1. Vamos lá. FIO 🧵 contestando CADA UM dos argumentos do Partido NOVO @novonacamara, único partido a indicar que sua bancada votasse contra a Convenção da OEA contra o Racismo. 👇🏾 (1/6)
2. Só 5 países terem ratificado mostra a fraqueza legal da Convenção? Não. O Art. 20 da Convenção diz que basta 2 ratificações para entrar em vigor. E ter poucas ratificações de um tratado recente não é um argumento para não ratificar.
3. Não é o PDL que prevê, mas é a própria CF em seu Art. 5, § 3º “Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos, serão equivalentes às emendas constitucionais.”
4. Esquece o NOVO que os tratados internacionais de direitos humanos sempre são materialmente constitucionais mesmo se não passarem pelo rito das emendas constitucionais, por força da própria Constituição (Art. 5, § 2º, CF/88).
5. Sobre cotas, o NOVO está algumas décadas atrasado. A Convenção da ONU sobre racismo já prevê ação afirmativa e foi ratificada em 1969, e a jurisprudência do STF é reiterada sobre a constitucionalidade das ações afirmativas.
6. Sobre cotas na representação parlamentar, o que a Convenção diz é que o poder parlamentar espelha a sociedade. Pode ser por cotas, pode ser por recursos proporcionais como o TSE já determinou. Imagino que o NOVO não seja contra poder política com a cara do seu povo. Ou é?

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Thiago Amparo

Thiago Amparo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @thiamparo

15 Dec
IMPORTANTE: Procuradoria do Tribunal Penal Internacional move adiante denúncia contra Bolsonaro por genocídio indígena da 1a fase (onde 95% são descartados) para a 2a fase de exame preliminar, onde avaliará jurisdição, persecução doméstica, gravidade e interesse da justiça.
Caso passa pelo grande 1o funil no qual apenas 5% dos casos sobrevivem. É importantíssimo. A 2a fase não é ainda a abertura de uma investigação formal, mas é o passo de exame preliminar anterior a isso. Aqui a procuradoria analisará as condições de admissibilidade da denúncia.
Tempo estimado gira em geral em torno de 1-2 anos mas a procuradora deve decidir antes de acabar seu mandato, em meados de 2021, segundo apurou Jamil Chade. noticias.uol.com.br/colunas/jamil-….
Read 7 tweets
10 Dec
Há fortes argumentos no pensamento liberal, no que a filosofia chama de liberalismo igualitário (Dworkin, Rawls e cia.), a favor de ações afirmativas. Recomendo dois ensaios de Dworkin em "A virtude soberana", onde defende que AA funciona e é justa num país de passado racista.
Uma vertente do liberalismo foca, na defesa da ação afirmativa, na igualização de oportunidades para que, com mais diversidade, liberdade seja melhor garantida. Não é única visão e há críticas, mas é simplista liberais se disserem contra ação afirmativa só por serem liberais.
Há críticas bem documentadas contra a defesa liberal das ações afirmativas, em especial por focar em diversidade e seus benefícios e menos em reparação histórica. O melhor texto que conheço sobre isso é do Charles R. Lawrence III: "Two Views of the River" jstor.org/stable/1123688…
Read 4 tweets
9 Dec
QUAL A COR DA VIOLÊNCIA POLICIAL?: estudo inédito lançado hoje pela @rede_seguranca mostra que negros(as) são alvo da letalidade policial em 5 estados, com dados da própria polícia. #ACordaViolência
97% dos mortos pela polícia na Bahia são negros. #ACordaViolência
Ceará não notifica a cor dos mortos em 77% dos casos, mas entre os que notificam 87% são negros. #ACordaViolência
Read 6 tweets
8 Dec
Hoje, EUA (FDA) disseram que vacina da Pfizer se enquadra em seus requisitos emergenciais, o que pode acelerar a aprovação lá. Lei brasileira (13.979/2020) permite vacinar aqui se aprovada a vacina em outras agências. Logo legalmente não precisa esperar 60 dias.
Lei brasileira, adotada por conta da pandemia, já prevê medidas excepcionais dada a urgência da pandemia. Tampouco a Anvisa produz testes novos, apenas referenda os testes já feitos. Se agências internacionais confiáveis já o fizeram, não tem razão o atraso exceto necropolítica.
STF tem uma série de casos pendentes, basicamente demandando um plano de imunização sério do governo federal. É triste porque não precisaríamos disso, já sabemos imunizar com eficiência e não há razão pro atraso do governo Bolsonaro.
Read 5 tweets
12 Nov
.@pfnery e @isantanax defendem que a reforma admin. como "antirracista", por 1) possibilitar economia; 2) permitir contratar + negros. Discordo. 1o., negros(as) são os que + usam serv. pub.; 2) + discricionariedade não leva a + diversidade, pelo contrário. jota.info/opiniao-e-anal…
No artigo, os dados sobre o 2o ponto se baseiam em um caso no Senado, e não em dados em geral no seviço público do Executivo. E a literatura sobre equidade nas empresas já mostra há tempos que maior discricionariedade aumenta a inércia de menos diversidade.
Ademais, falta ao artigo tratar de temas que não toca, como nada fala sobre ações afirmativas, democratização do acesso ao serviço público, regulamentação do teto remuneratório constitucional e etc. Só a defesa da "reforma" como enviada ao Congresso Nacional.
Read 7 tweets
4 Nov
Na @GloboNews estavam debatendo sobre Georgia e racismo nas eleições, com os queridos @MarceloLins68 e @gugachacra e @CesarTralli. Não consegui comentar sobre isso no ar, mas trago alguns pontos para ver o tamanho da importância do crescimento democrata ali. A THREAD:
Colégio eleitoral: foi um compromisso para agradar estados com escravos. Como os escravos não votavam, esses estados tinham medo que sempre perderiam no voto direto. Criaram um colégio que contava que cada escravo era 3/5 de um livre, tá na Constituição. nytimes.com/2019/04/06/opi…
15a emenda (1870) proibiu nos EUA privar o voto com base na cor/raça, mas a história de supressão de votos continuou na Georgia e muitos outros estados e continua até hoje de formas distintas e, por vezes, mais sutis.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!