O BRASIL VAI FICAR SEM VACINA E A CULPA É DO GOVERNO. O governo errou no controle da Covid-19. Não era uma gripezinha. Mas agora é ainda mais sério. O governo erra também com relação à vacina. O plano de vacinação divulgado é somente para inglês ver. É um plano de faz de conta.
Tivemos 10 meses p preparar nossa cadeia de frio p receber vacinas como a da Pfizer/Moderna. Poderíamos ter comprado freezers p serem utilizados nas maiores capitais. C isso poderíamos vacinar pelo menos os profissionais de saúde nos gdes centros do país. Nada foi feito.
Mais grave q ñ comprar pq ñ se preparou é, por razões puramente políticas, se recusar a comprar 46 milhões de doses da CoronaVac. Isso poderia atender ~10% da população. A desculpa? Ñ tem aprovação pela Anvisa. Mas a da AstraZeneca tbem ñ tem –são contratos de intenção de compra.
O acordo da AstraZeneca prevê 15M de doses em Fev e 70M até junho. Considerando as dúvidas ao redor dos resultados dessa vacina e os atrasos pela interrupção nos ensaios clínicos, podemos contar com um atraso significativo na liberação dessa vacina e o ñ cumprimento dessas datas.
O acordo da AZ também prevê a produção (isso depois da transferência de tecnologia, compra de insumos, treinamento dos técnicos etc) de 15M de doses/mês em Biomanguinhos = ~7M de pessoas vacinadas/mês. Em um país de + de 200M, faça as contas. A vacinação só terminaria em 2022!!
O único outro acordo q o Brasil tem é c a COVAX: 42.511.800 de doses. Qdo teremos essas vacinas? Segundo o próprio governo, "ainda sem cronograma."
Nenhum outro acordo. Nenhum esforço de preparação q vai além da rotina de imunização já existente no país.
Todos os países se preparando. Todos os países fazendo acordos de compra. No Brasil, nem um nem outro. Pelo contrário –ainda recusamos e minamos os acordos q temos. Estamos perdendo a 1a leva da produção das vacinas e (SE dermos sorte do governo de atitude) ficamos p a 2a leva.
A coluna da @TaschnerNatalia hj no Globo tbem aborda esse assunto. Temos um plano de imunização (q na minha opinião falha em vários aspectos, mas isso é assunto de outro fio), mas para que vacina?
*sorte do governo mudar de atitude
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
É FALSO que a vacina de mRNA modifica nosso material genético (DNA) ou que causa doença autoimune. Entenda porque e ajude a combater essa fake news.
O mRNA (RNA mensageiro) é exatamente o que o nome indica: um mensageiro. Ele leva a mensagem de qual proteína a célula deve produzir (nesse caso, a proteina spike do SARS-CoV-2). Depois q entrega a mensagem, o mRNA se DEGRADA rapidamente – em questão de minutos ou poucas horas.
Ou seja, se o mRNA pudesse pedir uma música no #Fantastico@showdavida, seria:
"Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai"
O mRNA não permanece e não tem como ele se integrar no nosso DNA ou alterá-lo.
Final de fase 3 da MODERNA (30.000 participantes e 196 casos de COVID-19) c eficácia de 94,1%. Mas ainda melhora! Dos 30 casos q foram graves, nenhum no grupo da vacina — proteção contra COVID-19 grave foi de 100%. Nenhuma preocupação séria de segurança até o momento.
Essa vacina pode mudar totalmente o curso da pandemia. Além de prevenir doença, pode tbem prevenir casos graves/hospitalizações nos q ainda adoecem. (Ainda não sabemos se previne infecção e qto tempo dura a proteção). A vacina está aí!! Sua missão é se manter vivo.
Ainda melhor: vacina pode ser armazenada em freezer comum (-20 ° C) 6 meses e permanece estável em geladeira padrão de 2 ° a 8 ° C por 30 dias!! Também ñ precisa de diluição antes de vacinar (diminui risco de erro de dose). Proteja-se. Proteja aos seus. Vc ñ quer adoecer agora.
