Duas ótimas notícias, com um potencial enorme. A Moderna, que testa outra vacina de RNA, anunciou resultados preliminares com 94% de eficácia.
Com esse tipo de resultado, o gasto com refrigeração e transporte desse tipo de vacina começa a valer. Segue fio.
nytimes.com/2020/11/16/hea…
Ainda são resultados preliminares e podem mudar, como é o caso da vacina da Pfizer, também de RNA. Mas todos os testes clínicos foram feitos pra dar resultado precoce se funcionarem muito bem. E parece coincidência demais as duas candidatas de RNA serem as primeiras a dar certo.
Se for o caso de o novo coronavírus (SARS-2) ser mais imunogênico (despertar mais resposta imune), veremos esse mesmo tipo de eficácia nas outras candidatas, com outros métodos como vírus inativado (CoronaVac) ou vetor (AstraZeneca/Oxford).
Como as duas vacinas de RNA foram as primeiras a dar resultado com muita eficácia, acho mais provável ser algo de especial do método do que do vírus. Se for o caso, fantástico, porque esse método é muito caro. Só que, se ele funciona bem, investir na infraestrutura se paga.
RNA degrada muito fácil, então ele precisa ser guardado em super refrigeração. Em alguns casos, como a da Pfizer/BioNTech, a -80 °C. Isso é refrigeração industrial das mais caras, que só conseguimos "caseiramente" com gelo seco. Torna esse tipo de vacina caro na logística.
Agora, se vacinas de RNA são tão eficazes, investir em uma infra de produção e distribuição agora é estar pronto pras próximas pandemias. Já tinha o genoma do SARS-2 em janeiro, esse tipo de vacina já poderia ser produzido desde então.
Esse é um método bem prático que precisa de pouca informação além do genoma. Não depende de ter o vírus isolado, por exemplo. Então poderíamos ter uma infra mundial (cara) que responde muito cedo a qualquer ameaça. É um investimento alto, mas que se paga.
Seria o caso inclusive de testar o método novo pra vírus antigos. E ver se uma vacina da gripe comum usando RNA não seria mais eficaz do que a que usamos. São resultados muito animadores pra COVID e além. Torcendo muito pra que se confirmem.
A 2a ótima notícia é que, segundo a Moderna, a vacina deles só precisa ser transportada a -20 °C. O que ainda é bem difícil (#SOSAmapa ainda não tem energia pra geladeira), mas é bem mais factível do que -80 °C. Se a eficácia das outras estratégias não for tão alta, vale o gasto.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Atila Iamarino

Atila Iamarino Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @oatila

12 Nov
O pessoal que analisa o SIVEP-Gripe, como o @marfcg vem alertando constantemente sobre tendências de alta em várias cidades, apesar do sistema ter saído do ar. E apesar da falta de testes forçar de novo a volta de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Ou seja, sem testes como o país tem feito sempre, não temos como ver um aumento de casos óbvio em todas as cidades. E somos obrigados a usar métricas indiretas, como SRAG ou internações hospitalares. E essas têm aumentado muito. São Paulo, por exemplo
Olha a reversão em hospitais privados. A situação estava melhorando, até que parou de melhorar e piorou. Só que hospitais particulares fazem mais testes e pessoas com mais dinheiro circulam mais. Esses são os primeiros sinais, como foi no começo do ano.
Read 19 tweets
10 Nov
Cidade do Texas contrata caminhões refrigerados porque necrotério está lotando com a COVID. É o começo do ano em câmera lenta. É o que nos aguarda. reuters.com/article/us-hea…
Nas palavras do ex-chefe do FDA dos EUA:
"A pandemia vai explodir aqui antes de termos terapia pra contra-ataque"

Vacinas não vão nos poupar tão cedo, prevenir ainda é o melhor caminho.
cnbc.com/2020/11/09/the…
Read 4 tweets
10 Nov
Se o teste clínico foi suspenso por motivos políticos, quem tá ganhando é a COVID. Que tem pra comemorar nisso, que mais gente vai morrer?
br.reuters.com/article/saude-…
Todos os memes de “Atila quer matar quem falta pra chegar em 1 milhão”, “Atila vai parar a vacina pq torce pela COVID”...
Read 6 tweets
9 Nov
Proteção coletiva depende quantos tão imunes ao coronavírus, ela vem mesmo acima de 60%.

O quão rápido chegamos nisso depende de: quão eficaz é a vacina (90% é ótimo), quão rápido distribuímos (depende da Pfizer) e quão cedo começamos (Brasil vacilou).

theconversation.com/how-effective-…
A distribuição da Pfizer/BioNTech vai ser atrasada pela necessidade de manter a vacina a -80 ºC. Ou contornam isso ou vamos gastar muito, muito mesmo, pra viabilizar isso em grande escala. Só com uma eficácia bem alta pra compensar (o que aparentemente rola).
Já no quão cedo começamos, o Brasil foi coerente na competência geral contra a COVID e perdeu a chance de ter doses ainda este ano. Por enquanto, dependemos do que cada estado firmou com a farmacêutica.
Read 4 tweets
9 Nov
90% de eficácia preliminar vale um otimismo cauteloso. Agora é trabalhar pra garantir que o maior número possível de pessoas vai continuar sem contato com o vírus até serem imunizadas.
Ainda tô surpreso com os 90%. Fico surpreso pq a maioria dos vírus respiratórios não tem vacina, pq não respondemos bem. E a vacina de gripe, outro vírus respiratório, tem 60% de eficácia em um bom ano. Refletindo um pouco mais sobre isso, vejo um horizonte legal.
A estratégia da BioNTech, uma vacina de RNA, é nova. Não temos vacina desse tipo em humanos e se questionava se ela despertaria imunidade. Essa eficácia se confirmando, tem duas explicações que são bem interessantes.
Read 6 tweets
9 Nov
A semana começa com uma notícia excelente! Resultados preliminares da BioNTech apontam uma vacina candidata com eficácia de 90%. Bem mais do que eu esperava! São resultados preliminares, mas muito animadores.
Segue um fio com pontos fortes e pontos fracos.
São 44000 voluntários no estudo desenhado pra acompanhar até 164 casos de coronavírus. O que deve acontecer até o fim do mês. Ela funcionou tão bem que já deu bons resultados preliminares. Uma eficácia de 90% quer dizer que entre os vacinados, 10x menos pessoas pegaram corona.
Pode ser que a eficácia caia um pouco, mas 90% é ótimo e algo próximo ainda é ótimo. No caso da gripe, a vacina reduz hospitalização em ~40%, mas reduz internações em UTI em mais de 80%. A redução de casos graves de COVID, o gargalo, deve ser excelente.
cdc.gov/flu/spotlights…
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!