Nesta última Quinta-Feira, Ministério da Saúde publicou seu preparo da estratégia de vacinação contra a COVID-19

Foram apresentados os eixos prioritários que vão guiar processo de imunização da população

Abaixo, alguns pontos importantes
Segundo a reportagem "o objetivo é imunizar, tão logo uma vacina segura seja disponibilizada, os grupos com maior risco de desenvolver complicações e óbitos pela doença e as populações mais expostas ao vírus."
Ainda "o público-alvo será detalhado APENAS APÓS a conclusão dos estudos de fase 3 dos imunizantes testados. “Só assim conseguiremos avaliar em quais grupos (a vacina) teve maior eficácia”, afirmou."

Ou seja, é preliminar, mas já nos dá uma visão do norte da estratégia
A campanha de divulgação do processo de produção e aprovação do imunizante, bem como da capacidade do país de distribuir os insumos, está prevista para ser lançada entre dezembro e janeiro
Os eixos, então, foram propostos confome abaixo:

EIXO 1 - busca identificar grupos de maior risco para adoecimento, agravamento e óbito pela Covid-19
Sendo eles: Idosos e pessoas com comorbidades (Diabetes, HAS, Doenças cardíacas/cerebrovasculares, DPOC, Renal, Obesidade, Câncer, Transplantado e Anemia Falciforme). Ainda, profissionais de saúde também foram considerados grupos de risco
Ainda, eles comentam que a rede de frio do Brasil dispõe de equipamentos para armazenamento de vacinas a -20°C, com exceção da instância local - que são as salas de vacinas e onde o armazenamento se dá na faixa de controle de +2°C a +8°C.
Ou seja, pra vacinas que precisam de temperaturas mais frias, dependeremos de novas tecnologias, propostas e abordagens para conseguir distribuiílas aqui.

Aqui comento algumas propostas


E aqui desafios redeaanalisecovid.wordpress.com/2020/11/17/vac…
EIXO 2 – ATUALIZAÇÃO DAS VACINAS EM ESTUDO

"Acompanhar as plataformas em estudo, o panorama geral de vacinas em desenvolvimento e a descrição das vacinas brasileiras"
EIXO 3 – MONITORAMENTO E ORÇAMENTO

Avaliação da vacina – se entrará como rotina ou campanha anual - e os custos dessa operacionalização.
EIXO 4 – OPERACIONALIZAÇÃO DA CAMPANHA

Acompanhamento da estratégia de vacinação, distribuição de doses por unidade federada, público-alvo, meta, fases e prioridades.
EIXO 5 – FARMACOVIGILÂNCIA

Monitoramento dos eventos adversos pós-vacinação no pós-licenciamento da vacina (administração da vacina em massa).
EIXO 6 – ESTUDOS DE MONITORAMENTO E PÓS MARKETING

Os monitoramentos levarão em consideração os estudos de efetividade e segurança como vacinação de gestantes inadvertidademente, por exemplo.
EIXO 7 – SISTEMA DE INFORMAÇÃO

As vacinas precisam ter a rastreabilidade. Por meio dos sistemas como DataSUS será possível obter o registro nominal da população para avaliar a cobertura vacinal e o acompanhamento de eventos adversos pós-vacinação.
EIXO 8 – MONITORAMENTO, SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO

Neste eixo, será definido indicadores para avaliação da estratégia de vacinação desde a sua execução até os resultados.
EIXO 9 – COMUNICAÇÃO

Será definido o plano de comunicação da campanha de vacinação, com informação sobre o processo de produção e aprovação de uma vacina, informação sobre a vacinação, os públicos prioritários, dosagens, etc.
EIXO 10 - ENCERRAMENTO DA CAMPANHA
Neste eixo será avaliado os resultados da Campanha.

