As latrinas públicas romanas eram banheiros coletivos conectados a uma vasta rede de esgoto.
Os banheiros romanos datam desde 500 aC, podendo ser de vários tipos: limpos ou sujos, privados ou públicos, conectados ou não a uma rede de esgoto.
A residência de um trabalhador romano normalmente não tinha muito espaço para um banheiro, fazendo com que a latrina ficasse em lugares um tanto inconvenientes, como na cozinha, pois era ventilada.
Os dejetos eram mais tarde utilizados como adubos em hortas residenciais, ou vendidos para fazendeiros como fertilizantes.
Mesmo as latrinas públicas, conectadas a linhas de esgoto, não eram um exemplo de limpeza.
A maioria dos banheiros públicos de Roma era escuros, úmidos, sujos, em pequenos espaços e às vezes comportando mais de 20 pessoas no mesmo espaço.
No centro desses banheiros havia uma grande "pia" com vários tersórios - um instrumento que consistia em uma esponja presa em um palito, com a mesma finalidade que um papel higiênico.
A falta de higiene nas latrinas públicas é notável através de uma série de registros, principalmente nas numerosas pichações feitas na parede do local.
A deusa da sorte, Fortuna, era desenhada frequentemente na parede de banheiros, como nas cidades de Ostia e de Pompéia, servindo como uma espécie de "anjo da guarda" para aqueles que iam às latrinas.
Havia relatos populares que ratos viviam dentro das latrinas, assim como baratas, sendo também um local de frequentes assaltos quando os clientes menos esperavam.
Esses banheiros eram conectados à Cloaca Máxima, uma das principais vias de esgoto de Roma, servindo para drenar água suja.
A Cloaca Máxima servia exclusivamente como um sistema de drenagem de água poluída dos banheiros, pois não filtrava restos orgânicos de sujeira que ficavam espalhados pelas ruas, como um esgoto moderno.
A via também drenava a água poluída de partes baixas da cidade quando o principal rio da cidade, o rio Tibre, tinha cheias e ficava repleto de barro.
Enquanto os aquedutos levavam a água direto do Rio Tibre para uso pessoal, a Cloaca Máxima filtrava a água poluída.
Não há fontes que indiquem que as mulheres usavam latrinas separadas dos homens.
Em nosso 14º podcast, abordamos como era a vida de um cidadão comum em Roma: spoti.fi/33J8Ie6
Existem 195 países oficiais atualmente, sendo 115 deles colonizados ou ocupados pelo Império Britânico ao longo da história.
Ou seja, o Reino Unido colonizou 74% do planeta.
A França, colonizou cerca de 27% do mundo, seguida de Portugal 26%, Espanha 22% e Países Baixos 14%.
No infográfico, embora todas as colônias e territórios ocupados por outra nação estejam agrupadas sob o mesmo conceito, há uma diferença entre territórios ocupados/protetorados e colônias.
Sardis foi fundada em torno de 687 aC como capital do reino da Lídia, localizada no oeste da Turquia, uma das maiores civilizações da época.
A região era um importante ponto de contato entre a mesopotâmia e os gregos, seja economicamente ou culturalmente.
A 77 km do Mar Egeu, era dividida em duas partes: a cidade baixa, próximo do rio Pactolo, habitada pela maioria dos trabalhadores; e a cidade alta para a elite, próxima do Monte Tmolo.