SOBRE OQ A MMT NÃO É!

1. A MMT não diz que o Estado deve gastar sempre mais e em qualquer coisa e colocar a taxa de juros básica em zero. Também não diz que a emissão de moeda é uma opção de financiamento dos gastos públicos. Isso é qualquer coisa, menos MMT !!!!
2. De forma muito resumida, oq a MMT descreve é que:

a) O gov. federal cria dinheiro ao gastar. Isso se dá por definição, quando o passivo não monetário do BC (Conta Única do Tesouro) se transforma em passivo monetário (criação de reservas bancárias na conta de um banco).
3. b) Tributos fazem o caminho inverso e "destroem" o dinheiro criado anteriormente, ou seja, passivo monetário vira passivo não monetário (CUT).
4. A ''tendência'' é que gastos deficitários, ou seja, (criação de reservas) acima da tributação (destruição), pressionassem a taxa de juros (Selic Over) no interbancário para baixo. Mas isso não acontece por conta da intervenção do BC, que coloca a taxa de juros onde quiser....+
5. .... absorvendo o excesso de reservas criadas até o ponto que a Selic Over seja convergente com a Selic meta. No Brasil, o BC faz isso por intermédio de operações compromissadas, com os títulos públicos que possui em sua carteira.
6. Portanto, a taxa básica da economia é determinada de forma EXÓGENA pelo Banco Central, que consegue a colocar onde quiser. Ou seja, não é o mercado ou alguma fada que a escolhe. Isso não quer dizer que o BC determine sempre a taxa de forma correta, claro.
7. Mais que isso: o BC poder colocar a taxa em zero, não significa que se deva fazer isso (pode desvalorizar, demasiadamente a nossa moeda e gerar pressões inflacionárias com efeitos extremamente regressivos nos preços relativos).
8. Mais que isso parte 2: gastar criando dinheiro implica que o governo não possui restrições para obter o dinheiro que ele mesmo cria. Isso não quer dizer, POR ÓBVIO, que RESTRIÇÕES REAIS dadas pela capacidade produtiva da economia em ofertar bens e serviços não existam.
9. Poder gastar o quanto quiser não implica que não exista a possibilidade de se gastar muito e gerar um processo inflacionário. Poder colocar a taxa de juros em zero não significa que isso não tenha efeitos brutais sobre o câmbio, logo sobre a inflação ! FIM
@edubtalves nestes fios os liberalecos não comentam, não zombam, não falam nada. Mas quando a gente tira a conclusão do fio e traduz para o bom português, ou seja, diz que austeridade é terraplanismo assassino, eles ficam reclamando de falta de robustez e dizem que é lacração...

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with David Deccache

David Deccache Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @deccache

16 Nov
1. Respondendo para quem está perguntando se a MMT "funciona" para entes subnacionais, como Estados e Municípios.
2. Antes de responder, é bom lembrar que a MMT é, principalmente, uma descrição de como as coisas funcionam: entes monetariamente soberanos (governo federal) gastam emitindo moeda e determinam a taxa de juros básica de forma exógena.
3. Isso quer dizer que as restrições para os gastos fiscais e a determinação da taxa de juros que incide sobre a dívida do governo federal são completamente distintas da dinâmica dos demais agentes da economia, incluindo estados, municípios, empresas e famílias.
Read 10 tweets
16 Nov
William Vickrey, Prêmio Nobel de economia em 1996, escreveu um artigo intitulado "As quinze falácias fatais do fundamentalismo financeiro". Nesta thread, traduzimos e destacamos três delas.

1/11
Falácia 1

"Os déficits são considerados gastos pecaminosos e perdulários às custas das gerações futuras, que terão uma uma dotação menor de capital acumulado.

Essa falácia resulta da falsa analogia entre operações financeiras realizadas por indivíduos e a macroeconomia"

2/11
"A realidade é praticamente o exato oposto. Os déficits aumentam a receita líquida disponível dos indivíduos, na medida em que os gastos do governo que constituem receita para os destinatários excedem o subtraído pela receita dos impostos, taxas e outros encargos."

