Golfinhos de rio ameaçados de extinção! 🐬⌛️
Recentemente, a Lista Vermelha da IUCN atualizou o status do golfinho Tucuxi de "dados insuficientes" para "AMEAÇADO".
O que isso quer dizer? Como estão os outros golfinhos de rio? O que podemos fazer?
Vem comigo nessa #BioThreadbr
Bom, primeiro, o que é a IUCN? É uma organização internacional formada por uma união entre a sociedade civil e organizações governamentais, voltada para a promover a conservação da natureza e acelerar a transição para o desenvolvimento sustentável.
A Lista Vermelha da IUCN é a maior plataforma global de informação sobre o status de conservação de animais, plantas e fungos. É uma ferramenta importantíssima não apenas para divulgar essa informação, mas para orientar políticas públicas e incentivar ações de conservação.
O que significa essa mudança de status do golfinho Tucuxi? Significa que antes, não havia informação adequada para saber se essa espécie estava em risco de extinção ou não, por isso o status "Data Deficient" (Dados insuficientes). Mas agora, graças aos esforços de pesquisadores +
que monitoram as populações desses golfinhos, registrando suas ocorrências ao longo de vários anos, sua distribuição é conhecida o suficiente para sabermos que os tucuxis estão enfrentando um risco MUITO ALTO de extinção nos seus habitats naturais, os rios da Amazônia!
A partir de agora, oficialmente todos os golfinhos de rio conhecidos estão ameaçados de extinção - ou seja, possuem o status "Ameaçado" na IUCN - incluindo o boto rosa da Amazônia, o golfinho do rio Irrawaddy, o boto do índico (subpopulação do rio Yangtze) e o golfinho do Ganges.
Além disso, temos o golfinho do rio Yangtze (ou golfinho Baiji), que já é considerado funcionalmente extinto, pois nenhum indivíduo é avistado desde 2002.
Por último, as toninhas, que embora sejam marinhas, possivelmente descendem de uma linhagem de rio, e também estão ameaçadas
As principais ameaças atuais aos golfinhos Tucuxi são: captura e mortes acidentais em equipamento de pesca, conflitos com atividades pesqueiras, captura intencional para uso como isca de pesca, represamento de rios e poluição ambiental por organoclorados e metais pesados.
*Alerta cenas fortes*
A pesca de uma espécie de peixe em particular - a Piracatiga - é uma das principais ameaças à sobrevivência do golfinho Tucuxi e do Boto Rosa. Isso porque esses animais ainda hoje são caçados e mortos para serem utilizados como isca na pesca da Piracatinga.
Em 2015, em um esforço de reduzir essa ameaça sobre os botos/golfinhos, e jacarés (!!), o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério de Pesca e Aquicultura decretaram uma moratória que proibia a pesca e comercialização de Piracatinga, com validade de 5 anos.
Antes da moratória, até 1500 botos eram mortos por ano no Brasil, por causa da pesca. A proibição venceu este ano, em janeiro de 2020, e levou seis meses para que o atual governo, através do Ministério da Agricultura, a renovasse. Mesmo assim, a renovação é apenas até ano que vem
Mas calma! Nem tudo está perdido!
Existem iniciativas incríveis dedicadas a monitorar e promover a conservação dos golfinhos de rio. Uma delas é a SARDI, @SARiverDolphins - Iniciativa Sulamericana para a conservação dos Golfinhos de Rio (tradução minha)
Ela reúne pesquisadores da Colômbia, Brasil, Bolívia, Peru, Equador e Venezuela, além de organizações ambientais internacionais como a WWF (World Wide Fund for Nature - Fundo Mundial para a Natureza). Eles produzem vários materiais de pesquisa, educação ambiental e conservação +
e recentemente lançaram esta plataforma online em que é possível acessar de forma interativa, em mapas, as áreas de distribuição, estimativas populacionais e status das principais ameaças aos golfinhos de rio sulamericanos🐬
Querem saber mais sobre os golfinhos de rio?
O site da SARDI tem livros super didáticos e gratuitos, cheios de fotografias lindas, e escritos por grandes especialistas nesses animais.
Link pra baixar todos os livros: river-dolphins.com/publications/b…
Biologia geral e principais ameaças:
Trujillo, F., Díazgranados, M.C., Utreras, V.,
Aliaga-Rossel, E. y Rodríguez-Maldonado M.V. 2011.
Delfines de río en Suramérica. Fundación Omacha,
Serie de Especies Amenazadas, No. 2. Bogotá, 64
Trujillo, F. y M. C. Diazgranados. 2012.
Delfines de río. Embajadores de la conservación en la Amazonía y la
Orinoquia. Fundación Omacha-CEPCOLSA. Bogotá, 132 p.
