A modificação da Praia de Iracema em Fortaleza em menos de 40 anos.
A capital do Ceará é a 5º maior cidade do Brasil, enquanto sua área metropolitana é a maior do Nordeste, com 4 milhões e 137 mil habitantes.
No século 20, Fortaleza foi uma das capitais nordestinas que mais recebeu industrias e uma intensa verticalização.
A Praia de Iracema em particular tornou-se uma área de lazer da elite econômica local a partir da década de 20, com residências, hotéis, bares e cassinos.
Em 1951, foi inaugurado uma das principais construções na região, o Iracema Plaza Hotel, inspirado nos hotéis de Miami.
A partir da década de 70, tornou-se uma das principais regiões culturais da capital cearense até os dias de hoje.
Seu nome vem do romance Iracema, do escritor cearense José de Alencar.
Historicamente, Fortaleza foi habitado pelos potiguaras desde o ano 1000, tendo seu primeiro contato com os portugueses em 1597.
Em inúmeros episódios, os mais de 90 mil indígenas que habitavam a costa do Ceará expulsaram os portugueses.
Durante todo o século seguinte, o Brasil seria alvo de intensa pirataria pelos neerlandeses, que ocuparam o nordeste fundaram a Nova Holanda em 1630.
Não levaria muito tempo até os neerlandeses também serem expulsos pelos indígenas: em 1644 os nativos destruíram o Forte São Sebastião e expulsaram os europeus.
Apenas em 1654 os portugueses voltariam a ter o controle do nordeste, firmaram um tratado de paz com os potiguaras.
No início do século 18, iniciou-se as primeiras levas de habitação europeia de Fortaleza, devido a diminuição da resistência indígena por causa da peste.
A vila baseava-se no engenho, algodão e trabalho escravizado, transportando grandes levas do produto para a Europa.
No século 19, o Movimento Abolicionista do Ceará foi um dos mais ativos do nordeste.
Em 1884 um levante de pescadores liderado por Francisco José, o Dragão do Mar, levou a diversas alforrias (libertações) de escravizados por toda província.
O episódio ocasionou na abolição da escravatura no Ceará 4 anos antes da Lei Áurea.
De 1960 em diante, Fortaleza tornou-se um dos maiores polos industriais e turísticos do Nordeste, principalmente devido às suas 15 praias que se estendem por mais de 34 km.
Sardis foi fundada em torno de 687 aC como capital do reino da Lídia, localizada no oeste da Turquia, uma das maiores civilizações da época.
A região era um importante ponto de contato entre a mesopotâmia e os gregos, seja economicamente ou culturalmente.
A 77 km do Mar Egeu, era dividida em duas partes: a cidade baixa, próximo do rio Pactolo, habitada pela maioria dos trabalhadores; e a cidade alta para a elite, próxima do Monte Tmolo.
A transformação de Curitiba e da Praça Tiradentes, em um período de 50 anos.
Curitiba era amplamente habitada pelos indígenas do grupo-linguístico Macro-Jê, mas sua etimologia vem da língua Guarani, que significa "área dos pinheiros".
Pela escassa quantidade de fontes do início do século 17, a lenda da fundação Curitiba não é confirmada, cada vez mais contestada por historiadores.
A 1º Batalha de Somme foi um dos maiores conflitos da 1º Guerra Mundial e hoje um dos cenários de batalha mais bem preservados.
Durou 5 meses e fez mais de 1 milhão de vítimas, envolvendo 3 milhões de soldados.
A campanha foi uma tentativa de conter as tropas alemães no norte da França, com o uso de novas tecnologias da época como metralhadoras, tanques e aviões.
O Brasil foi o último país do ocidente a abolir a escravidão, em 1888.
De todo o comércio de escravizados para o continente americano do século 16 ao 19, quase 70% dos escravizados dirigiam-se ao Brasil.
Como comparação, em torno de 5% era destinado aos Estados Unidos.
A economia brasileira dependia mais da escravidão que outros países, principalmente devido à concentração de terras providas das capitais hereditárias e ao clima propício para enormes plantações de açúcar, tabaco e algodão.