Oi, tudo bem? Tem um pessoal dizendo que não entende nosso alarde com o retrocesso imenso que se fez na Câmara, que o Senado corrigiu e que a Câmara resiste em relação ao Fundeb. Então envio aqui 16 MOTIVOS para os deputados não cometerem esse erro de novo. 👇🧶
1. Precisamos coadunar com os avanços da EC 108/2020: são 7 grandes avanços, que convido a conhecer aqui no link. Mas o resumo é MAIS RECURSO para ESCOLA PÚBLICA e MELHOR DISTRIBUIÇÃO. campanha.org.br/noticias/2020/…
2. Ao contrário do respeito à EC 108/2020, o que a Câmara fez na primeira votação foi afrontar, além da EC do Fundeb, outras normas, da própria Constituição da República e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996).
3. Ampliou as possibilidades de computar matrículas de instituições conveniadas. O PL original admitia esta possibilidade para creche, educação do campo com formação por alternância, pré-escola e educação especial, etapas de modalidades em que, sabidamente, há falta de vagas.
A Câmara add: (1) o ensino fundamental e o ensino médio (limitadas a 10% das matrículas; (2) o ensino técnico articulado; (3)o itinerário de formação técnica e profissional do ensino médio; e (4) matrículas no contraturno
4. Esses acréscimos desviam 15,9 bilhões da educação pública para as conveniadas. Posto DE NOVO a Nota Técnica aqui, para aqueles que não compreenderam poderem ler (e estamos à disposição para explicar o que restar de dúvidas): campanha.org.br/acervo/nota-te…
Ah, e se precisar se aprofundar na matemática e estatística, tem até a Nota Metodológica com as fórmulas de cálculo. Aqui não é seara de fake news. #FundebÉPúblicocampanha.org.br/acervo/notas-m…
Ainda no ponto 4, destrinchando:
A) 15,9 bilhões de reais equivale a 2,4% a mais do que toda a complementação da União realizada em 2019. Muito ou muito? Isso mesmo, muito. #FundebÉPúblico
B) 15, 9 bilhões de reais corresponde a 80,4% do que seria o novo aporte da União ao Fundeb. Muito ou muito? Isso mesmo, de novo, demais. #FundebÉPúblico
C) Emenda 10 – 10% no EF e EM (é a que abocanha mais): R$ 10,2 bilhões.
D) NORTE pode perder R$ 1,8 bilhão
NORDESTE pode perder R$ 4 bilhões
SUDESTEpode perder R$ 6,4 bilhões
SULpode perder 2,5 bilhões
CENTRO-OESTE pode perder 1,3 bilhão
E) Redes estaduais e DFperdem R$ 7,7 bilhões (-6,8%)
Capitais perdem R$ 1,5 bilhão
Municípios de 20 mil até 500 mil habitantes perdem R$ 5,2 bilhões
F) São Paulo perderia R$ 3,7 bilhões;
Minas Gerais perderia R$ 1,5 bilhão;
Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, perderiam cerca de R$ 1 bilhão cada #FundebÉPúblico
G) (juro que é o último sobre os R$ 15,9 bi - é que eu queria deixar bem claro mesmo!)
Serão R$ 3,9 bilhões a menos para aqueles municípios em que pelo menos 1/3 dos alunos são beneficiários do Programa Bolsa Família. #FundebÉPúblico e Fundeb gera redução de desigualdades!
5. (finalmente!) Boa parte dos benefícios decorrentes da ampliação da complementação da União deixarão de ir para o setor público e poderão ir para o setor privado, que não possui estrutura e nem capilaridade para atender os desafios postos no Plano Nacional d Educação
6. Em conjunto, as novas alíneas acrescidas na Câmara afrontam a CF 88, atacando preceitos sobre a destinação dos recursos públicos para as escolas públicas e o correspondente dever de sua expansão, a garantia de qualidade nas condições de oferta e as garantias do magistério.