3/11
Read 11 tweets
15 Nov
1. Assim com a "austeridade fiscal" ainda é considerada ciência por alguns (cada vez menos, claro), a lobotomia -- que consistia em causar lesões cerebrais severas, por exemplo pelo método de martelar sadicamente um picador de gelo sobre o globo ocular -- já ganhou prêmio NOBEL!
2. O Prêmio Nobel de Medicina de 1949 foi entregue ao neurologista português António Egas Moniz “pela descoberta do valor terapêutico da leucotomia em certas psicoses"

Cerca de 50 mil americanos foram lobotomizados entre 1936 e os anos 1970.

super.abril.com.br/ciencia/loboto…
3. Nos EUA, Walter Freeman virou um médico famoso pelo método de martelar um picador de gelo sobre o globo ocular do paciente, crânio adentro, até separar as vias que ligam os lobos frontais a outras regiões do cérebro.

Ele era uma espécie de @AlexSchwartsman da medicina.
Read 6 tweets
14 Nov
1. Fio importantíssimo, utilidade pública. Quais os candidatos ligados a grupos de EXTERMÍNIO e MILÍCIA no Rio de Janeiro?

Levantamento do O Globo.

Alô Ciro Gomes, Martha Rocha e PDT, atenção à lista: 13% dos bandidos da lista são candidatos pelo PDT

oglobo.globo.com/brasil/eleicoe…
2. Candidatos ligados ao crime organizado, no Rio de Janeiro: Elisamar Miranda Joaquim (PDT); Alex de Almeida Brasil (PV); André Antonio Lopes Nascimento (PSD); Carlos Moraes Costa (PSDB); Carminha Jerominho (PMB);
3. Cristiano Santos Hermógenes (PL); Daniel de Carvalho Marques (PTC); Danilo Francisco da Silva (MDB); Gerson Chrisostomo Ferreira (PDT); Márcio Cardoso Pagniez (PSL); Valmir Santos Filho (PSL); Victor Hugo Leonel da Silva (SD); Wainer Teixeira Jr (PSP)
Read 4 tweets
8 Nov
1. Fio com as posições do FMI sobre a insensatez que significa a volta do teto de gastos em meio a uma crise sanitária ainda gravíssima. Os pontos são traduções diretas d trechos de relatórios do FMI, FED e outros. É só p/ vcs terem noção da insanidade e maldade do teto de gastos
2. O título de um dos textos do FMI que irei usar aqui é: "A crise não acabou, continue gastando"

"A crise econômica induzida pela pandemia deixará cicatrizes profundas...
3. (...) A erosão do capital humano por causa do desemprego prolongado e do fechamento de escolas, a destruição de valor por falências ... estão no topo da lista. Os grupos que já eram pobres e vulneráveis ​​viverão os maiores contratempos.
Read 20 tweets
6 Nov
SOBRE A PRORROGAÇÃO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA: PRÓS E CONTRAS.

1. A desoneração terminaria no fim deste ano, mas o Congresso prorrogou a medida até o fim do ano que vem. O presidente Jair Bolsonaro vetou, mas os deputados e senadores se articulam e derrubaram o veto.
2. A desoneração reduz o valor do recolhimento ao INSS feito pelos patrões. Em vez de pagar 20% sobre a folha de pagamento do funcionário, o tributo pode ser calculado aplicando-se um percentual sobre a receita bruta da empresa, variando de 1% a 4,5%, de acordo com o setor.
3. A Desoneração da Folha de pagamentos é um benefício fiscal que foi criado pela MP 540, convertida na Lei nº 12.546, de 2011. Inicialmente, compreendia apenas 3 setores da economia, contudo ao longo do 1° governo Dilma foi sucessivamente ampliada.
Read 25 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!