo o FDA, o bamlanivimab é especificamente direcionado contra a proteína spike do SARS-CoV-2, bloqueando a sua ligação e entrada em células
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!