A 1º Batalha de Somme foi um dos maiores conflitos da 1º Guerra Mundial e hoje um dos cenários de batalha mais bem preservados.
Durou 5 meses e fez mais de 1 milhão de vítimas, envolvendo 3 milhões de soldados.
A campanha foi uma tentativa de conter as tropas alemães no norte da França, com o uso de novas tecnologias da época como metralhadoras, tanques e aviões.
A operação foi custosa para ambos os lados e não representou uma vitória significativa para nenhuma das potências envolvidas.
Já a 2º Batalha de Somme, que ilustra a 1º foto da thread, começou em 1918 e durou uma semana, sendo uma grande vitória dos Aliados.
Os locais palco de batalhas da 1º Guerra Mundial com suas típicas trincheiras tiveram diferentes destinos.
Alguns foram reflorestados, outros tornaram-se memoriais ou reconstruções históricas.
Em Beaumont, a região foi repastada, mas a destruição do terreno dificultou a recuperação agrícola, assim como o nivelamento do solo, sendo posteriormente abandonado.
A área deveria ser evitada pelos moradores, podendo ainda conter componentes químicos de gases tóxicos ou ainda minas explosivas.
Com o fim da guerra em 1921, o governo britânico comprou o local para construir um memorial a seus soldados.
O batalhão britânico vindo de Terra Nova, atual Canadá, foi um dos primeiros a lutar contra os alemães na batalha de Somme, mas 80% dele foi massacrado no mesmo dia.
A área foi totalmente limpa de projéteis ou possíveis armadilhas, recebendo visitação turística.
Hoje, o Memorial de Beaumont-Hamel é um dos mais conservados do conflito, seguindo o mesmo traçado das trincheiras da 1º Guerra Mundial.
O Brasil foi o último país do ocidente a abolir a escravidão, em 1888.
De todo o comércio de escravizados para o continente americano do século 16 ao 19, quase 70% dos escravizados dirigiam-se ao Brasil.
Como comparação, em torno de 5% era destinado aos Estados Unidos.
A economia brasileira dependia mais da escravidão que outros países, principalmente devido à concentração de terras providas das capitais hereditárias e ao clima propício para enormes plantações de açúcar, tabaco e algodão.
Em 762 dC o califa al-Mansur reuniu os melhores trabalhadores do Califado Abássida para construir a cidade circular de Mandinat al-Salam.
Mais de 100 mil indivíduos incluindo arquitetos, engenheiros e ferreiros trabalharam no projeto durante 4 anos.
Localizado na margem do Rio Tigre, a cidade possuía ao total 3 anéis, 1 destinado totalmente para a residência do califa e outros 2 compostos de áreas comerciais e residenciais.
Brasília foi a maior cidade planejada e inaugurada no século 20.
A ideia de transferir a capital brasileira do litoral para o interior remonta desde o século 18.
Em 1763 o primeiro-ministro de Portugal, Marquês do Pombal, que moveu a capital de Salvador para o Rio de Janeiro, considerou move-la para o interior.
Na metade do 19 o aumento populacional do país, principalmente do eixo SP - RJ explicitou a falta de infraestrutura brasileira, que ainda utilizava traçados urbanos da época colonial.