A regra constitucional estabelece a destinação para o setor privado não lucrativo quando houver falta de vagas. O texto da Câmara ignorou essa trava e, portanto, a proposta é inconstitucional! 😱 #FundebÉPúblico
7. A proposta de reservar 10% da prestação do ensino fundamental e médio à iniciativa privada indica desmobilização das redes públicas e incentivo ao setor privado, com sérias responsabilidades para os gestores públicos perante o sistema de controle. Por que? 👇
Não há falta de vagas na rede pública de ensino fundamental e médio. Mais do que isso, segundo dados do censo escolar, as matrículas dos estados e municípios no ensino fundamental e médio caíram de 36,2 milhões, em 2007, para 28,1 milhões, em 2019, ou seja, uma redução de 8,1 mi
8. Isso indica que o próprio sistema público tem como incorporar eventuais aumentos de atendimento com maior rapidez e eficiência (economia de escala) que o setor privado não lucrativo. #FundebÉPúblico :)
9. O texto de regulamentação, ainda, tenta reabrir um debate encerrado na EC 108/2020, quando grupos tentaram desfigurar sentido da autorização constitucional temporária às parcerias com a iniciativa privada no ensino obrigatório, sem êxito! Vamos lembrar? campanha.org.br/noticias/2020/…
A CF 88 fez opção explícita p/prestação direta do serviço público do ensino obrigatório e p/transitoriedade das parcerias com a iniciativa privada, exclusivamente para atender os déficits de vaga nas escolas pub, obrigando gestores expandir oferta em suas redes de forma direta.
10. Mas não é só! O sentido da restrição constitucional do art. 213, §1º tem razão prática de ser e atenta para outro dever constitucional: a garantia de padrão de qualidade do direito à educação (art. 206, inciso VII), que se materializa nas condições de oferta. #FundebÉPúblico
Autorizar de forma permanente a prestação concorrente do ensino obrigatório pelas redes públicas e pela iniciativa privada implica diferenciação nas condições de oferta, o que causa uma discriminação - CF não permite isso, certo? Nem nós! #FundebÉPúblico
11. O modelo de parceria não desonera da oferta de programas suplementares como os de transporte e alimentação, já que tal atividade não pode ser assumida pela iniciativa privada porque não está compreendida no objeto de atuação de instituições educacionais. #FundebÉPúblico
12. Os estados têm amplas possibilidades de expandir sua oferta de educação profissional de nível médio, uma vez que têm se desobrigado da oferta de ensino fundamental e educação infantil (queda de 5,8 milhões de matrículas entre 2007 e 2019), ao longo das três últimas décadas.
13. O Sistema “S” recebe mais de 21 bi/ano de recursos públicos, 0,3% do PIB, e nem por isso garante um sistema massivo. O sistema possui 1.365 escolas distribuídas em apenas 10% dos municípios brasileiros. Ou seja, pouca capilaridade + cobram mensalidades em muitos estados.
14. Em 2019 o Sistema S atendia apenas 1,7 mil alunos no ensino médio profissional integrado e 196 mil no concomitante ou subsequente. A rede estadual atendeu 359 mil na primeira e 344 mil na segunda. Ou seja, a rede estadual pública é mais factível e mais eficiente! 😱🍒
15. A necessária expansão da rede estadual de ensino médio articulado à educação profissional, que possui qualidade comprovada, é também uma forma de equilibrar o balanço de recursos entre estados e municípios, que hoje é favorável aos municípios. #FundebÉPúblico
16. E olha o que tem mais: subvenções públicas a entidades de caráter assistencial não constituem despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, conforme o Art. 71 da LDB. Na trave! #FundebÉPúblico
Por estes motivos, incluir no Fundeb instituições conveniadas que atendem estudantes das redes públicas no contraturno escolar é irregular e, além disso, dificilmente contribuirá para ampliar a oferta de educação em tempo integral no Brasil. #FundebÉPúblico
Pronto! Tá esclarecido - se ainda não estava. :) A Câmara dos Deputados deve corrigir seu erro, votar integralmente o texto do Senado, sem emendas e sem destaques, garantindo melhorias que sacramentem os avanços já conquistados na Constituição Federal de 1988 #FundebÉPúblico ok?
