Fico bem mais feliz com a posição entre cientistas e instituições de pesquisa do que qualquer colocação :)
"Cientistas como @TaschnerNatalia e @PauloLotufo possuem bastante autoridade nas redes, ao passo que os professores @ThomasVConti e @marciacastrorj contam com boa articulação [...] só mostra como a comunidade de influenciadores da ciência se desenvolveu"
jornal.usp.br/ciencias/estud…
Um pouco das minhas falas na reportagem:

Medidas de governo, decisões e seus recuos têm sido feitos com base em repercussão em redes sociais. Se os cientistas não estão nas redes, não são relevantes para a política atual, com governos cada vez mais eleitos por redes sociais
Até mesmo militares tiveram que entrar em redes sociais para terem um papel no governo e manifestarem posições. Se até esse grupo, extremamente conservador e avesso ao uso dessas mídias, teve que entrar para ser ouvido e para ter uma voz, os cientistas não podem fazer diferente.
Se o fato de tirarem o financiamento da pesquisa, da saúde não render manifestações em redes sociais, isso não será um problema para as gestões – elas passam por cima sem dó e a gente tem visto isso repetidamente pelos últimos anos.
Órgãos de fomento e universidades devem levar isso em conta na hora avaliar e não punir cientistas que se comunicam ou fazem divulgação em redes sociais. Valorizar projetos que têm como desdobramento também a propagação de informações em redes sociais é fundamental.
No sistema atual, fazer divulgação acaba sendo um desperdício de tempo na progressão de carreira, já que não conta nem para a aprovação de projetos e nem como produtividade. Cientistas que sabem fazer este tipo de papel também merecem ter isso considerado como produtividade.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Atila Iamarino

Atila Iamarino Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @oatila

10 Dec
Hoje saiu a notícia de que dois profissionais do sistema de saúde inglês tiveram reação alérgica à vacina que começaram a distribuir (bbc.com/news/health-55…). Segue um fio explicando pq isso é esperado, o que mais devemos ver e a importância do monitoramento agora.
Todas candidatas a vacinas precisam apresentar resultados de segurança e efeitos adversos, além da eficácia. Essa vacina da Pfizer que despertou alergia tem muita informação disponível (e que bate com os sintomas vistos), que a @mellziland destrincha aqui:
Efeitos adversos são esperados com vacinas, tanto que até o grupo placebo registrou alguns. Mas também deve ter mais efeitos adversos mais raros aparecendo agora, quando se salta de dezenas de milhares de doses dadas em voluntários para centenas de milhares de doses distribuídas.
Read 9 tweets
8 Dec
O @nytimes entrevistou 700 epidemiologistas sobre como estão se comportando com a COVID. Continuam mantendo distanciamento e metade disse que pretende fazer isso até 70% das pessoas serem vacinadas.

nytimes.com/2020/12/04/ups…
A maioria disse que mesmo com vacinas sendo distribuídas nos EUA, ainda deve demorar um ano ou mais para a maioria das atividades serem seguras. E depois a vida continua alterada pelo vírus.
As três únicas atividades que a maioria dos epidemiologistas retomou são: encontrar amigos em ambientes abertos, receber pacotes sem preocupação e fazer compras (supermercado e farmácia). Quase todos ainda evitam aglomerações, eventos e encontros com estranhos.
Read 6 tweets
7 Dec
Não tem resultado de eficácia, não tem do que falar.
Se estão preocupados com distribuição de vacinas, quem regula todas, incluindo a Coronavac, é a Anvisa:

br.reuters.com/article/idBRKB…
Se estão preocupados com vacinas, precisamos saber disso aqui:
bbc.com/portuguese/bra…
Read 5 tweets
3 Dec
Se vacina resolvesse todos os problemas, o Brasil não tinha registrado 7 mortes por sarampo em 2020. A vacina tem décadas e é uma das mais eficientes que já fizemos. Ignorância custa muito caro.
Vamos lá: vacinas são fundamentais pra controlar doenças infecciosas. A diferença entre 1 milhão de casos de dengue por ano e dezenas de casos de febre amarela está em vacinas. Mas quanto mais infecciosa a doença, mais eficaz precisa ser a campanha.
A febre amarela circula ao redor de reservatórios naturais do vírus e do mosquito transmissor. Ela não é tão transmissível como um vírus que circula pelo ar. E em anos com no vacinação, a cobertura precisa ser de quem visita essas regiões.
Read 11 tweets
3 Dec
"Um grande número de pessoas não vai tomar vacina sem uma campanha nacional de comunicação e educação. [...] Os EUA nunca imunizaram sua população na quantidade necessária para estabelecer a imunidade coletiva contra a SARS-CoV-2."
"Isso significa que estaremos embarcando em um programa de imunização de escala sem precedentes - que requer uma campanha de comunicação correspondente. Felizmente, já existe dinheiro autorizado para comunicações sobre covid-19, cerca de US $ 250 milhões."
"Uma campanha nacional de comunicação e educação sobre vacinas precisa cumprir três objetivos: restaurar a confiança nas vacinas, ter um escopo nacional e - ao mesmo tempo - envolver as comunidades locais, especialmente as comunidades de cor."
Read 9 tweets
3 Dec
A @TIME elegeu como uma das pessoas mais influentes de 2020 Zhang Yongzhen, o cientista chinês que liberou a sequência do SARS-2 ainda em 10 de janeiro. Graças à essa sequência tivemos testes tão cedo e já temos as vacinas de RNA.

time.com/collection/100…
Zhang faz parte de uma rede de monitoramento de novos vírus. Ele recebeu uma amostra de paciente coletada no Hospital Central de Wuhan no final de dezembro de 2019 e submeteu o genoma do vírus em 5 de janeiro no banco de genomas mais usado por cientistas: ncbi.nlm.nih.gov/nuccore/MN9089…
Também mandou a sequência pra outros membros do grupo. Um deles, o Eddie Holmes (@edwardcholmes), disponibilizou a sequência em outro banco e compartilhou por aqui. Como saiu antes, foi o que todo mundo usou.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!