📷 Boto Cinza (todas as fotos) - Fernando Trujillo
Sigam ele no insta, esse homem é simplesmente incrível: instagram.com/fernandotrujil…
📷 Yangtze finless porpoise in the Institute of Hydrobiology, Chinese Academy of Sciences, on 10 November 2006, por Huangdan2060, CC 3.0 - commons.wikimedia.org/wiki/File:Yang…
📷 Qiqi, a Chinese River Dolphin (Baiji)_12, por Institute of Hydrobiology, Chinese Academy of Sciences, CC 3.0 - commons.wikimedia.org/wiki/File:Qiqi…
📷 Image of a Ganges River dolphin, a subspecies of the South Asian river dolphin (Platanista gangetica), por Aafi Ali, CC 4.0 - commons.wikimedia.org/wiki/File:The_…
📷Tucuxis e pescadores, Boto rosa c/ sangue: retiradas do livro Delfines de río (citado acima)
Fotografia do livro Delfines de río:
Fernando Trujillo González
María Claudia Diazgranados
Julio García Robles
Eduardo Blanco Mendizábal
Kike Calvo
Sindy Martínez
Yenifer Moná Sanabria
Jeny Lorena Ortíz
Xavier Carrión
Paola Giraldo
Catalina Gómez
Gabriel Vargas
Thread de perguntas e respostas do CuriousCat, tbm conhecida como #CuriousThread 🐱⬇️
Vou deixar todas linkadas aqui
(Achei que ficaria mais organizado hahahah)
Oi boa noite, eu amo seu trabalho e espero que cresça muito, que alcance muita gente e que tenha muito apoio! — Boa noite pessoa! Muito obrigada por me deixar muito feliz às 9 da noite fazendo aula de inglês hahah curiouscat.qa/leticiamagpali…
Tenho visto muitos relatos sobre assédio na DC, espero que você consiga fazer seu trabalho sem passar por isso, e… — OBRIGADA E AMÉM PRA TUDO #DCSemAssediocuriouscat.qa/leticiamagpali…
Fiz uma piada falando que os seres humanos são peixes e muita gente pode ter pensado ‘gente esses biólogo tão tudo doido, eu com certeza não sou peixe’.
Pois chega de piada interna por aqui! Quer ficar por dentro desse humor biológico? Vem de #BioThreadBR
Já ouviram falar que na biologia, tudo depende? Pois é, essa é a ideia da piada. Nos próximos tweets eu vou te mostrar porque a gente, por um lado não é peixe (se pensarmos no termo comum “peixes”), e por outro é (se pensarmos na evolução dos vertebrados).
Os animais que nós normalmente chamamos de peixes - como tubarões, raias, peixinhos dourados e o Nemo (peixe palhaço) - não formam um grupo “evolutivamente completo”, ou seja, que inclui um ancestral comum e todos os seus descendentes. Sabe quem são os outros descendentes? NÓS!
Assim como muitos grandes mamíferos, as baleias possuem expectativa de vida elevada, variando de 30 anos até mais de 200!
SIMM meu polvo, existe uma espécie de baleia que vive tudo isso, será que você adivinha qual? Vem comigo de #BioThread:
A Baleia-da-Groenlândia não apenas possui a maior longevidade entre os cetáceos, mas entre todos os mamíferos! Os indivíduos mais velhos já registrados tinham 150 anos, porém, a partir de análises dos globos oculares de animais mortos, estimou-se que alguns podem chegar a 211!
E quantos anos vivem as outras baleias? Veja as estimativas de longevidade para cada espécie:
Baleia azul: 80-90 anos (foto 1)
Baleia jubarte: 50 anos ou + (foto 2)
Baleia franca: 70 anos (foto 3)
Baleia fin: 80-90 anos (foto 4)
Baleia de Bryde: 70 anos
O que explica as cores dos gatos? 🐈
Bora conhecer a incrível genética por trás da pelagem desses animais?
Como uma apaixonada por gatos, um dia fiquei muito curiosa pra saber o que explica essa diversidade enorme de padrões de cores que eles têm!
E surgiu mais uma #BioThreadBr:
Ps: leu, ficou curiouser e quer saber os genes/genótipos envolvidos na cor do seu gato? Deixa uma fotinho aqui que eu te respondo com o que aprendi!
Fotinhos do Eugênio e da Tigresa (meus peludinhos) pra te encorajar o/
E agora sim, vamos pro fioo 🐱👇
A domesticação dos gatos provavelmente se iniciou há cerca de 9500 anos, de acordo com a evidência mais antiga de associação entre nós e esses animais: um esqueleto humano datado de 7500 A.C., que foi encontrado enterrado ao lado de um gato, na ilha mediterrânea de Cyprus (foto).
CACHALOTES! Grandes, poderosos, gol...finhos?
Peraí, sério?
Não são baleias? Mas por quê?
Quem são eles, afinal?
A #BioThreadBr de hoje é sobre esses animais encantadores e incríveis! Quer conhecer e se apaixonar por eles também? Então segue o fio e vem com a gente 🥰🐬
Cachalotes são mamíferos marinhos do grupo Cetacea, que inclui cerca de 89 espécies de baleias e golfinhos.
Por causa do seu tamanho e muito provavelmente também do seu nome em inglês, sperm whale (sperm = esperma, whale = baleia), é comum pensar que esses animais são baleias.
Como identificar um cachalote?
Quando vivo (no seu habitat):
• formato quadrado/retangular da cabeça, que é constantemente exposta à superfície
• Possuem cor acinzentada ou amarronzada
• Sua cauda é grande e triangular, e frequentemente retirada para fora durante o mergulho
Algoritmos de reconhecimento facial falham muito mais em identificar rostos negros. Por que isso é um problema (e muito grave)?
Thread traduzida: #algoritmos#racismo
No tweet acima, @colinmadland explica que um dos seus colegas pesquisadores estava pedindo ajuda porque o Zoom ficava cortando o rosto dele quando usava um background virtual. Sugeriram pra ele trocar o fundo, a iluminação, mas não funcionou. Veja porque: