Vamos falar um pouco sobre DIREITO DOS ANIMAIS? Segue a thread 👇🏻 e divulgue se achar interessante.
1. Não há no Brasil uma lei ou dispositivo constitucional que diga de forma expressa é categórica que animais são titulares de direitos fundamentais. A titularidade dos direitos fundamentais foi pensada a partir do paradigma do antropocentrismo. No entanto, o tema comporta (...)
2. (...) reflexões aprofundadas. Ordinariamente, a legislação brasileira reconhece os animais como bens semoventes, evidenciando o paradigma antropocentrista ou ao menos refutando em certa medida a possibilidade de serem titulares de direitos em nosso país.
3. Todavia, uma corrente (atualmente minoritária) da doutrina capitaneada por Peter Singer chamada de doutrina da ecologia profunda (deep ecology) encara as questões ambientais a partir do ponto de partida violentaste e admite os animais como titulares de direitos.
4. Em Portugal, desde 2017 o país deixou de reconhecer os animais como coisas e passou a categorizá-los como “seres vivos dotados de sensibilidade”. (LEI 08/2017). No Brasil, sem dúvidas a principal norma protetora dos animais é o artigo 225, p. 1o da CF88, que veda (...)
5. (...) a prática de crueldade e maus tratos contra animais. Segundo o STF, trata-se de uma norma de aplicabilidade imediata (STF, ADI 1856). A partir desta norma a Corte Constitucional brasileira desenvolveu uma jurisprudência “pro animal”.
6. O primeiro caso decidido favoravelmente aos animais e ao ambiente foi o caso da Farra do Boi em Santa Catarina. A referida prática cultural foi considerada inconstitucional por violar a norma constitucional supramencionada e o STF deu seu primeiro passo significativo em (...)
7. (...) matéria de “ética animal”. Os animais, contudo, não foram reconhecidos como “sujeitos de direitos”, mas como objetos a serem protegidos pela Constituição a partir da vedação de maus tratos e crueldade (STF, RE 153.531/SC).
8. O mesmo ocorreu com as práticas conhecidas como “brigas de galo” que também foram reconhecidas como inconstitucional pelo STF em virtude da vedação constitucional de maus tratos e crueldade aos animais. STF, ADI 2514/SC
9. O STF adotou o mesmo entendimento no famoso caso da “Vaquejada” (STF, ASI 4983/CE). Posteriormente ao julgado do STF, o Congresso Nacional aprovou uma Emenda Constitucional reconhecendo a vaquejada como prática cultural (EC 97/2017)
10. No entanto, em março de 2019, o STF reconheceu a constitucionalidade de lei que permite o sacrifício de animais em cultos religiosos de matriz africana, desde que sejam observadas algumas condições como a utilização de técnicas indolores que não causem sofrimento.
11. Por fim, foi no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que a jurisprudência brasileira cristalizou o seu maior avanço em matéria de reconhecimento dos animais como sujeitos de direitos. Ao julgar o Recurso Especial 1.797.175/SP, o STJ (...)
12. (...) reconheceu a existência da DIMENSÃO ECOLÓGICA DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Essa faceta do princípio da dignidade da pessoa humana reconhece a existência de um Estado Socioambiental de Direito no Brasil (...)
13. (...) no qual a proteção do bem estar ambiental e a proteção dos animais é sempre um objetivo a ser buscado pro Estado (ver a thread sobre constitucionalismo ecológico já feita aqui no twitter). A partir daí, o STJ, ao analisar as mudanças de habitat de um papagaio (...)
14. (...) doméstico entendeu que a situação “viola a dimensão ecológica da dignidade humana, pois as múltiplas mudanças de ambiente perpetuam o estresse animal, pondo em dúvida a viabilidade de readaptação a um novo ambiente (...)
15. Até o momento, foi o STJ que deu o maior passo para reconhecer os animais como “sujeitos especiais de direito”. Ainda no âmbito do STJ, o tribunal da cidadania reconheceu o direito de visita a animal de estimação após a separação do casal (seus donos).
16. Assim, é possível dizer que a jurisprudência brasileira vem evoluindo no reconhecimento do direito dos animais e no próprio tratamento que os animais recebem do direito, principalmente após o reconhecimento pro STJ da dimensão ecológica da dignidade da pessoa humana.
17. No dia 29/09 foi sancionado o PL que aumenta as penas para quem cometer atos de abuso, maus-tratos e violência contra cães e gatos. Agora, o crime passa a ser punido com prisão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda.
18. Sobre esta alteração legislativa: vou deixar uma reflexão aqui para todos e todas que me seguem. Primeiro, um disclaimer: eu tenho dois cachorros. A reflexão é a seguinte:
19. O aumento da pena para quem maltrata cães e gatos visava proteger os animais ou satisfazer a vontade de donos de PETS? Corriqueiramente lido com casos de maus tratos de animais (infelizmente). Em boa parte desses casos os animais que são vítimas de maus tratos são (...)
20. (...) Pássaros, cavalos e outros. Se o critério para aumentar a pena e a proteção era o "sofrimento animal", por qual motivo o legislador aumentou a pena apenas para casos envolvendo cães e gatos?
21. Com a referida alteração legislativa (que sim, é melhor do que nada), o legislador acabou por valorar o sofrimento de cães e gatos de uma forma e de outros animais de outra, criando animais de "primeira" e "segunda" categoria.
23. Não costumo contar os casos em que já atuei, mas neste post vou abrir uma exceção. Atuei recentemente em um caso de violência doméstica em que o agressor, após agredir a sua ex companheira, comeu o animal da estimação da mesma (era um pássaro, e sim, o animal estava vivo).
24. Simplesmente foi até a gaiola, arrancou o animal e comeu a cabeça. A nova lei já estava em vigor, no entanto, a alteração da pena não se aplica ao caso, já que o legislador conferiu uma pena maior tão somente nos casos de maus tratos de cães e gatos
25. O legislador parece ter alterado a pena do crime de maus tratos para satisfazer algum sentimento de dono de PETS e não para evitar e/ou inibir o sofrimento dos animais que sofrem maus tratos, já que qualquer animal pode ser vítima de maus tratos. O legislador ignorou isso.
26. Fim da thread. Fica a reflexão. Todos os animais merecem o mesmo respeito e consideração quando admitimos que a existência da dimensão ecológica da dignidade da pessoa humana, ou, neste caso, devemos reconhecer a frase de George Orwell no livro "A revolução dos Bichos"?
27. Fase de George Orwell em sua clássica obra: "A revolução dos bichos": "Os animais são todos iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros". Abraços, pessoal.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Thimotie Aragon Heemann