Os eixos acima, tirei tal qual a reportagem, para sumarizar aqui no frio
A cobertura vacinal e a comunicação, que deve englobar campanhas de vacinação e informação sobre a vacina a ser aplicada é de fundamental importancia. Deveríamos já estar fazendo campanhas de conscientização, ao meu ver. Há uma % de pop. hesitante que precisamos conscientizar
Toda a reportagem pode ser conferida aqui: gov.br/saude/pt-br/as…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra, PhD

Mellanie Fontes-Dutra, PhD Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

23 Nov
Vamos para algumas atualizações de hoje das vacinas: Oxford e Coronavac!

Eficácias, pedidos de autorização emergencial... segue o fio pra gente conversar um pouquinho sobre!
Primeiro, a notícia da vacina de Oxford/AstraZeneca! Noticiando sua eficácia em 2 regimes de doses, sem dúvida todo mundo ficou muito empolgado, e não é pra menos: temos muitos acordos, inclusive de transf. de tecnologia pro Brasil quando ela for aprovada!
Além de provavelmente ter um preço mais barato do que as de RNA, e uma distribuição possivelmente menos complexa em virtude da temperatura, essa vacina é uma forte promessa aqui pro Brasil.
Read 16 tweets
23 Nov
Pra começar BEM a semana! Vacina da AstraZeneca com a Universidade de Oxford atinge seu primeiro endpoint, ou seja, está em vias de concluir sua fase 3 demonstrando boa proteção em dois regimes de doses sem eventos adversos importantes!

Veja os fios abaixo!
Read 7 tweets
20 Nov
Existem muitas revistas predatórias na academia, que não tem revisão por pares (ou seja, o artigo é submetido e não passa por outros 2 revisores antes de ser publicado), e que estão pouco interessadas em qualidade

MUITO cuidado ao escolher revisas para publicar

Acompanhe o fio
Todo dia eu abro o spam do meu e-mail e tem dezenas de e-mails de revistas predatórias, eventos predatórios (eu sou da neurociência e o pessoal me convida pra dar palestra no congresso de cardio de Miami devido a minha especialidade ???) com uma narrativa falaciosa
Existe uma comoção da comunidade em identificar e alertar sobre revistas predatórias. No link abaixo, podemos ver a quantidade de revistas já identificadas:

predatoryjournals.com/journals/
Read 11 tweets
19 Nov
Hoje preparei um fiozinho diferente, ressaltando a importância da vigilância da circulação e novos vírus e outros agentes infecciosos.

Vamos falar um pouco do Chapare vírus, alvo de notícia essa semana

Acompanha o fiozinho, pufavô? 🧶
Link da @bbcbrasil sobre a notícia: bbc.com/portuguese/int…
Primeiro, quem são os chapare vírus?

Pertencem a família Arenaviridae que tem como característica causar febre hemorrágica (febre hemorrágica do Chapare, especificamente).
Read 23 tweets
19 Nov
Publicado ontem os resultados da fase 2/3 da AstraZeneca na @TheLancet - Ainda não temos dados de eficácia, porém o trabalho traz muitos dados legais de tolerância aos efeitos adversos, em diferentes idades!

Vamos dar uma olhada! 🧶
A AstraZeneca já havia publicado anteriormente seus dados preliminares de fase 1/2, em adultos com idade entre 18-55 anos, mostrando que a vacina é bem tolerada e gera anticorpos neutralizantes robustos e respostas imunes celulares contra a prot. S

thelancet.com/journals/lance…
Read 19 tweets
18 Nov
Segundo a reportagem, o acordo prevê o fornecimento de doses suficientes para imunizar alguns milhões de brasileiros no primeiro semestre do ano que vem, e será firmado após a aprovação da @anvisa_oficial

msn.com/pt-br/saude/me…
Teremos todo o desafio logístico, conforme já mencionado aqui, no entanto, em nota: "A Pfizer elaborou um plano logístico detalhado com ferramentas para apoiar o transporte eficaz, armazenamento e monitoramento contínuo da temperatura da vacina"

redeaanalisecovid.wordpress.com/2020/11/17/vac…
"Para isso, foi desenvolvida uma embalagem especial (em formato de caixa) com temperatura controlada, fácil de transportar e manipular, que utiliza gelo seco para manter a condição de armazenamento recomendada (…) por até 15 dias”, informa a nota.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!