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A @camp_educacao – maior, mais ampla e mais plural rede em defesa do direito à educação no Brasil – parabeniza e agradece ao Senado Federal pela aprovação do texto do acordo descumprido pela Câmara dos Deputados acerca do PL n. 4.372/2020 - Fundeb (+) campanha.org.br/noticias/2020/…
O texto aprovado representa um passo decisivo para o financiamento adequado da educação básica pública gratuita e de qualidade no país. Ao negar dispositivos que permitiam privatização da educação, o Senado Federal demonstrou respeito à CF88 e à EC 108/2020 do Fundeb (+)
A Rede da @camp_educacao espera que a Câmara dos Deputados não cometa novo desatino e altere novamente o texto, causando um rombo de R$ 15,9 bi para a escola pública, conforme demonstrou nota técnica da Campanha e da Fineduca. (+)
Chegou o relatório do @IzalciLucas do Fundeb. Muito ruim. Siga o fio🧶👇
1. Não exclui os conveniamentos, faz firulas, tenta dar gratuitade aqui e ali, mas mantém as permissões da Câmara, um grande acordo nacional, com tudo.
2. Piora a situação da educação especial, editando o texto, deixando ainda mais excludente.
URGENTE ! Educação poderá perder R$ 15,9 bilhões se o Senado Federal não salvar o Fundeb. A @camp_educacao e a Fineduca lançam hoje Nota Técnica com argumentos de impacto em financiamento, jurídicos e na qualidade. Siga o fio 👇🧶 campanha.org.br/noticias/2020/…
Serão 15,9 bilhões a menos, que corresponde a 2,4% a mais do que toda a complementação da União realizada em 2019 ao Fundeb, que representa 9,5% do total do fundo em 2019, a 80,4% do que seria o novo aporte da União ao Fundeb aprovado pela EC 108/2020 #FarraNoFundebNão
Emenda 10 – 10% no EF e EM + R$ 10,2 bi para o setor privado
Emenda 7 – contraturno + R$ 4,4 bi para o setor privado
Emenda 40 – Sistema S + R$ 546 mi para o setor privado
Art. 7º Inciso I alínea c – pré-escola + R$ 764 mi para o setor privado #FarraNoFundebNão#FundebÉPúblico
O relatório do Dep. @rigoni_felipe está na pauta de votação de hoje. Precisamos mesmo votar o Fundeb com urgência, mas esse texto não respeita os avanços que conquistamos na EC 108/2020 e, pior, traz retrocessos. Trago análise e posicionamento da @camp_educacao e da Fineduca 🧵👇
Precisamos votar com urgência, mas com discernimento, com base em estudos técnicos, com responsabilidade e seguindo os preceitos democráticos e constitucionais.
Não cabe voltarmos atrás do que foi profundamente debatido, votado por ampla maioria e considerado unanimemente como uma grande conquista para o direito à educação.
Por portaria, governo DIMINUIU o valor por aluno do Fundeb, passando a valer desde janeiro DE 2020. Quando a gente aprova um Fundeb permanente que exige mais recursos e o governo perde, o que ele faz? Canetada. 👇 istoe.com.br/dou-extra-gove…
Fui alertada pela @Catecatarina e estamos analisando com @elida_graziane e companheiras/os trabalhadores da educação os impactos disso. Em breve, mais informações.
Lembrando que, além de AUMENTAR o valor por aluno, no Fundeb, precisamos AUMENTAR o financiamento em educação para responder aos efeitos da crise. Aqui NT da Direitos Valem Mais sobre quanto é preciso a mais para a educação 👇campanha.org.br/noticias/2020/…