Nesta última Quinta-Feira, Ministério da Saúde publicou seu preparo da estratégia de vacinação contra a COVID-19
Foram apresentados os eixos prioritários que vão guiar processo de imunização da população
Abaixo, alguns pontos importantes
Segundo a reportagem "o objetivo é imunizar, tão logo uma vacina segura seja disponibilizada, os grupos com maior risco de desenvolver complicações e óbitos pela doença e as populações mais expostas ao vírus."
Ainda "o público-alvo será detalhado APENAS APÓS a conclusão dos estudos de fase 3 dos imunizantes testados. “Só assim conseguiremos avaliar em quais grupos (a vacina) teve maior eficácia”, afirmou."
Ou seja, é preliminar, mas já nos dá uma visão do norte da estratégia
A campanha de divulgação do processo de produção e aprovação do imunizante, bem como da capacidade do país de distribuir os insumos, está prevista para ser lançada entre dezembro e janeiro
Os eixos, então, foram propostos confome abaixo:
EIXO 1 - busca identificar grupos de maior risco para adoecimento, agravamento e óbito pela Covid-19
Sendo eles: Idosos e pessoas com comorbidades (Diabetes, HAS, Doenças cardíacas/cerebrovasculares, DPOC, Renal, Obesidade, Câncer, Transplantado e Anemia Falciforme). Ainda, profissionais de saúde também foram considerados grupos de risco
Ainda, eles comentam que a rede de frio do Brasil dispõe de equipamentos para armazenamento de vacinas a -20°C, com exceção da instância local - que são as salas de vacinas e onde o armazenamento se dá na faixa de controle de +2°C a +8°C.
Ou seja, pra vacinas que precisam de temperaturas mais frias, dependeremos de novas tecnologias, propostas e abordagens para conseguir distribuiílas aqui.
"Acompanhar as plataformas em estudo, o panorama geral de vacinas em desenvolvimento e a descrição das vacinas brasileiras"
EIXO 3 – MONITORAMENTO E ORÇAMENTO
Avaliação da vacina – se entrará como rotina ou campanha anual - e os custos dessa operacionalização.
EIXO 4 – OPERACIONALIZAÇÃO DA CAMPANHA
Acompanhamento da estratégia de vacinação, distribuição de doses por unidade federada, público-alvo, meta, fases e prioridades.
EIXO 5 – FARMACOVIGILÂNCIA
Monitoramento dos eventos adversos pós-vacinação no pós-licenciamento da vacina (administração da vacina em massa).
EIXO 6 – ESTUDOS DE MONITORAMENTO E PÓS MARKETING
Os monitoramentos levarão em consideração os estudos de efetividade e segurança como vacinação de gestantes inadvertidademente, por exemplo.
EIXO 7 – SISTEMA DE INFORMAÇÃO
As vacinas precisam ter a rastreabilidade. Por meio dos sistemas como DataSUS será possível obter o registro nominal da população para avaliar a cobertura vacinal e o acompanhamento de eventos adversos pós-vacinação.
EIXO 8 – MONITORAMENTO, SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO
Neste eixo, será definido indicadores para avaliação da estratégia de vacinação desde a sua execução até os resultados.
EIXO 9 – COMUNICAÇÃO
Será definido o plano de comunicação da campanha de vacinação, com informação sobre o processo de produção e aprovação de uma vacina, informação sobre a vacinação, os públicos prioritários, dosagens, etc.
EIXO 10 - ENCERRAMENTO DA CAMPANHA
Neste eixo será avaliado os resultados da Campanha.
Os eixos acima, tirei tal qual a reportagem, para sumarizar aqui no frio
A cobertura vacinal e a comunicação, que deve englobar campanhas de vacinação e informação sobre a vacina a ser aplicada é de fundamental importancia. Deveríamos já estar fazendo campanhas de conscientização, ao meu ver. Há uma % de pop. hesitante que precisamos conscientizar
Vamos para algumas atualizações de hoje das vacinas: Oxford e Coronavac!
Eficácias, pedidos de autorização emergencial... segue o fio pra gente conversar um pouquinho sobre!
Primeiro, a notícia da vacina de Oxford/AstraZeneca! Noticiando sua eficácia em 2 regimes de doses, sem dúvida todo mundo ficou muito empolgado, e não é pra menos: temos muitos acordos, inclusive de transf. de tecnologia pro Brasil quando ela for aprovada!
Além de provavelmente ter um preço mais barato do que as de RNA, e uma distribuição possivelmente menos complexa em virtude da temperatura, essa vacina é uma forte promessa aqui pro Brasil.
Pra começar BEM a semana! Vacina da AstraZeneca com a Universidade de Oxford atinge seu primeiro endpoint, ou seja, está em vias de concluir sua fase 3 demonstrando boa proteção em dois regimes de doses sem eventos adversos importantes!
Existem muitas revistas predatórias na academia, que não tem revisão por pares (ou seja, o artigo é submetido e não passa por outros 2 revisores antes de ser publicado), e que estão pouco interessadas em qualidade
MUITO cuidado ao escolher revisas para publicar
Acompanhe o fio
Todo dia eu abro o spam do meu e-mail e tem dezenas de e-mails de revistas predatórias, eventos predatórios (eu sou da neurociência e o pessoal me convida pra dar palestra no congresso de cardio de Miami devido a minha especialidade ???) com uma narrativa falaciosa
Existe uma comoção da comunidade em identificar e alertar sobre revistas predatórias. No link abaixo, podemos ver a quantidade de revistas já identificadas:
Publicado ontem os resultados da fase 2/3 da AstraZeneca na @TheLancet - Ainda não temos dados de eficácia, porém o trabalho traz muitos dados legais de tolerância aos efeitos adversos, em diferentes idades!
A AstraZeneca já havia publicado anteriormente seus dados preliminares de fase 1/2, em adultos com idade entre 18-55 anos, mostrando que a vacina é bem tolerada e gera anticorpos neutralizantes robustos e respostas imunes celulares contra a prot. S
Segundo a reportagem, o acordo prevê o fornecimento de doses suficientes para imunizar alguns milhões de brasileiros no primeiro semestre do ano que vem, e será firmado após a aprovação da @anvisa_oficial
Teremos todo o desafio logístico, conforme já mencionado aqui, no entanto, em nota: "A Pfizer elaborou um plano logístico detalhado com ferramentas para apoiar o transporte eficaz, armazenamento e monitoramento contínuo da temperatura da vacina"
"Para isso, foi desenvolvida uma embalagem especial (em formato de caixa) com temperatura controlada, fácil de transportar e manipular, que utiliza gelo seco para manter a condição de armazenamento recomendada (…) por até 15 dias”, informa a nota.