Thimotie Aragon Heemann Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @thim3108

25 Nov
Vamos falar sobre FORMAS CONTEMPORÂNEAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER?

- Bropriating
- Gaslighting
- Stalking
- Pornografia de vingança;
- Mobbing
- Sextorsão
- E outras.

Segue a thread 👇🏻 em homenagem ao Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher (25/11).
1. No dia internacional do combate à violência contra a mulher, separei uma thread com as principais novas formas de violência de gênero. Vai ser longa mas com bastante conteúdo. Acompanhem!
2. MANSPLANING: consiste na situação na qual o homem agressor explica aquilo que é óbvio à mulher, tratando-a como uma incapaz. Esta situação pode ser verificada em ambientes nos quais há uma certa exposição dos interlocutores (leia-se: plateia)
Read 39 tweets
24 Nov
Vamos falar um pouco sobre DIREITO HUMANO À ÁGUA POTÁVEL? Segue a thread 👇🏻 e divulgue/curta se achar interessante.
1. Somente no ano de 2010 a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) reconheceu o direito à água potável como um direito humano, a partir da edição da Resolução 64/292.
2. No Brasil, existe uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa inserir o direito à água potável no rol de direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal, constitucionalizando esse direito.
Read 13 tweets
23 Nov
Doze indicações de livros de Teoria Geral do Direito, Sociologia, Filosofia e outras áreas laterais ao direito para a blackfriday.

Thread 👇🏻

Dia 22/11 fiz uma thread com 12 indicações de livros de Direito Constitucional e dia 21/11 uma thread com indicações de Direitos Humanos
1. Levando os Direitos a Sério (Ronald Dworkin): obra clássica do professor Dworkin sobre o start de ideias envolvendo sua teoria jurídica. Image
2. Justiça, o que é fazer a coisa certa? (Michael Sandel): trata-se de uma obra clássica e divisora de águas. Não vou dar muitos spoilers aqui. Image
Read 14 tweets
22 Nov
Doze indicações de livros de Direito Constitucional para a blackfriday.

Thread 👇🏻

Ontem fiz uma thread com 12 indicações de livros de Direitos Humanos.
1. Direito Constitucional (do amigo @sigaoflavio): o Curso do Professor Flávio Martins é ótimo tanto para quem está na graduação quanto para quem está se preparando para concursos públicos. Linguagem acessível e de fácil compreensão.
2. Direito Constitucional (Teoria, História e Métodos de Trabalho): é na minha opinião o melhor livro de Direito Constitucional. No entanto, a obra dos professores Daniel Sarmento e Cláudio Pereira de Souza Neto não abrange todo conteúdo da matéria. Livro acima da média.
Read 14 tweets
21 Nov
Doze indicações de livros de Direitos Humanos e Direito dos Grupos Vulneráveis para a blackfriday.

Thread 👇🏻

Amanhã vou indicar 12 livros de direito constitucional.
1. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos (Fábio Konder Comparato): trata-se de uma obra clássica que retrata a trajetória histórica dos direitos humanos até os dias atuais.

Obra muito bacana para quem possui o interesse na historia e desenvolvimento dos direitos humanos. Image
2. Curso de Direitos Humanos (André de Carvalho Ramos): este livro é sem dúvida o mais indicado para quem possui interesse em começar seus estudos na matéria. André (USP) é uma das maiores autoridades na matéria. Linguagem clara e de fácil compreensão. Image
Read 14 tweets
8 Nov
Vamos falar um pouco sobre as DIMENSÕES DOS DIREITOS HUMANOS? Segue a thread 👇🏻e divulgue se achar interessante.
1. A teoria das gerações (ou dimensões) dos direitos humanos foi idealizada por Karel Vasak e posteriormente foi ampliada pela doutrina.
2. DIREITOS HUMANOS DE PRIMEIRA GERAÇÃO: são os direitos de liberdade em sentido amplo, como por exemplo, os direitos civis e políticos. Exemplos: direito à vida, à propriedade, à intimidade etc.
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!