Me pediram para comentar a reportagem sobre o antisséptico bucal contra a COVID-19

Então lá vai!

Acompanhe o fiozinho
Qual a idéia: que produtos que tu tem em casa podem te ajudar a enfrentar o vírus. O artigo faz um uso ruim de vários termos. Cita "cura da Covid-19 com esses itens rotineiros.", já comecei a ficar ressabiada daí
O que foi identificado pela pesquisa em questão é que é possível inibir um tipo de coronavírus com produtos comuns. Um tipo de coronavírus: HCoV-229e que parece ser diferente do SARS-CoV-2
Esse trecho aqui é importante: "Os testes foram feitos em laboratórios, usando culturas de células humanas em soluções específicas. Em outras palavras, os efeitos de produtos desse tipo em qualquer coronavírus não foram sequer testados em humanos."
Ou seja, temos um estudo feito com células, num ambiente mega controlado, específico e muito diferente do que encontramos num organismo complexo. Quase qualquer coisa que eu jogar em cima delas vai afetar de alguma forma as células, quem dirá um vírus infectando elas
A pesquisa se vale que esse HCoV-229e seria bem similar ao SARS-CoV-2 a ponto de que isso poderia criar um paralelo entre 'o que acontece com o HCoV-229e poderia acontecer com o SARS-CoV-2'. Eu nem entrei nesse detalhamento, porque a evidência em si é muito precoce
Por mais promissor que, num primeiro momento, isso possa parecer, é muito muito muito precoce. Não tem dados em modelos animais, em humanos que corroborem algum tipo de propriedade.
Relato pessoal: sempre que eu vou no dentista, me dão água oxigenada para dar uma higienizada. A aplicabilidade dessa abordagem seria tipo isso? O que a inovação está de fato trazendo aqui?

Não fica claro nesse link e nem em outros que olhei
Aí entram uns resultados....peculiares:

"Quando em contato de um ou dois minutos, o shampoo para bebês diluído a 1% conseguiu desativar, respectivamente, 99% e 99,9% do vírus”, disse a equipe em seu relatório."
"Já no produto de higiene oral, 99,99% do HCoV-229e foi neutralizado em aproximadamente 30 segundos. Tempos superiores de exposição - um ou dois minutos - deram conta da eliminação total do vírus de dentro da solução."
Células em cultura são MUITO SENSÍVEIS ao meio em que elas se encontram. Qualquer alteração nesse meio pode alterar significativamente essas células. Além de não estar clara a real aplicabilidade disso, faltam evidências para a gente começar a pensar em alguma coisa sobre isso
Um alento é o final da reportagem trazer à luz o que sabemos que realmente funciona: os cuidados que já conhecemos - distanciamento e isolamento social, o uso de máscaras de proteção e sanitização das mãos com álcool em gel - ainda são as melhores formas de prevenção à Covid-19.
Conclusão? Pouca evidência. Não é com o SARS-CoV-2, ainda que tenha essa similaridade genética mencionada, é um estudo com cultura, muito muito muito precoce mas tem uma informação mais geral que podemos usar: higienização + uso de máscaras e medidas protetivas são aliados
Cuide das roupas ao sair e chegar em casa, dos objetos que trazemos da rua, especialmente nossos celulares, chaves, que anda e vira estamos mexendo sem higieniza-los ou higienizar nossas mãos, usem máscara sempre, evitem aglomeração e façam o distanciamento físico

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra, PhD

Mellanie Fontes-Dutra, PhD Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

26 Nov
Recentemente, a AstraZeneca/Univ. de Oxford noticiaram, pela imprensa, os dados das eficácias (isso mesmo, plural) de sua vacina em diferentes regimes de dose. Ficamos otimistas e confusos, na espera de + detalhes.

Sobre vacinas, notícias de imprensa e a espera de dados - 🧶
Primeiro, retomando o que aconteceu:

No dia 23/11, a desenvolvedora em parceria com a Univ. de Oxford divulgou que finalizou a fase 3 e, em notícia para a imprensa (press-release), expôs os dados de suas eficácias, em alguns regimes de doses diferentes:

Tivemos excelentes fios comentando essa notícia, vou deixa-los à disposição:

Por @izabellapena1
Read 28 tweets
24 Nov
Mais dados da vacina Sputnik-V!

Acompanha abaixo :))
Os resultados apresentados hoje são uma análise interina de 18.794 participantes, 7 dias após terem recebido sua dose de reforço. (Apenas um em cada quatro recebeu o placebo.)
“Embora os números de casos [COVID-19] permaneçam pequenos, isso é altamente eficaz”, disse Azra Ghani, epidemiologista de doenças infecciosas do Imperial College London, ao Science Media Centre. S
Read 7 tweets
24 Nov
Divulgada, nesta quarta, mais notícias sobre a Sputnik-V: vacina podera ser até 2x mais barata, quando comparada com as outras, podendo ser armazenada em até 8ºC, segundo o diretor do Fundo Russo de Investimentos Diretos

Acompanhe abaixo!
Segundo a reportagem, "Nenhum efeito colateral novo foi registrado nos dados preliminares da fase 3, que conta com a participação de mais de 40 mil voluntários na Rússia e outros países."
Read 12 tweets
23 Nov
Vamos para algumas atualizações de hoje das vacinas: Oxford e Coronavac!

Eficácias, pedidos de autorização emergencial... segue o fio pra gente conversar um pouquinho sobre!
Primeiro, a notícia da vacina de Oxford/AstraZeneca! Noticiando sua eficácia em 2 regimes de doses, sem dúvida todo mundo ficou muito empolgado, e não é pra menos: temos muitos acordos, inclusive de transf. de tecnologia pro Brasil quando ela for aprovada!
Além de provavelmente ter um preço mais barato do que as de RNA, e uma distribuição possivelmente menos complexa em virtude da temperatura, essa vacina é uma forte promessa aqui pro Brasil.
Read 17 tweets
23 Nov
Pra começar BEM a semana! Vacina da AstraZeneca com a Universidade de Oxford atinge seu primeiro endpoint, ou seja, está em vias de concluir sua fase 3 demonstrando boa proteção em dois regimes de doses sem eventos adversos importantes!

Veja os fios abaixo!
Read 7 tweets
22 Nov
Nesta última Quinta-Feira, Ministério da Saúde publicou seu preparo da estratégia de vacinação contra a COVID-19

Foram apresentados os eixos prioritários que vão guiar processo de imunização da população

Abaixo, alguns pontos importantes
Segundo a reportagem "o objetivo é imunizar, tão logo uma vacina segura seja disponibilizada, os grupos com maior risco de desenvolver complicações e óbitos pela doença e as populações mais expostas ao vírus."
Ainda "o público-alvo será detalhado APENAS APÓS a conclusão dos estudos de fase 3 dos imunizantes testados. “Só assim conseguiremos avaliar em quais grupos (a vacina) teve maior eficácia”, afirmou."

Ou seja, é preliminar, mas já nos dá uma visão do norte da estratégia
Read 20 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!