Ontem eu falei que a vacina da Astrazeneca nao tinha subido no telhado...e hoje eu vi este artigo na Wired! wired.com/story/the-astr…
Difícil pessoal. Quem assistiu ao Diario da Peste hoje viu como Maurício e eu estávamos abalados. Vai ser complicado a empresa resgatar sua credibilidade agora. Mesmo os 62% de eficácia precisam ser refeitos e confirmados. e o artigo da Wired aponta mais problemas,
como a intenção da Astrazeneca de realmente juntar resultados de varios ensaios pequenos para fazer uma “meta-analise” de eficácia, e o fato de ensaios no Brasil e no Reino Unido usarem controles diferentes...
Sao fatores que vão se somando e abalando a credibilidade e a transparência do processo. O correto a partir de agora seria realmente recomeçar. Isso atrasa os resultados? Claro que sim! Mas garante que os resultados serao reais!
E nao imaginários ou, com o perdão da piada sem graça, fabricados para inglês ver!
Algumas pessoas me procuraram com medo de que apontar as graves falhas de comunicação da AZ pudesse abalar uma boa vacina. na verdade o que abala uma boa vacina é justamente a falha da AZ. mas talvez seja importante deixar claro que a vacina pode - e deve - ser boa.
e que como já disse em diversas entrevistas, 62% de eficácia é perfeitamente aceitável. Vamos esperar a publicação para ver se esse número confere e esperar mais testes. Como disse meu colega Maurício Nogueira, pode ser até maior. Só não sabemos ainda, até ver os dados.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Falei que daria mais informações sobre a vacina de Oxford, o que parecia uma boa notícia na segunda apesar dos pontos que precisavam ser esclarecidos, infelizmente tornou-se uma notícia ruim. nytimes.com/2020/11/25/bus…
A notícia de 90% de eficácia era boa mas queriamos ver os dados. Especulamos se haviam usado meia dose para controlar a imunidade ao vetor, o que parecia fazer sentido mas alertamos que era um número pequeno de voluntários.
Ainda tentando manter o otimismo, imaginamos que logo a empresa iria esclarecer. Infelizmente nao. e os dados que apareceram nao sao animadores. A meia dose foi um erro, e pior, foi dada apenas para voluntários jovens. A empresa tentou encobrir o fato.
E agora sao TRÊS vacinas!!!! e uma vem pro Brasil, a preços mais acessíveis e armazenamento em geladeira! MUITO FELIZ! cbsnews.com/news/covid-vac…
Vacina de Oxford mostra eficácia em dois regimes de doses diferentes. Aguardando mais detalhes de quantos eventos em qual regime, como só tem press release e nada de preprint, nao temos acesso aos dados. Resultados são de analise interina com 131 eventos (pessoas doentes)
Testaram dois regimes de doses, um com meia dose na primeira, seguida de dose completa na segunda vez, mostrou 90% de eficácia (proteção). O outro regime foi com duas doses completas e mostrou 62%. O motivo é provavelmente uma menor reação ao vetor no primeiro regime.
Após um dia de muita confusão na midia, que poderia ter sido evitada com o mínimo de cuidado com a comunicacao de um tema delicado e polarizado como vacinas, a Anvisa manda seguir com os testes clínicos da Coronavac. Satisfeita agora com os escalrecimentos obtidos, pelo visto.
Os esclarecimentos foram oferecidos, e Anvisa considerou satisfatórios. Assim, como a Conep, aliás, já tinha considerado desde o dia 6 de outubro quando por sua vez, PEDIU mais detalhes ao IB, e emitiu parecer favorável á continuidade dos testes. Fica a dúvida:
Caro deputado, sua resposta está no conceito de coletivo e de viver em sociedade. Imagine que vc se cuida muito, é um motorista responsável e segue todas as leis.mas ai vem um motorista bebado, acerta seu carro e machuca vc e sua família.
Ou ainda, vc é um jovem saudável, nao fuma, nao bebe. pratica esportes mas seus pais fumam compulsivamente em casa, e vc desenvolve um enfisema por fumo passivo.
e finalmente sobre a vacina: algumas pessoas nao podem se vacinar por problemas de saude. bebês e crianças pequenas tb. se os outros se vacinarem, o virus deixa de circular e essas pessoas ficam protegidas.
Nao há motivo para alarme ou desespero. Na verdade só confirma o que estudos brasileiros inclusive já mostraram. É normal o nível de anticorpos IgG decair no sangue. Isso acontece nao só para Covid19 mas para diversas infecções. Usamos muito IgG porque é fácil de medir.