OPINIÃO: Mto embora os resultados da AstraZenca/Oxford sejam promissores, CONSIDERO PRECOCE A APROVAÇÃO P USO EMERGENCIAL NESSE MOMENTO. Com 3 eficácias relatadas (62% p doses cheias, 90% p 1/2 e 1 dose, média de 70%), são várias perguntas ñ respondidas. + otempo.com.br/brasil/astraze…
Qual a real eficácia da vacina? Ñ sabemos. O número de partipantes no grupo de eficácia de 90% foi mto pequeno (2.700). Ñ sabemos número de casos de Covid nesse grupo. Além disso o intervalo de confiança cruza c o grupo de eficácia 62%. Isso indica q pode ñ ter diferença.
Qtos casos graves no grupo da vacina Vs placebo? Quais eram as análises primárias e secundárias pré-determinadas nos protocolos? Tbem não sabemos. O q temos até o momento são dados sólidos p uma vacina menos eficaz (62%) e dados menos sólidos p uma vacina mais eficaz (90%).
EFICÁCIA DA VACINA DA OXFORD/ASTRAZENECA é de 70%. Mas, dados sugerem q com uma dose menor a eficácia pode aumentar para 90%. Resultados são de análises interinas dos ensaios clínicos c 22.690 voluntários (12,390 na Inglaterra e 10,300 no Brasil). 🧶 astrazeneca.com/media-centre/p…
Comparando dosagens diferentes, eficácia de 1/2 dose seguida de dose completa 1 mês depois foi de 90%. Com 2 doses completas foi de 62%. Na análise combinada das 2 dosagens, a eficácia média foi 70%. Total de 131 casos de Covid-19, 30 entre os vacinados e 101 nos não vacinados.
- Vacina se mostrou segura, sem nenhum efeito adverso sério.
- Todos os casos de Covid-19 graves e hospitalizações foram entre os não vacinados
- Eles tbem testaram asintomáticos (Moderna e Pfizer não testaram asintomáticos). O número de asintomáticos foi menor nos vacinados.
EFICÁCIA de uma vacina é muito importante. Mas o q realmente determina o sucesso da vacina é a EFETIVIDADE. Entenda porque. 🧵
A eficácia da vacina da Covid pode ser medida de 3 maneiras. A vacine pode prevenir: 1. Infecção (vc ñ se infecta, ñ transmite) 2. Doença (vc se infecta, mas ñ fica doente) 3. Doença grave ou morte (vc se infecta, tem sintomas, mas ñ terá doença grave). thelancet.com/journals/lanin…
Os 95% de eficácia da Moderna e da Pfizer são para proteção de doença. Significa que, se expostas à Covid, 95 de 100 pessoas que se vacinarem ñ vão adoecer (terem sintomas). Ainda ñ mostraram dados se a vacina protege contra infecção. E ainda ñ sabemos qto tempo a proteção dura.
E a CORONAVAC? Ainda ñ há resultados de eficácia (Fase 3) dessa vacina da Sinovac. Mas, o q já podemos dizer sobre ela baseado nos resultados das Fases 1 e 2 (744 participantes, 18-59 anos) e como esses resultados se comparam c os da Moderna e Pfizer?+ thelancet.com/journals/lanin…
- Efeitos adversos foram leves. O mais freqte foi dor no local da injeção.
- A gde maioria das participantes produziu anticorpos neutralizantes, MAS...
- O nível desses anticorpos foi baixo. Abaixo do nível visto em pacientes recuperados de Covid. +
Em comparação, Moderna e Pfizer relataram níveis de anticorpos iguais ou superiores aos produzidos em pacientes c coronavírus recuperados. A vacina da Novavax (sub-unidade proteica) relatou níveis 4X maiores nos vacinados q em pacientes recuperados. +